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segunda-feira, 24 de agosto de 2009

COMO EVITAR A GRIPE SUÍNA

Mais um artigo excelento do Dr. Marcio Bontempo



Nota - Luis Guerreiro - Para aqueles mais virados para a Alimentação Viva podem fazer uma adpatação das sugestões dadas, evitando o consumo da soja, substituindo os suplementos por alimentos funcionais ricos em minerais, vitaminas e outros nutrientes.

O original com imagens encontra-se na parte de baixo, podendo também ser descarregado daqui em formato "PDF".

Boa leitura

________________________________________________________________

Por Dr. Marcio Bontempo, Médico Sanitarista
Press release: O médico Marcio Bontempo (CRM-DF 15458), especialista em Saúde Pública e naturopata, alerta como as pessoas adquirem a gripe suína (Influenza A -H1N1) e mostra como preveni-la através da alimentação, de produtos naturais e biológicos e dá outras dicas, além dos procedimentos de praxe.

Além das recomendações das autoridades sanitárias, como lavar as mãos com frequência, etc., existem providências que devem ser lembradas, ou conhecidas que, infelizmente, não fazem parte dos cuidados necessários, sendo que, muitos deles, são mais importantes do que as orientações oficiais.

Primeiramente,tanto profissionais de saúde quanto pessoas comuns,devem saber que é necessário atuar no sentido de se possuir um sistema imunológico bem forte. Percebo que absolutamente nada está se fazendo nessa direção, deuma forma que se espalha o terror de uma nova doença, mas não se tomam as providências necessárias para reforçar o mecanismo de defesa do organismo da população, permitindo assim que todos estejam expostos à virose em questão.
Porque as pessoas adquirem mesmo a gripe comum e o que fazer para fortalecer as defesas?
Para começar, é necessário saber O QUE ENFRAQUECE o nosso sistema imunológico, e isso não é divulgado (ou sabido?) pelas autoridades sanitárias.
Sabe-se, cientificamente, que todos os vírus se beneficiam e se desenvolvem mais facilmente em ambientes orgânicos mais ácidos e, obviamente, quando o sistema imunológico está enfraquecido. E o que faz com que nosso ambiente sanguíneo fique mais ácido e o que diminui a força das nossas defesas?
São os alimentos industrializados que tendem a criar e a manter um ambiente sanguíneo mais ácido.


Os principais são:

Açúcar branco - produz ácido carbônico em quantidade proporcional
à quantidade ingerida, seja ele puro ou presente em doces,
refrigerantes, bolos, tortas, guloseimas, etc. O uso regular de grandes
quantidades de açúcar branco produz perda de cálcio e magnésio (e
muitos microminerais), o que afeta sobremaneira de modo crônico e
constante o nosso sistema imunológico. Deve ser substituído pelo
açúcar mascavo orgânico, mel, etc.

Carnes vermelhas e embutidos – Produzem diversos ácidos e
reações ácidas, como ácido oxálico, ácido úrico, além de toxinas
redutoras da imunidade como cadaverina, putrescina, indol, escatol,
fenol, etc. Como fonte de proteínas, dar preferência a peixes e
proteínas vegetais, frutas oleaginosas, leguminosas, subprodutos da
soja, etc.

Leite e derivados - Principalmente o leite de vaca, rico em caseína
(indigesto), produz incremento do ácido lático e gera mucosidades em
excesso, enfraquecimento das defesas orgânicas, expondo os seus
consumidores, não só à gripe, mas a muitos outros problemas.
Substituir por leite de soja pronto ou caseiro (evitar o leite de soja
instantâneo, em pó). Como fonte de cálcio, preferir as verduras e os
feijões.

Farinhas brancas – O pão branco e as farinhas de trigo brancas,
não integrais, são fermentativas e produzem mucosidades, além
de serem pobres em proteínas, vitaminas e minerais essenciais.
Seu uso constante enfraquece o organismo.
Frituras - comidas em saquinhos (chips), guloseimas, fast food –
Hoje consumidos em grande quantidade por crianças e
adolescentes, responsáveis por grandes desequilíbrios orgânicos e
muitas doenças, como diabetes, obesidade, pressão alta, etc. O
seu consumo regular, associado ao açúcar branco, determina um
constante estado de acidificação do sangue e depósito de
compostos prejudiciais.

Álcool - Em pequenas quantidades (vinho, etc.) pode até ajudar,
mas em excesso produz reações ácidas.
Recomenda-se, portanto, evitar estes alimentos substituindo-os,
sendo que esta abstenção já significa um grande passo para a
prevenção de qualquer gripe e de muitas doenças

Há alimentos particularmente úteis para reforçar a nossa imunidade,
tais como o arroz integral, os subprodutos da soja (tofu, leite de soja
líquido, misso), a aveia (rica em beta-glucana, um grande estimulador
do mecanismo de defesa), o inhame, as verduras em geral, frutas
frescas, a semente de linhaça, o gengibre, o alho, a cebola e outros.

Estresse - um dos piores inimigos, pois reduz a ação das células de defesa,
principalmente os linfócitos que combatem os vírus, elevando os níveis de adrenalina e cortisol,
um imunodepressor. O estresse é provocado pela vida agitada, os problemas diários, as
preocupações excessivas, o excesso de trabalho ou estudos, etc.
Vida sedentária – Com ela os radicais ácidos se acumulam nos músculos e nos
demais tecidos, reduzindo o pH do corpo e favorecendo as doenças virais e bacterianas.
Ar condicionado - Deve ser evitado a todo custo, pois desidrata o ar,
ressecando as mucosas e produzindo desequilíbrio térmico no organismo. Faz muito mal.
Hábitos perniciosos - Tabagismo, alcoolismo, drogas, excesso de remédios
farmacológicos, etc., são, decididamente, fatores que reduzem a capacidade de defesa do
organismo.
Certamente que muitas mudanças propostas são sacrificantes, mas tudo é
uma questão de ajuste e adaptação, sendo que, os resultados são altamente
benéficos, não só em relação à gripe suína, mas à saúde em geral.

Além das medidas anteriores, cientificamente sugere-se o seguinte:

Alho

O alho é rico em alicina, uma substância ativa que possui ação antiviral reconhecida,
além de mais de uma dezena de outros componentes imunoestimulantes. Basta
ingerir diariamente 3 a 5 dentes de alho cru picado, com os alimentos ou engolidos
com água ou suco. Há o inconveniente do hálito, mas é passageiro, e mais vale a boa
saúde do que o comentário alheio. Existem também suplementos à base de alho que
não exalam odor, mas são caros. O óleo de alho em cápsula ou o alho em comprimidos
não produzem o mesmo efeito do alho cru. O alho também é útil para evitar ou tratar
uma grande quantidade de doenças. O problema do alho para crianças é a dificuldade
para ingerir, mas com habilidade tudo é possível.

Própolis

A própolis é reconhecida cientificamente como um antibiótico natural incluindo uma
forte ação antiviral, tanto em situações de infecção quanto como para prevenção.
Foram reconhecidos mais de 100 princípios medicinais ativos da própolis. Deve-se usar
o extrato alcoólico de própolis a 30%, na quantidade de 30 gotas, 3 a 4 vezes ao dia,
em meio copo de água. Para crianças pequenas, metade da dose (lactentes e bebês,
seguir orientação do pediatra). Pode-se colocar um pouco de mel para adoçar e
reduzir o sabor e efeito da própolis na boca.

Chá de gengibre

O gengibre é um alimento funcional reconhecido hoje cientificamente por seus
poderosos princípios ativos. Foram isolados cerca de 25 substâncias, entre elas as
famosas gengiberáceas, de grande ação estimulante do sistema de defesa do
organismo e ação antiviral. Basta beber chá de gengibre fresco, forte, uma xícara 3
vezes ao dia, morno ou quente e sem adoçar.

O organismo e as células de defesa são regidos pela ação do sistema nervoso
autônomo, representado pelos sistemas simpático e parassimpático; o primeiro é
responsável pela produção granulócitos (de pouca ação viral e mais bactericida) e o
segundo de linfócitos (de ação antiviral direta). Devido à agitação da vida moderna e
ao estresse, as pessoas apresentam um excesso de atividade do sistema simpático
(que produz adrenalina, cortisol, etc., todos imunodepressores), com maior
quantidade de granulócitos do que linfócitos, o que abre o caminho para viroses. É
devido a isso que muitas pessoas adquirem uma gripe depois de um impacto
emocional, notícia ruim, desavenças, tristezas, etc. É necessário proceder à redução da
atividade simpática (redução do estresse, etc.) e promover maior estímulo
parassimpático. Isso se consegue com mais repouso, menos agitação e preocupações,
atividade física moderada, respiração profunda, alimentação natural integral,
massagens terapêuticas, saunas, banhos quentes (tipo ofurô, banheiras, etc).
Importante é evitar a friagem e manter o corpo aquecido, principalmente as
extremidades.


Durante a gripe espanhola no começo do século passado, milhões de
pessoas morreram, mas aqueles que lidavam com os doentes raramente
contraiam o vírus. É que havia uma orientação para que o pessoal de
serviço, médicos, enfermeiros, etc, usasse um saquinho de gaze com
pedras de cânfora pendurados no pescoço. As emanações voláteis da
cânfora esterilizam o ar em sua volte e protegem as mucosas. Então,
aconselha-se a fazer o mesmo. Basta adquirir a cânfora na farmácia
comum (algumas pedrinhas bastam), confeccionar uma bolsinha de gaze
e pendurar no pescoço, podendo inclusive manter por dentro do
vestiário, sem necessidade de deixar à mostra (se bem que o ideal é
manter do lado de fora). Deve ser usado constantemente durante o
contato com as pessoas. É uma boa dica para quem lida com pessoas ou
trabalha em ambiente de aglomeração, etc.


A homeopatia, diferentemente da medicina farmacológica, atua estimulando a capacidade orgânica. Há uma
fórmula homeopática para a prevenção, tanto da Influenza A (H1N1), quanto de qualquer outro tipo de
gripe. É a seguinte:
Para a prevenção, tanto para adultos quanto para crianças:
Aviarium 200 CH..........................30 ml
Influenzinum 200 CH...................30 ml
Álcool a 20%
Tomar 10 gotas, de preferência diretamente na boca, uma vez por semana, cada semana um, alternados.
Para crianças muito pequenas, dar apenas 5 gotas em um pouco de água numa colher.
Para tratamento em caso de gripe (qualquer que seja):
Aconitum napellus 3 CH
Antimonium tartaricum 3CH
Allium cepa 3 CH
Bryonia alba 3 CH
Belladonna 5 CH
Gelsemium 5 CH
Fazer 30 ml, em partes iguais (pedir : ãã)
Álcool a 20%.
Tomar 10 gotas (direto na boca ou em água para crianças) a cada meia hora em caso de sintomas de
qualquer gripe, até melhorar bem.
Estes remédios podem ser adquiridos nas boas farmácias homeopáticas, e não fazem mal
algum ou produzem efeitos colaterais. Se necessário, procurar um médico homeopata para a
confecção de uma receita.

Sempre importante em qualquer aspecto para uma saúde melhor.

A medicina ortomolecular e a fitoterapia preconizam o uso de dois suplementos:

Vitamina C - Recomenda-se o uso de 500 mg de vitamina C (ácido l-ascórbico) orgânica
de uma a duas vezes ao dia, para reforçar as defesas. Crianças pequenas, metade da
dose ou sob orientação pediátrica.

Cogumelo do Sol - Eleva a imunidade por ser rico em substâncias imunomoduladoras,
como a beta-glucana. Este não é um medicamento, mas um alimento. Adultos devem
tomar 2 cápsulas de 500 mg 2 a 3 vezes ao dia, tanto como preventivo quanto para
tratamento. Crianças pequenas, tomar metade da dose (abrir a cápsula e colocar na
comida). No caso de dificuldade de encontrar o cogumelo do sol, procurar comer
cogumelos, tipo champignon, shitake, shimeji, funghi, etc.

Minerais e microminerais – Com a acidificação constante do sangue devido à alimentação
industrializada moderna, aliada ao estresse, perdem-se muitos minerais e microminerais que
não são repostos pela dieta, haja vista o fato de que os alimentos modernos estão
empobrecidos em termos de minerais (solo naturalmente pobre, uso de adubos, agrotóxicos,
manipulação industrial, congelamento, microondas, etc.). Certamente que essa condição afeta a
imunidade. É necessário atualmente repor estes nutrientes de modo a manter as defesas
orgânicas, mas não é qualquer suplemento que serve. Recomenda-se utilizar os concentrados
biominerais marinhos, principalmente aqueles extraídos da poderosa alga Lithothamnium, que
possui acima de 50 minerais e microminerais orgânicos, de alta assimilação pelas células.
Frutas em geral - As frutas, principalmente as cítricas, ajudam a alcalinizar o sangue e são ricas
em minerais e vitaminas, favorecendo a saúde e protegendo o organismo. Pessoas que
consomem poucas frutas estão muito mais sujeitas, não só às viroses, quanto a qualquer outra
enfermidade.
Estas orientações servem tanto para a prevenção quanto para serem utilizadas em
casos de pessoas que contraíram qualquer tipo de gripe. Além do mais, estes
procedimentos nos deixam seguros e tranqüilos em relação ao grande terror de se
contrair, tanto a Influenza A quanto quaisquer outras doenças virais.


Documento Original

GripeSuina-DrMarcioBontempo
Fonte - www.drmarciobontempo.com.br