NutriViva no Facebook é a nossa página no Facebook onde há uma constante actividade com pratos e ideias sobre Alimentação Viva.
O blog também está acessivel em ALIMENTACAOVIVA.COM e ALIMENTACAOVIVA.INFO
Visitem o meu blog em inglês (com traduçao automática)
Raw in Copenhagen
Ao deixar um comentário referente a um artigo, por favor colar o link desse artigo.

Badge Raw Food

Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Search/ Busca

Carregando...

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Ocorreu um erro neste gadget

Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Alimentos para reforçar o sistema imunológico

Estamos sempre procurando maneiras de reduzir os efeitos do resfriado/constipação (Portugal) e da gripe do inverno, mas como fazer algo para realmente os evitar em primeiro lugar? Embora hajam certas medidas externas, em certa medida, a melhor solução é o seu sistema imunológico. O sistema imunológico é projetado para proteger contra milhões de bactérias, vírus, toxinas e parasitas que adorariam invadir o corpo. Com uma forte imunidade podemos facilmente evitar resfriado/constipação, gripe e outras infecções desse tipo.

Assim como podemos reforçar o sistema imunológico? A resposta é simples: através da dieta. Há uma grande variedade de alimentos que que podem reforçar seu sistema imunológico e fornecer uma poderosa linha de defesa contra os vírus da gripe e outros.

5 ingredientes mais perigosos nos alimentos

Será que sabemos que muitos dos ingredientes utilizados nos alimentos embalados e processados podem ser prejudiciais à saúde? Os adoçantes artificiais, corantes, conservantes podem ser extremamente perigosos para a saúde, e é importante estar atento a estes ao comprar produtos alimentares.


Aqui está uma lista dos 5 ingredientes alimentares mais perigosas que devemos evitar na medida do possível:


1.) Nitrito de Sódio - O nitrito de sódio é um conservante que geralmente está presente em salame, pepperoni, presunto, bacon, cachorro-quente e outras formas de carnes processadas. A razão pela qual o nitrito de sódio é adicionado a carnes é porque preserva a cor vermelha / rosa da carne e dá-lhe uma aparência fresca, e também previne o botulismo, em certa medida.


No entanto, quando ingerido em grandes quantidades,o nitrito de sódio reage com os ácidos do estômago para produzir nitrosaminas, a principal causa de câncer/cancro entre os animais.


O seu consumo é conhecido por provocar dores,enxaquecas, e algumas formas de doenças pulmonares. As carnes brancas como frango, atum são comparativamente mais seguras, pois não tem nitratos.




2 -). Excitotoxinas - as excitotoxinas são basicamente aminoácidos que também funcionam como neurotransmissores no cérebro. Mas quando as células do cérebro estão expostas a estas substâncias em grande quantidade (através do consumo de alimentos), elas tornam-se hiper-excitadas. Durante este estágio, as células nervosas do cérebro disparam impulsos rapidamente até atingir a exaustão extrema, um estado de quase-morte.


Comumente encontradas em sopas em lata, refrigerante diet, salsicha, molho de salada e alimentos vegetarianos e não-vegetarianos processados . As Excitotoxinas são usados como um agente aromatizante, na maioria desses alimentos, mas uma over-dose pode destruir as células nervosas. Uma vez que as enzimas protetoras no cérebro de um bebê não estão totalmente desenvolvidas, eles não são capazes de desintoxicar as Excitotoxinas que entram no seu cérebro. É por isso que as mulheres grávidas e crianças pequenas devem evitar completamente alimentos que contenham ainda pequena quantidade de Excitotoxinas.


As duas formas mais comuns de Excitotoxinas são - glutamato de sódio (MSG) e Aspartato. Mono glutamato é um aditivo prevalente e é usado em  muitos produtos alimentícios. GMS triplica a quantidade de insulina que o pâncreas cria, fazendo com que ratos (e humanos) se tornem obesos. Também pode causar dano cerebral nos seus filhos, e  pode afectar o desenvolvimento do de sistema nervoso das crianças, anos depois, eles podem ter dificuldades de aprendizagem ou emocional. É uma loucura que as autoridades não coloquem limites sobre o quanto este produto pode ser adicionado aos alimentos. Alegam que é seguro comer em qualquer quantidade. Fabricantes de GMS e as indústrias de alimentos processados estão sempre em busca de formas para disfarçar o MSG adicionado aos alimentos. Abaixo está uma lista parcial dos nomes mais comuns para a MSG disfarçado. Lembre-se também que as poderosas excitotoxinas aspartato e L-cistina, são frequentemente adicionadas a alimentos e de acordo com as regras de vários paises NÃO exigem rotulagem das mesmas.


Aditivos Alimentares que contêm MSG:
Glutamato monossódico
Proteína Vegetal Hidrolisada 
Proteínas Hidrolisadas
Proteínas Vegetais Hidrolisadas
Extrato de proteína vegetal
O caseinato de sódio
Caseinato de Cálcio
Extracto de Levedura
Proteína texturizada (Incluindo TVP)
Levedura autolisada
Farinha de Aveia Hidrolisada 
Óleo de milho 


Aspartato é outra excitotoxina que é amplamente utilizada como adoçante artificial em refrigerantes, cereais, sorvetes e assim por diante. Aspartame (pre-cursor do aspartato) é conhecida por causar vários distúrbios neuropsiquiátricos, tais como ataques de pânico, alterações de humor, tontura, desmaios e alucinações visuais.


3-). Glúten  - Pesquisas recentes trouxeram à tona os vários perigos que o glúten pode representar para a saúde humana. O glúten é uma substância encontrada no amido de trigo, cevada e centeio. Gliadina contém glúten, que é basicamente uma forma de proteína insolúvel que pode desencadear reações alérgicas em algumas pessoas. Distúrbios gastro-intestinais resultam da intolerância ao glúten.


A doença celíaca também conhecida como glúten enteropatia, é uma desordem hereditária do sistema imunulógico. O consumo de trigo, centeio ou outros produtos alimentares, com glúten, desencadeiam uma reação imunológica constante em pessoas que sofrem desta doença. A ingestão de glúten em grandes quantidades, pode causar danos irreversíveis no revestimento protetor de muco do intestino delgado.


Aprox. 90 milhões de pessoas nos Estados Unidos são afectadas negativamente pelo glúten, enquanto 10 milhões são conhecidos por ter  sensibilidade ao glúten, o que pode causar e agravar doenças como a diabetes, fadiga crónica,  artrite , osteoporose, dermatites, psoríase e esclerose múltipla.





4 -). BHA e BHT butilatado Hidroxianisol (BHA) e butil-hidroxitolueno (BHT) são utilizados para preservar as gorduras e inibe a formação de fungos. Alimentos como manteiga, batatas fritas, cerveja, cereais, batatas desidratadas, carnes etc contem BHT e BHA. Ambos BHA e BHT são antioxidantes que oxidam as gorduras, protegendo assim os produtos alimentares de rançarem.


Entretanto, a ingestão destes conservantes podem causar sérios problemas de saúde. BHT e BHA são conhecidos por causar stress metabólico, perda de peso, danos ao fígado, retardo do crescimento e anomalias fetais. Estes são também a causa da hiperatividade e outros distúrbios de comportamento em crianças.


Relatos informais indicam que o BHA eo BHT pode aumentar o risco de câncer/cancro (carcinógenos suspeitos) que se acumulam nos tecidos do corpo causando vários problemas de saúde. Estes também são conhecidos por causar aumento do fígado e do atraso de células. Até 13% de BHT é absorvida pela pele, que pode resultar em dermatite de contato e outros problemas de pele.


. 5) FXM -  Fructose de xarope de milho é conhecida por nomes diferentes, tais como xarope de milho, xarope de milho de alta frutose, frutose, açúcar de milho, etc. É um edulcorante de alto teor calórico dos alimentos industrializados como ketchup, doces, pão, molhos para saladas, sorvetes e até mesmo refrigerantes. O xarope de milho é feito por um processo enzimático a partir do xarope de glicose, derivados do milho.


O consumo de frutose pode alterar o metabolismo celular e acelerar o processo de envelhecimento. Porque é metabolizada pelo fígado, a frutose provoca desequilíbrio nos níveis de insulina no sangue. Também se converte em frutose mais gordura do que qualquer outro açúcar, levando ao ganho de peso anormal e obesidade. Também é conhecida por elevar os triglicerídeos no sangue, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.


Manter em mente os ingredientes "perigosos" acima referidos, na próxima vez quando for fazer compras no supermercado. Evitar estes e outros conservantes e corantes perigosos pode fazer uma diferença enorme para sua saúde e a de sua família.

Adaptação de Luís Guerreiro

Fonte: http://www.bewellbuzz.com/general/5-dangerous-ingredients-food/
quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Cogumelo do Sol - Agaricus blazei Muril


Cogumelo do Sol

Agaricus blazei Murill , também conhecido como cogumelo do sol, cogumelo ABM, cogumelo de Deus, royal sun agaricus, entre outros, é comestível e tem um sabor adocicado que lembra o gosto de amêndoas. O Agaricus Blazei é nativo da cidade de Piedade no interior do estado de São Paulo.
Devido ao alto teor de beta-glucan, maior que muitos outros cogumelos, como o shiitake, o cogumelo do sol vem sendo utilizado no tratamento do câncer, principalmente no Japão e na Califórnia. O Agaricus ajuda principalmente na produção de interferon e interleukin, substâncias utilizadas no combate à metástase de células cancerígenas, especialmente no combate ao câncer de útero. O cogumelo do sol também é capaz de reduzir a glicose no sangue, ajuda a baixar a pressão, os níveis de colesterol e tratar os efeitos da arteriosclerose.


Fonte: Wikipedia

Suma - Ginseng Brasileiro

As raízes de espécies de Pfaffia são utilizadas há muito na medicina popular no Brasil, especialmente como tônicas, afrodisíacas e antidiabéticas. Nas margens e ilhas do Rio Paraná, vegeta naturalmente a espécie Pfaffia glomerata (Spreng.) 


Utilização tradicional
O nome “paratudo” é indicativo da variedade dos casos de utilização. E isto é por conta das propriedades adaptogênicas da planta (propriedades igualmente encontradas no ginseng asiático) que aumentam a resistência do corpo às influências desfavoráveis e tem um efeito fortificante sobre o corpo no seu todo. Desta forma as populações locais o utilizam, por gerações, como um tónico geral, rejuvenescedor, tónico sexual e como remédio geral para numerosos tipos de doenças.







Antioxidantes e qualidade do esperma


 Os antioxidantes, como vitamina C, E e selénio, poderão melhorar a qualidade do esperma e as taxas de gravidez, de acordo com uma revisão sistemática de evidência.
 O corpo de evidência de resultante de ensaios clínicos randomizados mostrou apoiar uma relação entre a suplementação com antioxidantes e a melhoria da fertilidade masculina, no que diz respeito à qualidade do esperma, de acordo com um artigo de revisão publicado em Reproductive BioMedicine Online.
 “Este artigo de revisão mostra que a terapia oral com antioxidantes esteve associada a uma melhoria significativa nas taxas de gravidez espontânea e concepção assistida em 6 dos 10 estudos randomizados identificados na base de dados da pesquisa”, escreveram os investigadores.
 “Este resultado poderá ser explicado, pelo menos em parte, pela relação entre a toma de antioxidantes e a melhoria da mobilidade do esperma e contagem total de espermatozóides móveis, aspectos utilizados para prever a fertilidade masculina ou integridade do DNA do esperma”, acrescentaram ainda.

Source: Reproductive BioMedicine Online
Volume 20, Pages 711-723
“A systematic review of the effect of oral antioxidants on male infertility”
Authors: C Ross, A Morriss, M Khairy, Y Khalaf, P Braude, A Coomarasamy, T El-Toukhy
Saber mais:

Avanço contra o câncer de mama: agrião desliga o sinal que faz com que os tumores de desenvolvam

Feniletil isotiocianato suprime o desenvolvimento de células cancerígenas da mama, privando o tumor de sangue e oxigénio


Foto: Divulgação/Boncherry
Mulher realiza exame preventivo ao câncer de mama
Mulher realiza exame preventivo ao câncer de mama
Novos estudos científicos realizados na Universidade de Southampton, no Reino Unido, revelaram que um composto vegetal do agrião pode ter a habilidade de suprimir o desenvolvimento de células cancerígenas da mama por "desligar" um sinal no corpo e, assim, privar o tumor crescente de sangue e oxigênio.
A pesquisa mostra que o composto de agrião é capaz de interferir com a função de uma proteína que desempenha um papel crítico no desenvolvimento do câncer/cancro.Enquanto os tumores se desenvolvem, eles rapidamente superam o suprimento de sangue existente, e enviam sinais que agem nos tecidos normais circundantes, fazendo com que cresçam novos vasos sanguíneos para alimentar o tumor com oxigênio e nutrientes.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Meia colher de chá de canela pode melhorar níveis de colesterol e diabetes

A ingestão de 2g de canela, durante 12 semanas reduz significativamente os níveis de diabetes tipo 2.

Um estudo de 12 semanas, foi realizado recentemente em Londres envolvendo 58 diabéticos tipo 2 com a hemoglobina A1c (HbA1c)com níveis superiores a 7 por cento. A hemoglobina A1c é um marcador de longo prazo do controle glicêmico em pacientes diabéticos.

Após 12 semanas de 2g de canela por dia, os sujeitos do estudo tinham níveis significativamente mais baixos de HbA1c, bem como reduziram significativamente a pressão arterial (sistólica, pressão arterial sistólica e diastólica, PAD).

A conclusão dos investigadores:"A ingestão de 2g de canela, durante 12 semanas reduz significativamente os níveis de HbA1c, PAS e PAD de diabetes tipo 2. A suplementação de canela pode ser considerado como um suplemento dietético para regular a glicose no sangue e níveis de pressão arterial, juntamente com os medicamentos convencionais para tratar diabetes mellitus tipo 2. "



segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Bagas Goji

As Bagas Goji tem sido a grande sensação dos últimos tempos, cada dia que passa existem mais estudos  cada vez mais aprofundados sobre esse fruto maravilhoso.


Goji é a fruta da planta Lycium barbarum, proveniente dos Himalais, (Norte da China e Tibete). Apresenta-se em forma de baga vermelha. O seu aspecto assemelha-se em muito à nossa conhecida uva passa.

Embora seja usado há milhares de anos na China, Tibete e Índia, tanto na alimentação como constituinte de fórmulas de fitoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, só começou a despertar o interesse da ciência ocidental, quando se começou a descobrir a sua qualidade nutritiva e o seu poder antioxidante.

Cacau cru -propriedades

Cacau cru. De acordo com David Wolf, o cacau crú é extremamente elevado em magnésio um mineral muito raro e difícil de ser encontrado mesmo numa dieta super equilibrada. Considerado o alimento mais completo do planeta, rico em antioxidante flavonóides, 14 vezes mais do que o vinho vermelho e  21 vezes mais do que o chá verde. 


Maca - Fertilidade - Atenção - Libido - Drª Gloria Chacon



Quem é a Drª Gloria Chacon de Popovici?Gloria Chacon de Popovici, PhD, é uma bióloga da América do Sul, que, em 1960 isolou os 4 alcalóides responsáveis pelos efeitos medicinais e nutricionais da MACA. Dr. Chacon, que trabalhou com as Nações Unidas e Universidades na América do Norte e América do Sul, vive comprometida a trazer conhecimento sobre a MACA para os países que tem problemas de saúde relacionados a hormônios, desnutrição e osteosporose.

Como a MACA equilibra os Hormônios/hormonas em Homens e Mulheres? MACA é uma erva adaptógena. Isto significa que a erva trabalhará no corpo de acordo com suas necessidades, idade e características da pessoas utilizando a Maca. Se uma mulher está entrando na menopausa e é perimenopausal, começa a Ter sintomas relativos a mudanças na produção hormonal tais como fadiga, suores noturnos, tonturas e palpitações, é muito provável que seus hormônios não estejam mais sendo produzidos em quantidade suficiente. Por exemplo, sua produção de estrogenio pode estar normal porém sua produção de progesterona não consegue alcançar os níveis necessários. Ou, quando ela entra no começo da menopausa, sua produção de estrogenio baixa deixando-a com muita progesterona. Ou a produção destes dois hormônios poderiam ser muito baixas para ela manter uma qualidade de vida antes e após a menopausa. Foi demonstrado que a Maca promove no corpo a produção da quantidade correta de hormônios para manter a saúde. Até nos homens o nível de testosterona irá aumentar, a potência sexual será mantida durante toda a vida.
Terei que tomar Maca até o fim da vida?Não, uma vez que a MACA não é uma reposição hormonal, pode-se começar a usá-la a qualquer momento e parar de usá-la sem nenhum risco para o corpo. É recomendável não utilizar continuamente mas alternar os períodos de uso para deixar o corpo descansar da erva e maximizar a resposta à MACA. Por exemplo, tomar por 90 a 120 dias e parar por 30 dias pode ser um bom período de descanso para o seu corpo.
Como se compara a MACA com outras ervas para Menopausa como a Black Cohosh ou outras Fórmulas Femininas? A MACA provê os ingredientes para ajudar na saúde da menopausa. A erva trabalha através do hipotálamo e a pituitária ´para ajudar a assegurar o balanceamento e níveis hormonais do corpo. Muitos homens e mulheres notam a diferença dentro de uma semana! A MACA ajuda a promover o bom funcionamento sexual, assegura a lubrificação vaginal e em geral, tráz todos os benefícios dos níveis saudáveis de hormônio no corpo. A Black Cohosh, raíz licorice, e produtos de soja todos contém estrógenos fracos da planta e não tem sido satisfatórios para a maioria das mulheres. Muitas mulheres não sentem nenhuma diferença quando tomam estas ervas e os efeitos não são duradouros. Por esta razão sentimos que a Maca é uma escolha melhor e os resultados são rápidos.
Os Efeitos da MACA na Performance EsportivaMaca é muito efetiva para atlétas e pessoas ativas. Exercícios e resistência física como um todo e a performance aumentam drasticamente com o uso continuado. O capitão de uma grande time de basquete dos Estados Unidos fez pedido de MACA para todo o elenco, como parte integrante de seu programa de nutrição após usá-la ele mesmo, e ter experimentado que mantinha a energia. Homens que trabalham os músculos começaram a usar a MACA para aumentar a estamina e personal trainers estão recomendando-a a seus clientes. Atletas notam diferença dentro de uma hora e aumentam a resistencia. A MACA pode ser tomada junto com DHEA?Muitas pessoas usaram MACA junto com DHEA e não experimentaram reações negativas. Porém quando descontinuaram o uso do DHEA elas geralmente tinham os mesmos efeitos positivos sem o uso do hormônio, DHEA.
Quão Efetiva é a MACA como um Afrodisíaco?A habilidade da MACA como afrodisíaco é muito conhecida. Pergunte a quase qualquer pessoa na América do Sul se eles já ouviram falar sobre a MACA e eles provavelmente sorrirão dizendo: “Claro. Sim. É o Viagra™ espanhol”, A MACA não é o Viagra™, mas realmente nutre o sistema hormonal dos homens e mulheres tão bem que o balanço hormonal é restaurado e o corpo pode operar em condições ótimas. Alguns estudos indicaram recentemente que a razão para o aumento da libido operado pela Maca se deve a isocyanothides e ácidos graxos. Mas pesquisas são necessárias.
Quão Efetiva é a MACA para a Fertilidade?
A MACA é conhecida por aumentar a habilidade das mulheres na concepção dramaticamente. Isto ocorre por causa da habilidade da MACA em promover a produção do Hormônio Luteneinizing (LH). O LH causa ovulação. A MACA também mostrou que aumenta a contagem dos espermatozóides nos homens. Estudos de pesquisa em animais foram feitos pela Drª Chacón com resultados de extremo sucesso em quase todos os casos.!!!
Há Efeitos Colaterais?Após centenas de anos sendo utilizada como alimento na América do Sul e o recente aumento extensivo do consumo de Maca neste país não se conhece nenhum efeito colateral. Entretanto, existe preocupação quanto às especies e à pureza da Maca à venda. Por esta razão, a Maca é certificada pela Dra Gloria Chacon na espécie de pureza de MACA (Lepidium peruvianum Chacon) e como tendo sido cultivada de acordo com sua descoberta há 40 anos atrás.
As Crianças Podem Usar Maca?Drª. Gloria Chacon fez testes durante um período de tempo com a assistencia do Dr Jorge Aguila Calderon e o Dr. Freddy Madrid Gironda em crianças locais no Perú, com efeitos similares aos dos adultos. As crianças que tinham problemas com atenção e ficar enfocadas, tiveram bons resultados, adicionalmente tornaram-se mais alertas e mais calmas.
Quanta Maca Eu Preciso Tomar?Você notará que cada cápsula contém raíz de Maca de qualidade orgânica 100% natural e, a quantidade usual utilizada por homens e mulheres é geralmente uma dose máxima diária (2 a 8 cápsulas por dia) ou meia colher de sopa de pó diariamente. A Maca é alimento e não tem restrição ao tamanho das doses nem se conhece nenhum efeito colateral negativo. Estas são sugestões que se mostraram como as mais eficazes. Duas vezes ao dia é muito eficaz.
É interessante que os efeitos benéficos da Maca acumulam-se com o uso. Muito frequentemente a quantidade de Maca requerida para eliminar calorões, aumentar a energia ou manter um estado saudável balanceado diminui após um tempo. Por exemplo, uma mulher usando no começo, a quantidade de 5 cápsulas por dia para eliminar calorões, pode descobrir após 1 a 2 semanas de uso, ela precisa apenas de 2 a 3 cápsulas por dia para alcançar os mesmos resultados. Homens respondem melhor após o prazo de 1 a duas semanas e podem notar uma grande estimulação sexual e interesse assim como os benefícios acima descritos.
E Quanto aos Efeitos Colaterais?Não se conhece nenhum efeito colateral da Maca. Ocasionalmente uma mulher pode ficar com os seios mais macios: isto é apenas um sinal que indica que se reduza a quantidade de Maca que está sendo utilizado. Também não se recomenda  tomar Maca à noite, uma vez que isso pode criar energia e atrapalhar o seu sono. Os homens reportam aumento da estimulação quando tomam Maca à noite.
Que Outras Mudanças Posso Esperar Enquanto Utilizar a MACA?Homens e Mulheres dizem que aumenta os níveis de energia, aumenta a habilidade de trabalhar sob stress, e aumenta a libído. As mulheres dizem que diminuem os problemas associados à TPM, menopausa e peri-menopausa. Os homens dizem que aumenta as funções da libido e frequentemente a estamina. O apetite e a potência sexual masculina aumenta com o uso contínuo e também a da mulher.
Mulheres que experimentam ciclo irregular associados com perimenopausa, geralmente experimentam mudanbças em suas mentruações tais como menos cólicas, diminuição gradual de sangramento e menos fadiga. Estes efeitos se acumulam com o uso prolongado da Maca.
E Quanto a Utilização da MACA para Fertilidade?A MACA tem sido usada há séculos na América do Sul para aumentar a fertilizante. Nos Estados Unidos homens e mulheres que tem dificuldade de concepção estão começando a reportar casos de gravidez após o uso da Maca.
Recomendamos a ambos os parceiros (homem/mulher) utilizarem Maca enquanto estiverem trabalhando em uma concepção. A quantidade geralmente ingerida para fertilidade está entre 2400mg. e 3300mg. por dia. As mulheres geralmente param de ingerir Maca quando descobrem a gravidez e voltam a tomá-la quando estão amamentando para aumentar a produção do leite.
É importante lembrar que a Maca NÃO É um hormônio. A Maca é um alimento que melhora o sistema hormonal fazendo com que mantenha equilíbrio e saúde. A Maca trabalha sobre o hipotálamo e a glândula pituitária ajudando a equilibrar as glândulas endócrinas.



Propriedades
Proteínas: A Maca contém uma porcentagem de 11 gramas na raiz seca. Fibras: Na raiz da Maca se encontra celulose e lingina, quer dizer uma grande quantidade de fibras. Tanto interesse nas fibras surge das pesquisas que deram como resultado, que uma grande quantidade de fibras diminui o risco de câncer no intestino grosso, estimulando o funcionamento intestinal, ajudando o organismo a eliminar os resíduos alimentícios que não se aproveitam. Carboidrato: Estes são as principais fontes de energia humana. e vegetais mais baratos e fácil de digerir. Fécula: A fécula da Maca contém cálcio, ferro, formando compostos químicos próprios que vão influenciar na nutrição e saúde do consumidor. Frutose: É um açúcar utilizado pelo plasma seminal para a produção dos espermatozóides. Taninos: São utilizados internamente como coadjuvante no tratamento da diarréia. Combinado com outros medicamentos tem utilidade no tratamento de processos inflamatórios de pouca extensão cronica como ulceras, chagas, etc. Ácidos Grassos: Existem ácidos grassos empregados como anti-sépticos e anti-sépticos locais, fungicidas e conservador de alimentos. Alcalóides: A Maca contém 4 alcalóides, Macaína 1, 2, 3 e 4. Os alcalóides exercem função da ação fisiológica sobre o organismo humano e animal, atuam em pequenas quantidades provocando efeitos notáveis. Os alcal6ides como própria característica são bem diferentes das proteínas, formam sais ao ser solúvel como os ácidos e também se dissolvem em solventes orgânicos. Os extratos alcalóides da Maca é uma substância química de pouca importância em pequenas quantidades, porém que estimulam os hormônios reguladores do sistema reprodutor que se encontra no cérebro, não só isso, mas tambóm ajuda os hormónios do crescimento. Os extratos alcalóides da Maca pode ativar os hormônios que regulam o metabolismo do cálcio e fósforo do sangue. Macronutrientes: A raiz da Maca tem vitaminas e minerais essenciais para a vida, servindo como um. coadjuvante alimentício em doentes de Tuberculose, HIV, Leucemia, Anemia e em pessoas convalescentes. Cálcio: O cálcio na Maca é um elemento, de vital importância para o desenvolvimento dos seres viventes. Está concentrado na planta em maior quantidade que no leite: é indispensável para a formação dos ossos, dos dentes e do esqueleto, e a coagulação sanguínea no funcionamento do coração, dos nervos e do sistema sanguíneo. Fósforo: 0 fósforo da Maca ajuda nas funções estruturais que afetam o esqueleto, os tecidos brandos e as funções reguladoras como a transmissão neuromuscular e os estímulos químicos e elétricos. Micronutrientes e Oligoelementos: Nesta parte da planta, existem muitos minerais em uma quantidade pequena, porém que juntos ajudam na produção de anticorpos pelas células de infocitos tipo B, os quais diminuem se houver deficiência deles. Magnésio: A deficiência deste elemento, no organismo pode causar diarréia e também pode levar a perda, da sensibilidade do estímulo visual. Cobre: O cobre é muito importante, porque absorve o ferro ao nível do tubo digestivo e é provável que, faça parte na formando favorável da hemoglobina . A falta de cobre faz com que diminua uma grande quantidade de enzimas necessárias para, o organismo. Estanho e Alumínio: Estes elementos se encontram geralmente associados com o cálcio e sílice, formando carbonatos e silicatos que, intervém na formação dos ossos. Zinco: Uma dieta baseada em zinco, magnésio e as vitaminas A, E e K, ajudam a reduzir o mal que surge em consequência da parasitoses . O zinco pode ser um astrigente para tratar doenças e infecções cutâneas. Bismuto: Não se tem muitas referencias sobre o bismuto, porém se sabe que se usa no tratamento contra a gastrite causada por bactérias. Vitaminas: A raiz de MACA contem também as vitaminas B1, B2, e C. A vitamina B1 ajuda as células do corpo a converter hidrato de carbono em energia. É também essencial para o funcionamento do coração, dos músculos e do sistema nervoso. A vitamina B2 trabalha com as outras vitaminas de B. É importante para o desenvolvimento do corpo e a produção das células vermelhas, e ajuda em liberar a energia do hidrato de carbono. A vitamina C tem varias funções no corpo humano e a sua deficiência se faz sentir em determinadas enfermidades.
Complemento
NASA

Maca é uma planta peruana cultivada a milhares de anos pelos antigos Incas, por suas propriedades nutricionais, medicinais e fertilizantes as quais foram comprovadas cientificamente no século vinte.

Carlos Noriega, um astronauta Peruviano-Americano da NASA disse:"os cientistas peruanos deveriam apresentar projetos à NASA". Tal foi o impacto na Dra. Gloria Chacón de Popovici  que ela decidiu visitar Noriega e comentou-lhe que a Maca deveria ser um objeto de estudos e investigações científicas no espaço desde o ponto de vista como um suplemento nutricional e como um coadjuvante no processo de reprodução, já que os animais têm o seu sistema reprodutor afetado no espaço.
O resultado desta conversa foi que atualmente a NASA esta utilizando a Maca como um suplemento nutricional dos astronautas, porque de acordo com declarações deste órgão governamental, a Maca influencia na conservação de um excelente estado físico e ao mesmo tempo mantem a lucidez e os reflexos dos astronautas para poder cumprir com importantes e perigosas missões.
O reconhecimento mundial da Maca esta nas mãos das Nações Unidas.    Os países do Grupo das Sete maiores potências do mundo tais como os Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Franca, Rússia, Italia e Japão, todos estão interessados na MACA e importam anualmente milhares de toneladas do Peru, justamente pelos seus valores nutricionais e medicinais. Peru é o único país que contem as condições ideais para o crescimento e desenvolvimento desta planta com todos os seus nutrientes apropriados.

Foto fornecida pela Dra. Chacón.

A MACA foi uma das primeiras plantas domesticadas pelos povos andinos.
Os historiadores indicam que tem sido cultivada por, pelo menos, 2.000 anos, sendo utilizada como nutriente e medicinal. Reputados cronistas relatam que a MACA tem sido importante, desde essa época, por sua capacidade energética, foi utilizada como tributo para os Incas e, logo, para os líderes das colônias.
Também, era utilizada como parte importante da ração alimentícia dos guerreiros. Atualmente a MACA é parte integrante da nutrição dos 
astronautas da NASA, e foi incluída na lista da FAO como um dos produtos para combater problemas nutricionais.
Fonte:Macaperuana

EM Portugal a Maca pode ser comprada através deste blog para além de outros superalimentos

domingo, 10 de outubro de 2010

Terrapia e Bioship



Fonte Video: http://comidaecologica.com.br

Terrakota - "É VERDADE"

10.10.10