NutriViva no Facebook é a nossa página no Facebook onde há uma constante actividade com pratos e ideias sobre Alimentação Viva.
O blog também está acessivel em ALIMENTACAOVIVA.COM e ALIMENTACAOVIVA.INFO
Visitem o meu blog em inglês (com traduçao automática)
Raw in Copenhagen
Ao deixar um comentário referente a um artigo, por favor colar o link desse artigo.

Badge Raw Food

Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Search/ Busca

Carregando...

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Ocorreu um erro neste gadget

Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Animais marinhos sofrem com lixo nos oceanos

Nos últimos dias muito tenho falado de algas, de como elas são importantes para a nossa alimentação. São também importantes para toda a vida marinha e o lixo e a poluição estão criando sérios problemas que afectam diversas espécies. Necessitamos de preservar as nossas costas e o nosso mar. 
No Brasil é de facto pena o estado de certas praias que poderiam ser autênticos paraísos e encontram-se completamente cheias de lixo devido à cultura de "fast food" e venda de toda a qualidade de alimentos nas praias. 
As pessoas querem divertir-se mas não tem o cuidado necessário e destroem muito daquilo que a natureza oferece. E isto tem muito a ver com alimentação...errada.







Abacate Recheado

Com musica de Macka B -uma receita de Abacate Recheado

Recheio:
Polpa de 1/2 abacate
1/4 chávena (xicara) de pastinaca ou batata baroa (no Brasil)
1/4 chávena (xicara) de algas à escolha

Acompanhar com couve branca ou repolho cortada em juliana e uma mistura de folhas verdes (eu usei couve cortada muito fina) com funcho, temperadas com sal,azeite, e sumo/suco de limão - "cruzinhar", esmagando com as mãos a mistura e deixar repousar 30 minutos.

Decorar com cebolinho e para quem gostar temperar com molho picante feito com malagueta, azeite e um pouco de vinho do porto. Este molho eu faço com antecedencia normalmente e deixo ficar no frigorifico mais de um ano para "requintar " o sabor - fica um picante muito saboroso e não muito forte. 



Algas 2

A partir do resto do prato anterior vamos fazer alguns croquetes que servirão para rechear folhas de alface.


Juntamos um pouco de farinha de mandioca crua, côco ralado e amêndoas (previamente deixadas de molho durante 8 horas e peladas).



Continuação do video apresentado aqui
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A Máfia Médica

"A Máfia Médica" é o título do livro que custou à doutora Ghislaine Lanctot a sua expulsão do colégio de médicos e a retirada da sua licença para exercer medicina. Trata-se provavelmente da denuncia, publicada, mais completa, integral, explícita e clara do papel que forma, a nível mundial, o complot formado pelo Sistema Sanitário e pela Industria Farmacêutica.


O livro expõe, por um lado, a errónea concepção da saúde e da enfermidade, que tem a sociedade ocidental moderna, fomentada por esta máfia médica que monopolizou a saúde pública criando o mais lucrativo dos negócios.

Piscina Reciclada

A aposentada Marizete de Souza, de Araguari (SP), cansou de encontrar garrafas plásticas sujando seu caminho.
"Tive uma idéia de fazer alguma coisa para aproveitar as embalagens, não poluir o meio ambiente e ser útil".
Decidiu então montar uma piscina de garrafa PET. Excelente idéia para quem faz trabalho comunitário.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Dia de actividades no Espaço Uno em Portimão


Este próximo Sábado promovemos um dia de diversas actividades que visam proporcionar uma experiência/ participação nas actividades que acontecem no Espaço Uno, bem como algumas novidades: Yoga para Grávidas e Musicoterapia...




Diferentes técnicas/exercícios de respiração conjugados com posturas simples de yoga.    Das 10h às 111h ………………………………………………………participação 10€
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. 

Prática adaptada à condição de grávida integrando posturas de yoga e técnicas de respiração…. Das 11h30 às 12h30 ………………………………………participação LIVRE

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. 
Shiatsu – Massagem de Relaxamento – Reflexologia
Das 14h30 às 15h30 ……………………………………………..…………participação LIVRE 

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
Uma forma de fazer Música em grupo com crianças dos 6 meses aos 7 anos e  pais ou avós. Em grupo se canta, se toca instrumentos, se dança e se brinca com música.     Das 16h às 17h00 ……………………………………………… participação 10€

Necessária inscrição prévia que pode fazer através de e-mail: uno.espaco ( @ )gmail.com ou pelo tlm. 919 133 434, até dia 25/02/10.

Aleitamento materno pode salvar a vida de 1,3 milhões de crianças por ano

Proporcionar educação sobre amamentação e apoio às novas mães  poderia prevenir mais de um milhão de mortes de crianças todos os anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Embora a OMS recomende que os bebês comecem a amamentação a partir da primeira hora de nascimento e consumir nada mais do que o leite materno - nem mesmo água - durante os primeiros seis meses de vida, menos de 40 por cento das mães em todo o mundo consegue atingir esse objectivo. A amamentação insuficiente é um problema nos países ricos e pobres,  diz a agência. 

Terra é incapaz de acompanhar consumo de carnes e pescado



23 de fevereiro de 2010

No topo absoluto da cadeia alimentar, os seres humanos se dão ao luxo de comer de tudo, mas a um preço elevado: a pesca maciça está levando as espécies marinhas à extinção, e a piscicultura polui a água, o solo e a atmosfera - o que precisa fazer com que mudemos de hábitos.
Alimentar a humanidade - nove bilhões de indivíduos até 2050, segundo as previsões da ONU - exigirá uma adaptação de nosso comportamento, sobretudo nos países mais ricos, que precisarão ajudar os países em desenvolvimento.

Algas para salvarem tudo e todos...

Sei que não são baratas mas rendem muito...as algas. 


São dos alimentos mais completos e nutritivos do planeta e além disso tem a capacidade de desintoxicar o organismo. Só precisamos de uma pequena quantidade e 10 gramas de algas marinhas secas podem render 100 gramas depois de deixar de molho.

Eu acredito que vão ser a base da alimentação do futuro. Servem perfeitamente para grávidas e crianças. Tem mais proteína que a carne, mais cálcio que qualquer alimento e muito mais, sendo praticamente tudo absorvido pelo organismo - em certos casos mais de 90%.



terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Bioampliação,perigo para quem come produtos de origem animal

Alguns químicos orgânicos, como o DDT e os PCB, usados como agentes refrigerantes, são conhecidos por se acumularem quando um animal come outro, num processo conhecido bioampliação.
A medida mais comum da tendência de um químico para se bioacumular é a facilidade com que se mistura com a água. 


A concentração de PCB num peixe, por exemplo, pode ser até 100 vezes mais  elevada que a encontrada nas algas que estão na base da cadeia alimentar.


Por exemplo, o hexaclorociclohexano, um ingrediente do pesticida lindano, tem a mesma concentração nas algas, nos bivalves e nos peixes mas acumula-se em níveis muito elevados nos ursos polares que comem os peixes. "Estes químicos ficam encurralados nos nossos corpos porque não são expelidos através da exalação".


Um modelo de computador da dieta das populações Inuit no norte do Canadá descobriu que alguns destes químicos se podem concentrar 2 mil vezes quando comparados com os níveis na base da cadeia alimentar.


Os Inuit, que caçam mamíferos marinhos como as belugas, que são conhecidos por conter níveis elevados de PCB, são especialmente vulneráveis aos poluentes bioampliáveis, acreditam os investigadores.

Saber mais: Ursos acumulam o que os peixes excretam

Clorela – alga desintoxicante com billiões de anos de existência no planeta!

A clorela, tal como a spirulina, é uma alga microscópica que cresce em água doce pura. Ambas existem no planeta Terra há biliões de anos.






Estas micro-algas contêm um impressionante conjunto de componentes nutritivos: vitaminas, macro-minerais, micro- nutrientes, ácidos gordos essenciais, Arn e Adn, clorofila, e um vasto espectro de fito-químicos.
Elas contêm todos os nutrientes requeridos pelo corpo humano. Sendo tão densas em termos nutricionais, se consumir clorela e espirulina regularmente, as necessidades do seu corpo por outros alimentos e nutrientes são drasticamente reduzidas.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Lista Vermelha de peixes em vias de extinção em Portugal -Greenpeace










Recém-nascidos...nova vida


Espero ser tio em breve. A esposa do meu irmão está grávida há 7 meses e já apresenta uma barriguinha "jeitosa". É o meu sobrinho Gustavo que vai crescendo...

Encontrei estas imagens maravilhosas de recém nascidos e resolvi partilhar

Duas irmãs fotógrafas americanas estão lançando um livro com imagens de bebês recém-nascidos fazendo 'poses'.

Israel apresenta carro 100% movido a energia solar



Projeto prevê ainda substituir toda a frota de carros israelitas para energia elétrica

Graves defeitos congênitos ligados à atrazina

Quem lê este blog deve pensar que estou sempre à procura de noticias negativas, falando de venenos, etc. Não é essa intenção mas sim servir de alerta para situações que muitas das vezes nos passam completamente desapercebidas, dado à vida moderna, ao consumismo implantado e mais gravemente à desinformação instituída. De relembrar a importância do consumo de produtos biológicos/orgânicos, livres destes quimicos


O artigo que se segue tem a ver com um poluente, herbicida, que é usado de forma comum nos E.U.A., no Brasil e também em Portugal, apesar da EU o ter banido - a atrazina.


Este herbicida está  classificado como um agente tóxico, um desregulador hormonal (Friedmann, 2002) e um agente carcinogénico da classe C, na qual estão incluídos compostos potencialmente cancerígenos para o homem (Biradar et al., 1995).


Segundo a Wikipedia  a Gastrosquise ("estômago fendido ou aberto") é uma malformação fetal decorrente de um defeito na formação da parede abdominal. Esse defeito é caracterizado pela presença de uma abertura na região abdominal, tornando possível a extrusão de vísceras abdominais, como estômago e intestinos. Não há envolvimento do cordão umbilical.[1]




O defeito na formação do embrião ocorre na quarta semana de gestação, em que há fechamento incompleto das pregas laterais. Geralmente, aparece do lado direito e é mais comum em indivíduos do sexo masculino.[1]
O nome "gastrosquise" é impróprio, já que a fenda é formada na parede abdominal e não no estômago.[1]


 Moore & Persaud. Embriologia Clínica. 5ª edição. Pg. 238

Durante muito tempo considerada uma ocorrência rara, a gastrosquise misteriosamente tem vindo a aumentar ao longo das últimas três décadas. Mas por quê? 



Agir para mudar

 
Um pequeno filme indiano que mostra como podemos influenciar o mundo agindo... transformado em animação por Luís Guerreiro

O Homem que Plantava Árvores

"The man who planted trees" (Animated film after the novel from Jean Giono. 30 Min.)   Oscar da Academia para Frédéric Back Academy Award, Best Animated Short; Best of Festival 1989, American Film & Video Festival

¡QUÉ CRUDO LO TENEMOS...! ¿...O NO?

Entrevista Supreme Master TV