NutriViva no Facebook é a nossa página no Facebook onde há uma constante actividade com pratos e ideias sobre Alimentação Viva.
Visitem o meu blog em inglês (com traduçao automática)
Raw in Copenhagen
Ao deixar um comentário referente a um artigo, por favor colar o link desse artigo.

Badge Raw Food

Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Search/ Busca

Carregando...

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Cacau cru -propriedades

Cacau cru. De acordo com David Wolf, o cacau crú é extremamente elevado em magnésio um mineral muito raro e difícil de ser encontrado mesmo numa dieta super equilibrada. Considerado o alimento mais completo do planeta, rico em antioxidante flavonóides, 14 vezes mais do que o vinho vermelho e  21 vezes mais do que o chá verde. 









Antioxidantes são conhecidos por neutralizar a ação dos radicais livres. Os radicais livres são moléculas que tem número ímpar na sua orbita externa, tornando-os quimicamente instáveis. Em busca da sua estabilidade, eles necessitam doar ou receber elétrons, prejudicando as células, proteínas e DNA (material genético). São, em verdade, moléculas agressivas de oxigênio, que oxidam e danificam os tecidos. Sua ação produz numerosos sintomas, que variam do enrugamento da pele a determinados tipos de câncer.

Antioxidantes são encontrados na natureza em compostos particularmente ricos em hidrogênio e excesso de elétrons. Estes compostos ricos em hidrogênio e elétrons são usualmente visíveis a olho nu, notadamente nos pigmentos que dão cor aos legumes e vegetais.



Super alimentos que variam do cacau ao açaí, ao goji (fruto de uma planta dos montes do Himalaia), à espirulina (tipo de alga), e ao fitoplâncton marinho, todos eles são extraordinariamente ricos em conteúdo de antioxidantes.
Antioxidantes podem ser solúveis em água ou gordura. Todas as gorduras cruas e puras, bem como os óleos, são antioxidantes, uma vez que contêm elétrons em excesso. Ou seja, não apenas os alimentos naturais coloridos estão carregados com antioxidantes, mas, também, os alimentos crus como as azeitonas, abacates, nozes, e sementes. 

Estudos demonstram que consumir alimentos ricos em antioxidantes está associado a baixa incidência de doenças crônico-degenerativas, como alguns tipos de câncer (pulmão, mama, próstata), doenças cardiovasculares, dentre outras, devido à propriedade dos antioxidantes de extinguir e desativar os radicais livres.




Quando olhamos o índice ORAC dos alimentos nós avaliamos o seu poder antioxidante. Dos principais alimentos do planeta, cacau (chocolate natural cru) entrega o maior índice de antioxidantes. Cacau é a comida mais rica em antioxidantes no mundo! Veja o gráfico comparativo abaixo:
Fonte: U.S Department of Agriculture e The Journal of the American Chemical SocietyFonte: U.S Department of Agriculture e The Journal of the American Chemical Society



Em 2007, cientistas de um dos mais importantes centros de pesquisa em antioxidantes do mundo, situado em Hort na Nova Zelândia, publicaram que não apenas o índice ORAC do alimento é importante, mas também a forma como estes antioxidantes são absorvidos, das comidas, para a corrente sanguínea. Eles relataram evidências de que o consumo de 
cacau natural pode triplicar a absorção de antioxidantes no sangue.

Naturalistas e pessoas que comem muitos alimentos naturais não cozidos apresentam constantemente uma contagem mais alta de antioxidantes no sangue que o resto da população. É uma evidência que reforça o poder antioxidante das frutas e legumes pigmentados, bem como das gorduras cruas e óleos (nozes, sementes, azeite de oliva, etc) todos antioxidantes poderosos.

Pesquisas científicas como as realizadas no Centro de Pesquisa de Hort, têm o poder de validar o saudável hábito de adicionar super alimentos como 
cacau, goji, açaí, e outros, em bebidas e lanches do dia a dia, criando um efeito sinergético que aumenta a absorção de antioxidantes.


Em comparação, o peso de cacau tem mais flavonóides antioxidantes do que o mirtilo, vinho tinto, ou em chá preto e chá verde. Na verdade, ele tem até quatro vezes a quantidade de antioxidantes presentes no chá verde. Os astecas o cacau chamado "yollotl eztli", que significa literalmente "o sangue do coração," entenderam o benefício deste verdadeiramente poderoso alimento sobre o aparelho cardiovascular.

O cacau puro e cru também tem um extraordinário potencial para ajudar a suportar a perda de peso - o oposto da barra de chocolate todos os dias!

Essa espécie de euforia que você pode sentir depois de consumir cacau, não é resultado apenas da sua imaginação! O Chocolate tem compostos com a capacidade única de saciar o nosso apetite para o prazer como nenhuma outra substância.

Ao aumentar os níveis de neurotransmissores específicos em nossos cérebros, o cacau pode ajudar a promover uma atitude positiva, para facilitar o rejuvenescimento, e simplesmente levantar nossos espíritos:

- A serotonina - Cacau aumenta o nível de serotonina no cérebro e, portanto, age como um anti-depressivo, promovendo uma sensação geral de bem-estar.

-Endorfinas - Estas são as nossas dores e stress natural produtos químicos conhecidos como neurotransmissores. O cacau estimula a secreção de endorfinas, que podem ajudar a produzir uma sensação agradável.

- Feniletilamina (Peas) - ervilhas são um composto químico natural que também são criadas dentro do cérebro e libertad
as quando estamos apaixonados. Ele age como um leve elevador do humor e um anti-depressivo, e ajuda a aumentar o foco e a atenção.

- Anandamide - A anandamida é conhecida como o químico "felicidade" porque ele é liberado pelo cérebro quando estamos sentindo feliz. O cacau contém N-acylethanolamines que são capazes de aumentar temporariamente os níveis de anandamida no cérebro e os inibidores da enzima que reduzem a sua repartição. Isso promove o relaxamento por um longo período de tempo.

Como com qualquer outra coisa, você pode se cansar! A chave é comer minimamente processados de cacau cru em pequenas quantidades - apenas o suficiente para receber as qualidades de impulso e satisfazer as ânsias do chocolate.











Os milagres do cacau: benefícios comprovados

[ 19/05/2010 ] - Embora sendo um alimento calórico, a ingestão de chocolate preto pode trazer muitos benefícios.
É o que nos afirma um estudo da Universidade de L'Alquila, em Itália. O estudo teve por base 15 pessoas que ingeriram 100 gramas de chocolate preto por dia, durante duas semanas.

No final, estes voluntários revelaram uma descida da tensão arterial, assim como uma maior capacidade do corpo em metabolizar o açúcar, um problema para os diabéticos.

Esta investigação, publicada no American Journal of Clinical Nutrition, avançou que o principal responsável por estes benefícios é o flavonol, um antioxidante que neutraliza os radicais livres.

Composto do cacau tem efeitos comparáveis aos da penicilina

2007-03-12
Um composto do cacau natural tem efeitos tão benéficos para a saúde que poderiam ser comparados aos da penicilina e da anestesia, indica um estudo hoje divulgado em Londres. Segundo Norman Hollenberg, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard (Cambridge, Massachusetts), trata-se da epicatequina, um composto presente numa bebida à base de cacau natural consumida tradicionalmente pelos índios da etnia Kuna, do Panamá.
Norman Hollenberg
Norman Hollenberg
A substância existe também em certos tipos de chá, no vinho, no chocolate e nalguns frutos e vegetais.  Hollenberg passou anos a estudar os benefícios da bebida favorita dos Kuna e constatou que o risco de contraírem quatro das cinco doenças mortais mais com uns (acidentes vasculares cerebrais, paragem cardíaca, cancro e diabetes) era de menos de 10 por cento.

Os Kuna bebem até 40 chávenas de cacau por semana, sendo que existe um ele vado teor de epicatequina no cacau natural. 
"Se estas observações prevêem o futuro, podemos então afirmar sem receio que se trata de uma das mais importantes observações na história da medicina", afirma Hollenberg.
"Todos concordamos que a penicilina e a anestesia são imensamente importantes", acrescentou. "Mas a epicatequina pode eventualmente livrar-nos de quatro das cinco doenças mais comuns no mundo ocidental", acrescentou. A revista britânica Chemistry & Industry, que publica o estudo, cita um perito em nutrição, Daniel Fabricant, segundo o qual os resultados de Hollenber, embora resultantes apenas de observações, são tão impressionantes que deveriam le var a uma redefinição das vitaminas.

A epicatequina não entra na definição actual de vitamina - uma substância essencial para o funcionamento, metabolismo, regulação e crescimento das células e cuja ausência no organismo é normalmente causa de doenças. Todavia,
 "a relação entre um elevado consumo de epicatequina e um menor risco de doenças mortais é tão espantosa que deveria ser feita mais investigação", afirmou o nutricionista. "É possível que essas doenças se devam a uma deficiência de epicatequina", concluiu.

Caso venha a ser classificada como vitamina, daria uma significativa oportunidade às empresas de produtos nutricionais para produzir epicatequina em suplementos ou cápsulas, já que a substância é removida do cacau comercial porque tende a dar-lhe um gosto amargo. 



Fontes: 
Understanding Antioxidants. David Wolfe. (http://www.sunfood.com/MyPages/understanding-antioxidants.aspx). Acesso em 12.05.2009 - tradução http://www.planetacacau.com.br/fique-por-dentro/antioxidantes-e-o-cacau/25/
http://www.planetacacau.com.br/fique-por-dentro/composto-do-cacau-tem-efeitos-comparaveis-aos-da-penicilina/29/ Acesso em 11.10.2010 
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=20841&op=all Acesso em 11.10.2010 
http://i-legumes.com/cacau-chocolate-fonte-antioxidantes.html 11.10.2010 


Examinando as propriedades de Chocolate e Cacau para a Saúde
Artigo do NaturalNews (tradução parcial do Google) - Examining the Properties of Chocolate and Cacao for Health






(NaturalNews) É um dos raros indivíduos neste planeta que não gosta nem sempre anseia por chocolate em algum momento da sua vida? Mas, se você for como a maioria do mundo ocidental, você já se perguntou por que o chocolate pode ser tão viciante, para além do seu sabor doce, rico persistente? Bem, isso tem a ver com a química do cérebro e produtos químicos do cérebro conhecidos como neurotransmissores.

O que são neurotransmissores? Eles agem como mensageiros ou pouco poder-corretores que correm em nosso cérebro dizendo ao corpo o que fazer. Eles orquestram o nosso humor, a influência de nossos padrões de pensamento, e afetam nossos níveis de energia, os estados de vigilância, a concentração e sonolência.

Assim que o chocolate e os neurotransmissores têm em comum? Chocolate afeta o cérebro causando a liberação de certos neurotransmissores que podem desencadear emoções, uma das quais é a euforia, talvez seja por isso que é tão desejável?

A saúde benefícios do chocolate têm sido conhecidas por nós há algum tempo, mas há mais a chocolate que precisamos saber. Por exemplo, você sabia que o chocolate e cacau não são os mesmos? É verdade que existe uma distinção clara entre o chocolate comercial, que não tem benefícios para a saúde orgânica e chocolate escuro, de preferência sem açúcar adicionado. No entanto, se você é um amante de chocolate, consideram as pequenas quantidades de cacau em bruto como uma melhor opção.

A razão pela qual o cacau cru é a melhor escolha para os benefícios saudáveis é porque o cacau cru contem os antioxidantes muito popular (anti-envelhecimento caras) que fazem cacau-prima um superalimento. Mas há mais para saber do que apenas isso.

Vamos ter um olhar de cacau em bruto:

O cacau é derivado de grãos de Theobroma Cacao, que literalmente significa "Alimento dos Deuses". O cacau contém mais de 300 compostos que incluem: proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, ferro, zinco, cobre, cálcio e magnésio. O magnésio ajuda a construir ossos fortes e é um relaxante muscular associado aos sentimentos de calma. O cacau também é rico em enxofre, que ajuda a formar fortes unhas e cabelos.

Além disso, o cacau também contém a feniletilamina produtos químicos (PEA) e anandamida. A PEA é uma substância química relacionada com adrenal que nós criamos, naturalmente, quando estamos animado. Ele também desempenha um papel na sensação focado e alerta, pois faz com que a sua pulsação a acelerar, resultando em uma sensação semelhante a quando estamos animado ou se apaixonar!

Outro produto químico "felicidade" encontrada no chocolate é a anandamida lipídico. Está lá no nosso cérebro quando nós sentimos grandes. A anandamida é também chamado "anfetamina do chocolate", uma vez que provoca alterações na pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue, levando a sentimentos de excitação e vigília.

Anandamida funciona como anfetaminas para aumentar a depressão do humor e diminuir, mas não é viciante como a cafeína ou ilegal, com efeitos colaterais indesejáveis, como as anfetaminas. A anandamida é bastante singular na sua semelhança com o THC (tetrahidrocanabinol), substância encontrada na maconha.

A boa notícia é que mesmo que a anandamida no chocolate ajuda a criar sentimentos de euforia, o efeito não é o mesmo que o THC na maconha. Levaria cerca de 25 £ de chocolate para obter um "elevado" semelhante a maconha e as náuseas que dominar qualquer sentimento de felicidade em tudo.

Existem componentes controverso na Cacau?

Sim, de mais de 300 compostos encontrados no cacau em bruto, há pelo menos dois:

1) teobromina - afeta o sistema nervoso

2) o ácido oxálico - inibe a absorção do cálcio

Vamos olhar para o mais controverso - a teobromina. Teobromina faz-se entre 1-2% do grão de cacau e que estimula o sistema nervoso central e dilata os vasos sanguíneos. A teobromina tem cerca de um quarto do poder de estimular sua molécula irmã cafeína.

A teobromina é um diurético suave (aumenta a urina) e tem sido usado como um medicamento para o tratamento de ataques cardíacos, que resultaram de uma acumulação excessiva de líquido do corpo.

É interessante notar que os cães não devem comer cacau ou chocolate, pois não possuem as enzimas necessárias para metabolizar a teobromina em excesso de 100-150 mg por quilo de peso corporal do cão. Se os cães comem muito essa cacau pode causar parada cardíaca.

Provavelmente, o mais controverso dos efeitos teobromina é que ele pode causar algumas pessoas que se sentem hiper e letárgica, de uma forma muito semelhante à cafeína. Além disso, a teobromina pode provocar dores de cabeça em algumas pessoas. Tem havido algum debate sobre se ou não a cafeína realmente existe no chocolate. Alguns cientistas acreditam que é a teobromina, que é o único responsável por seus efeitos semelhantes ao da cafeína.

Cafeína e Cacau:

* De acordo com o Centro de Informações do Chocolate, promovido pela Mars Inc., uma peça de 50 gramas de chocolate amargo (aproximadamente do tamanho da sua barra de chocolate em média) vai render entre 10 e 60 miligramas de cafeína, enquanto uma xícara média de 150 ml de café pode render até 175 miligramas.

* 40 gramas de chocolate escuro contém a mesma quantidade de cafeína que uma xícara de café descafeinado, e ainda irá estimular indivíduos sensíveis.

* Uma xícara de chocolate quente geralmente contém cerca de 4 ou 5 miligramas de cafeína, que é de cerca de 1 / 20 do que uma xícara de café normal.

Então, qual é a história com ácido oxálico encontrado no cacau?

Embora ambos os de cacau e chocolate são ricos em cálcio, que contêm ácido oxálico como um de seus mais de 300 compostos. O ácido oxálico interfere com a absorção do corpo do cálcio. Não só o ácido oxálico evitar que os produtos de cacau de serem boas fontes de cálcio de ácido oxálico, mas também interfere com a absorção de cálcio. Se você é consumir o chocolate tradicional com açúcar, em seguida, a perda de cálcio é ainda maior que o açúcar excreta reservas de cálcio do nosso corpo, mais ainda do que o ácido oxálico.

Outros alimentos que contêm quantidades moderadas de ácido oxálico são caules do ruibarbo, carambola, pimenta, salsa, sementes de papoula, caruru, espinafre, acelga, beterraba, mais nozes e feijão.

O cacau é o melhor antioxidante no mercado?

Isso tudo depende de que tipo de cacau, onde é cultivado e como ela tem sido tratada. Se ela é certificada como orgânica Cacau Raw, então é uma excelente fonte de antioxidantes e, se não for, então você está consumindo muito inteiro de produtos químicos a partir da radiação e pulverização de produtos químicos que são prática corrente no cacau em crescimento.

No quadro ORAC cacau em pó bruto está no topo da lista de antioxidantes, com quase quatro vezes a quantidade de antioxidantes como as bagas de Goji.

A ORAC (Oxygen Radical absorvência Capacity) escala foi desenvolvida pelos Estados Unidos Departamento de Agricultura para medir a eficácia dos antioxidantes para absorver os radicais livres que causam celular e danos nos tecidos. Quanto maior a pontuação ORAC, quanto maior o nível de antioxidantes presentes nos alimentos.

Mesmo que o cacau é muito maior em antioxidantes do que as bagas do goji, isso não significa que é melhor. Por quê? Porque consumir 100 gramas de bagas de goji é bastante benéfico ao passo que consumir 100 gramas de cacau em bruto é demais em um dia de uma só vez, e os benefícios que se transformam em efeitos colaterais. O cacau é simplesmente muito poderosa em seu sistema nervoso central e, com isso muito cacau, o teor de ácido oxálico, que interfere com a retenção de cálcio. No entanto, consome 40 gramas de cacau em bruto, no máximo, 50 gramas ou orgânicos, chocolate escuro, sem açúcar, é benéfica e bastante agradável.

Avaliação ORAC para os Top 10 Alimentos Antioxidantes (por 100 gramas)

1)- cacau em pó * 95500

2) Raw nibs(pepitas) de cacau * 62100

3) cacau em pó torrado 26.000

4)  Bagas Goji biológicas * 25300

5) Açaí * 18500

6 Chocolate Preto 13.120

7 Chocolate com leite 6740

8) Prunes 5770

9) Passas 2830

10) Blueberries 2400

Fonte: Departamento de Agricultura dos EUA / Journal of American Chemical Society

* MA Laboratórios Brunswick, EUA

Finalmente, a escolha de cacau em pó cru orgânico e com aproximadamente 40 gramas, no máximo, o equivalente a 4-6 colheres cheias, durante todo o dia está ok. Substituir o café da manhã com uma bebida de cacau em bruto seria uma alternativa muito mais saudável, uma vez que é carregado com antioxidantes e substâncias químicas da felicidade. Uma maneira ideal e saudável de ter cacau quente com um pouco de leite de coco orgânico e estévia com alguma canela adicionados no topo, uma receita para uma "pick-me e sentir-se bem", sem os exageros e nervosismo.

Por favor, tenha em mente que ter cacau demais de uma só vez pode estimular demais o sistema nervoso central, bem como o seu coração e seu cérebro. Isso pode fazer com que você se sentir muito sonolenta e depois hiper em algum ponto depois. Esse é o efeito colateral de ter demais. Esteja ciente de que nibs de cacau são muito potentes e com 4-5 é provavelmente o suficiente, ter um punhado está exagerando.

Se você gosta de chocolate como a maioria de nós, escolher uma variedade orgânica escura sem adição de açúcares. cacau em bruto só poderia animar as suas manhãs e elevar o seu humor em momentos em que você deseja manter-se produtivo.

Referências: 


Contaminação por chumbo em Cacau e Produtos de Cacau: Evidências isotópicas da Global Contaminação (http://www.ehponline.org/members/20...)


Cousens, Gabriel, MD com Mark Mayell. Depressão-Livre para a Vida. New York: Harper Collins, 2001. 


Jensen, o Dr. Bernard. Guia do Dr. Jensen Para a química do corpo e Nutrição. Los Angeles, CA: Keats Publishing, 2000. 


Holt RR, SA Lázaro, Sullards MC, et al. Procianidina B2 Dimer [epicatequina (4beta-8)-epicatequina] em plasma humano após o consumo de cacau rico em flavanol. Am J Clin Nutr. 2002; 76:1106-1110. 


Tavazzi Richelle, F, I, E Offord, "Comparação da atividade antioxidante de bebidas consumidas polifenólicos (café, cacau, chá) preparado por Copa de Servir", Chem de J Agric Food. 2001; 49:3438-3442. 


Rios LY, RN Bennett, SA Lázaro, et al. "Procianidinas Cacau são estáveis durante Trânsito gástrico em humanos Am J Clin Nutr 2002;.. 76:1106-1110. 

Sobre a autora

Teya Skae  M.A. B.A.
Ciências da Saúde
Nutrição Clínica.
Consultora do Tipo Metabólico  ®
Clínica Kinesiologist / Nutricionista
Consultora  Saúde e  de relacionamento
Autora / Palestrante
Teya é a fundadora da Empowered Living
www.empowered-living.com.auespecializada em soluções práticas para a melhor bem-estar.

Fonte: http://www.naturalnews.com/022610.html





Mais referencias (tradução automática Google):




Fitonutrientes


Antioxidantes


Flavanols

Polifenóis

Fenólicos


Revisão Geral


Antimicrobiana

0 comentários: