NutriViva no Facebook é a nossa página no Facebook onde há uma constante actividade com pratos e ideias sobre Alimentação Viva.
O blog também está acessivel em ALIMENTACAOVIVA.COM e ALIMENTACAOVIVA.INFO
Visitem o meu blog em inglês (com traduçao automática)
Raw in Copenhagen
Ao deixar um comentário referente a um artigo, por favor colar o link desse artigo.

Badge Raw Food

Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Search/ Busca

Carregando...

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Ocorreu um erro neste gadget

Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Diferença de nomes no Brasil e Portugal de vagem e feijão Verde

Para quem lê sobre Vagem ou feijão verde o significado pode não ser o mesmo para portugueses ou brasileiros. Por isso coloquei aqui as imagens para tentar esclarecer esta diferença.


O feijão Verde não deve ser comido cru, a vagem de ervilha ou Mange-tout já pode ser comida crua.


Os nomes encontram-se por baixo das imagens.




Feijão Verde, Vagem no Brasil (formato achato ou redondo e comprido)




Mangetout, Vagem em Portugal (formato achatado)

DIA 24 DE ABRIL 14H30 MARCHA CONTRA O BIOTÉRIO CENTRAL



A Plataforma de Objecção ao Biotério (
www.pob.pt.vu) trabalha há mais
de um ano contra a construção da "fábrica" de animais para pesquisas
laboratoriais promovida pela Fundação Champalimaud, em terrenos da
Azambuja.

A POB é um movimento cívico criado por um grupo de pessoas, na sua
maioria ligadas às ciências da vida (Biólogos, Veterinários,
Psicólogos) que se juntaram com o objectivo de combater este projecto.

É inadmissível este gasto de 27 milhões de euros de fundos públicos
que podem reverter para servir as diversas necessidades das populações
em vez de alimentar uma obra que não irá criar riqueza, nem trabalho,
nem inovação científica.

Após a entrega na Assembleia da República da petição assinada por mais
de 7000 apoiantes desta causa, vários partidos políticos mostraram-se
sensíveis à mesma, o que levou a pequenas/grandes vitórias que podem
ser consultadas no site da POB.

Estamos em mais uma altura crucial para conseguir travar este projecto!

A POB pede a colaboração de todos para continuar a combater esta
iniciativa extemporânea e eticamente reprovável.

Se acha que a construção deste biotério é um mau investimento para o
país, seja por razões científicas, económicas ou éticas;
Se quer que Portugal tenha um centro de alternativas à experimentação animal;
Se quer ver Portugal ser um exemplo de transparência e inovação cientifica;

Não falte à 2.ª Marcha contra o Biotério Central dia 24 de Abril, dia
Mundial do Animal de Laboratório.

A concentração terá início às 14h30 à porta da Fundação Champalimaud
(Praça Duque de Saldanha, em frente ao Atrium Saldanha) e em marcha
prosseguirá até à Fundação Calouste Gulbenkien (Av. De Berna).

Para mais esclarecimentos ver 
www.pob.pt.vu ou contactar pobioterio@gmail.com

Agradecemos a sua ajuda na divulgação deste evento e contamos com a
presença de todos.

A Plataforma de Objecção ao Biotério.

Bircher-Benner: a saúde através da ciência e natureza

Nota: os artigos que se seguem servem só como reflexão sobre a ingestão de alimentos naturais, frescos. Não são da minha autoria. Não estou a recomendar o uso de produtos lácteos como os artigos sugerem, no entanto quem quiser usar usar esses produtos sugiro que o faça de preferência com leite de cabra que é muito mais parecido nutricionalmente com o leite humano, sendo normalmente as cabras também alimentadas de uma forma mais natural. Outra forma será o uso de kefir de leite pois essa fermentação melhora a qualidade  do mesmo.
Os cereais beneficiam se forem germinados para libertarem os factores anti-nutrientes como fitatos, inibidores de enzimas, etc

Luis Guerreiro


Palavras de povos tribais no Dia da Terra.

Words from tribal peoples on Earth Day. 


We were made the same as the sand, we were born here. This place is my
father’s father’s father’s land."
Bushman, Botswana


Nós fomos feitos do mesmo que a areia, nascemos aqui. Esta  é a terra do pai do  pai do meu pai. "Bushman, Botswana

Tradução livre

Fonte : http://blog.survivalinternational.org/2010/04/22/some-words-for-earth-day/
quarta-feira, 21 de abril de 2010

Michael Pritchard transforma água imunda em potável

Com nanotecnologia de ponta, Michael Pritchard crioua a garrafa de purificação de água Lifesaver que poderá revolucionar os sistemas de fornecimento de água em áreas sinistradas em todo o mundo.


Clique no botão para ver as legendas (subtitles)

Bom dia pessoal. Gostaria de falar sobre algumas coisas hoje. A primeira coisa é água. Agora eu vejo que todos estão desfrutando da água que foi providenciada para a conferência, durante os últimos dias. E tenho certeza que vocês sentem que vem de uma fonte segura.


Mas e se não fosse? Esse fosse de uma fonte assim? Logo as estatísticas iriam dizer que metade de vocês estariam sofrendo de diarreia. Eu falei muito no passo sobre estatísticas e sobre a provisão de água potável para todos. Mas eles parecem não entender. E eu acho que descobri porque. É porque, usando a atual forma de pensar, a escala do problema parece ser grande demais para resolver. Então simplesmente desligamos. Nós, governos, e agências de ajuda. Bem,hoje, gostaria de mostrar para vocês que pensando de uma forma diferente, o problema já foi resolvido. A propósito, desde o início da palestra, mais 13,000 pessoas no mundo estão sofrendo de diarreia neste momento. E quatro crianças acabaram de morrer.


Eu inventei a garrafa Lifesaver porque fiquei zangado. Eu,como a maioria de vocês estava sentado no dia após o natal de 2004, quando assistia as ntotícias devastadoras do tsunami na Ásia enquanto ele passava na tv. Os dias e semanas que seguiram, pessoas fugiam para os morros, e eram forçadas a beber água contaminada, ou encarar a morte. Isso realmente me impressionou. Então, alguns meses depois, O furacão Katrina arrebentou parte da Ámerica. "Ok, Pensei, aqui é primeiro mundo, vamos ver o que eles podem fazer." Dia um: nada. Dia dois: Nada. Você sabe que levou cinco dias para levar água para o estádio Superdome? As pessoas estavam atirando umas nas outra nas ruas, por tv e água. Isso foi quando decidi que tinha de fazer algo.


Passei muito tempo em minha garagem, durante os proxímos meses. E também em minha cozinha, para o desespero de minha esposa. Entretanto, após alguns protótipos falidos, Finalmente inventei a garrafa Lifesaver.


Ok, agora pelo lado da ciência. Antes do Lifesaver, os melhores filtros portáteis eram capazes somente de filtrar até 200 nometros( um nanometro vale um milionésimo de milímetro) A menor bactéria tem 200 nanometros. Então uma bactéria de 200 nanometros passaria pelo buraco de 200 nanometros. O menor virus, por outro lado, é por volta de 25 nanometros. Que dizer que passará facilmente pelos 200 nanometros. Os poros do Lifesaver têm 15 nanometros. Nada passa por eles.


Ok, vou fazer uma pequena demostração. Gostariam de ver? Gastei muito tempo arrumado isso. Acho que devo fazer. Estamos na linda cidade de Oxford. Bem, alguém apertou isso. Linda cidade de Oxford, então peguei um pouco de água do Rio Cherwell, e do Rio Thames, que passam por aqui. E aqui está a água. Mas pensei, você sabe, Se estivéssemos no meio de uma enchente em Blangadesh, a água não ficaria assim. Decidi adicionar mais algumas coisas. Essa água é de minha lagoa.


(cheira)(tosse) Cheire isso senhor cameraman.


Ok. (Risos) Certo. Vamos adicionar isso aqui.


Plateia: Eca!


Michael Pritchard; Ok. Temos um pouco de esgoto de uma unidade de tratamento. Vou simplesmete por isso aqui. (risos) Por isso aqui. Vamos lá. (risos) E mais uns pedaços, jogar isso aqui. E tenho um presente aqui do coelho de meu amigo. Vamos colocar tudo isso aqui também. (risos) Ok.(risos) Agora.


A garrafa Lifesaver é bem simples. Você simplesmente imerge a garrafa na água. Vou usar uma jarra hoje Só para mostra a todos.Vamos pegar um pouco desse coco aqui. Não está sujo o suficiente. Vamos misturar um pouco. Ok, vou pegar essa água imunda, e por aqui.Quer beber agora? (risos) Ok. Vamos lá. Coloco a tampa. Dou umas bombadas. Ok? Isso é tudo que é necessário. Agora assim que eu tirar a tampa, água potável vai sair. Tenho de ser rápido. Ok, prontos? Aqui vamos. Cuidado com os fios. Está limpa, potável pronta para beber. (Aplausos) Sáude. (Aplausos) Toma aqui Chris. (Aplausos) Como está o gosto?


Chris Anderson: Deliciosa.


Michael Pritchard: ok. Prestem atenção no Chris até o final do programa.Ok? (Risos)


Ok.A garrafa Lifesaver é usada por milhares de pessoas no mundo. Filtra 6,000 litros. E quando vencida, usando uma tecnologia de trava de segurança, o sistema irá parar, protegendo o usuário. Tire o filtro.Coloque outro. Está pronto para mais 6,000 litros.


Vamos olhar as aplicações. Tradicionalmente, na crise, o que fazemos? Enviamos água. E, após algumas semanas, montamos acampamento. E as pessoas são forçadas a virem para o acampamento para conseguirem água. O que acontece quando 20,000 concentram em um acampamento? Doenças espalham.Mais recurssos são necessários. E o problem só se multiplica. Mas pensando de uma forma diferente, e enviando estes, as pessoas podem ficar aonde estão. Eles podem produzir sua própia água potável. e começar a reconstruir suas casas e vidas.


Agora, não é necessário um desastre natural para isso funcionar. Usando o velho pensamento, de infra-estrutura nacional e tubulação, é muito caro. Quando calculamos tudo em sua calculadora, faltam dígítos. Aqui está a forma de "pensar diferente".


Em vez de enviar água, e usar o processo feito pelo homem para isso vamos usar a mãe natureza. Ela tem um sistema fantástico. Ela pega água daqui, dessaniliza, de graça, transporta até aqui e joga no topo das montanhas,rios, e riachos. E onde as pessoas moram? Perto de água. Tudo que temos que fazer é esterelizá-la.


Bem, podemos usar a garrafa Lifesaver. Ou podemos usar um desses. Mesma tecnologia, em um gallão. Este irá processar 25,000 litros de água. É o suficiente para uma família de quatro pessoas, por três anos. E quanto custa? Por volta de meio centavo por dia. Obrigado.


Por pensar de uma forma diferente, e processar água no local de uso, mães e crianças não precisam andar por quatro horas por dia para pegar água. Podem pegar de uma fonte perto. Então com somente oito bilhões de dollares, Podemos alcançar a meta do milênio de ter o número de pessoas sem acesso a água potável. Para contextualizar, O Reino Unido gasta por volta de 12 bilhões de libras por ano com agências de ajuda. Mas por que parar por aqui? Com 20 bilhões de dollares, todos podem ter acesso a água potável. Então os trêz e meio bilhões de pessoas que sofrem todo ano, como consequência, e os dois milhões de crianças que morrem todo ano, viverão. Obrigado.

http://www.ted.com/talks/michael_pritchard_invents_a_water_filter.html

Cheeseburger do McDonalds com 4 anos



Sem bolor, nem sinais de deteriorização...e as batatas parecem acabadas de fritar...depois de 4 anos. Que comida é esta?
terça-feira, 20 de abril de 2010

Azeite


O azeite é uma gordura líquida, rica em gorduras moninsaturadas que ajudam a reduzir o “mau” colesterol (LDL) e a manter o nível do “bom” colesterol (HDL). Apresenta também um elevado valor nutricional e, além do sabor único que confere aos alimentos, é uma das fontes de lípidos mais saudável que se conhece.
É um rico em vitamina E, a qual apresenta uma forte capacidade antioxidante, ou seja, protege as células do ataque dos radicais livres. Também está relacionado com a protecção contra doenças cardiovasculares, diabetes e de alguns tipos de cancro.
O azeite virgem é um sumo de fruta 100% natural, extraído da azeitona, e faz parte dos hábitos alimentares dos povos mediterrânicos desde que essa região é habitada. Os egípcios já o usavam há seis mil anos e era um dos principais produtos comercializados pelos fenícios. Ao longo dos tempos a sua importância resultou das múltiplas utilizações que lhe foram dadas: alimentação, medicina e beleza, por exemplo. Foi ainda utilizado como combustível para a iluminação, lubrificante para ferramentas agrícolas e ainda como elemento essencial em ritos religiosos.
Existem vários tipos de azeite que dependem das diferentes variedades de azeitona, do seu grau de maturação, do solo e do clima. Para obter um azeite virgem extra as azeitonas colhidas manualmente devem ser transportadas de imediato para o lagar, a fim de evitar a sua fermentação, que, consequentemente, aumentaria o grau de acidez. De seguida lavam-se, trituram-se e misturam-se com água. No final, o azeite separa-se da água por centrifugação. Deste processo resulta um azeite de primeira qualidade, garantindo a essência das vitaminas e ácidos gordos que o convertem num produto terapeuticamente benéfico. A denominação dos vários tipos de azeite difere de acordo com o teor de acidez. Assim, o azeite virgem não ultrapassa os 2°, enquanto que o azeite virgem extra possui um nível de acidez de 1°. Entre outros, destaca-se ainda o azeite virgem extra especial, com acidez até 0,7°.

Muitas vezes existe a ideia que todas as gorduras (lípidos) são prejudiciais. Na verdade, estas são imprescindíveis para a nossa saúde em quantidades adequadas e se ingeridas com os restantes alimentos. Nomeadamente as gorduras insaturadas (mono e poliinsaturadas) presentes nos óleos vegetais e nos peixes, em detrimento de outras gorduras saturadas de origem animal. É recomendado que a ingestão de gorduras represente cerca de 30% da energia total ingerida, ou 35% se esta for procedente do azeite. As gorduras desempenham no nosso organismo funções estruturais, constituem as membranas das células e participam no metabolismo. Os lípidos transportam e permitem a absorção das vitaminas lipossulúveis (A, D, K) e de outros nutrientes.
A importância do azeite é tal que, ao estudar os hábitos alimentares das diferentes populações, a comunidade médica internacional verificou que a alimentação rica neste alimento, nomeadamente dos países do Mediterrâneo, podia estar na base dos níveis reduzidos de colesterol e uma baixa incidência de doenças cardiovasculares, em comparação com os habitantes dos EUA e do Norte da Europa.
Devido ao seu elevado teor de ácidos gordos monoinsaturados (70%), o consumo de azeite ajuda a reduzir o “mau” colesterol (LDL), mantendo o nível do “bom” colesterol (HDL). Por outro lado, a vitamina E desempenha uma função antioxidante sobre as paredes das artérias. Desta forma ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como arteriosclerose, trombose, enfarte cardíaco e acidentes vasculares cerebrais. Ajuda ainda a prevenir a diabetes ao favorecer o metabolismo e a melhorar a assimilação de açúcar e a tolerância à glucose. O consumo deste alimento ajuda também proteger o sistema digestivo ao prevenir o excesso de ácido no estômago. 
Tem efeitos benéficos sobre úlceras e gastrites e ajuda a diminuir a incidência de pedras na vesícula.
Contribui ainda para o bom funcionamento da vesícula biliar, promove a assimilação de nutrientes e ajuda a regular o trânsito intestinal. O consumo de azeite poderá também contribuir para a prevenção de alguns tipos de cancro, principalmente o cancro da mama. Devido ainda às suas propriedades antioxidantes ajuda a combater o envelhecimento precoce e a beneficiar o sistema nervoso periférico, bem como o cérebro. Este alimento favorece a mineralização óssea, ao facultar a absorção de cálcio e de vitamina D, ajudando no crescimento e na prevenção da osteoporose. Apresenta ainda uma gordura poliinsaturada, o ácido ómega-6, derivado do ácido linoleico, que é necessário à formação das células e controla os processos inflamatórios.

Para se usufruir plenamente das virtudes do azeite este deve consumir-se cru, sem aquecimento prévio e, de preferência, deve ser de origem biológica. É ideal para temperar saladas e vegetais, pois facilita a absorção da vitamina A contida nos legumes e verduras. É também utilizado nas sopas, no entanto só deve ser introduzido depois de pronta, de modo a que o azeite não se altere muito com a temperatura. Pode ainda substituir outras gorduras utilizadas para elaborar todo o tipo de cozinhados. Mesmo para fritar deve usar-se azeite, pois os outros óleos vegetais alteram-se com o calor, gerando substâncias nocivas, a partir dos 170°C. Este líquido suporta temperaturas mais elevadas e não se queima se não se ultrapassarem os 180°C. Caso não se aprecie o seu sabor nos fritos pode fazer-se uma mistura de azeite (um terço ou metade) e óleo de girassol, pois o elevado teor de monoinsaturados presente no azeite evita a degradação do óleo de girassol.
O azeite é ainda um óptimo hidratante e tonificante para a pele, motivo pelo qual é bastante utilizado em artigos cosméticos. É ainda um excelente óleo de massagem e é adicionado aos óleos essenciais na aromaterapia.



O azeite e a sua pele 
Desde a antiguidade que os povos mediterrâneos utilizam o azeite para hidratar, suavizar e regenerar a pele, assim como fortalecer o seu cabelo e as suas unhas. Seguem algumas dicas que poderá utilizar:

  • Para unhas secas e frágeis, coloque os dedos numa pequena taça de azeite e limão.
  • Para obter mãos e pés mais suaves aplique uma quantidade generosa de azeite após o duche e cubra com meias e luvas de algodão. Aplique também uma quantidade extra em zonas nas quais a pele esteja rugosa ou rachada.
  • Para suavizar e nutrir a pele, adicione uma pequena quantidade de azeite ao seu banho.
  • Utilize o azeite para aliviar lábios secos ou rachados.
  • Para reparar pontas de cabelo espigadas, tornar o cabelo mais lustroso, sedoso e brilhante e mesmo ajudar com a caspa massage azeite sobre o cabelo e o couro cabeludo, depois cubra com uma touca durante pelo menos 30 minutos e depois lave normalmente com shampô.

100 g de azeite fornecem:
- 900 Kcal
- 100 g de gordura, das quais: 16 g gorduras saturadas; 75 g gorduras monoinsaturadas; (ácido oleico), 9 g de poliinsaturadas, (ácido linoleico ou ómega-6)
- 5,1 mg de vitamina E



Ao comprar azeite

  • Prefira o azeite extra virgem acima de qualquer outro tipo de azeite.
  • Prefira o azeite engarrafado em garrafas opacas ou de vidro escuro, uma vez que estas protegem o azeite de exposição directa à luz, o que diminui a sua oxidação.
  • Assegure-se de que o azeite está exposto numa área fresca e sem contacto com fontes de calor.

Referências: 

Jornal Expresso (www.expresso.pt), in Vidas - Saúde Natural de 09/03/2002

http://www.manz.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=603&Itemid=80
http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=66

Flavonóis do cacau e benefícios cardiovasculares


Pequenas quantidades de chocolate podem ajudar a baixar a tensão arterial e a reduzir o risco de desenvolvimento de doença cardiovasculares, de acordo com um estudo levado a cabo por investigadores alemães e publicado no European Heart Journal.
Os autores do estudo disseram que avaliaram 19.357 pessoas (com idades compreendidas entre os 35 e os 65 anos) e o seu consumo de chocolate, durante um período de, pelo menos, 10 anos.
Os investigadores reportaram ter descoberto que aqueles, que comiam uma maior quantidade de chocolate, numa média de 7,5 g por dia, tinham valores mais baixos de tensão arterial e uma diminuição de 39% do risco de terem ataque cardíaco, ou derrame cerebral, comparativamente àqueles que comiam uma quantidade mais baixa, numa média de 1,7g por dia.
Um dos investigadores referiu que se as pessoas, do grupo que comia quantidades inferiores de chocolate, aumentassem a sua ingestão em cerca de 6g por dia, poderiam esperar-se menos 85 ataques cardíacos e derrames cerebrais por 10.000 pessoas, durante um período de cerca de 10 anos. Este investigador alega ainda que, se uma diminuição de 39% do risco fosse generalizada à população em geral, o número de ataques cardíacos e derrames cerebrais que poderia ser evitado poderia ser superior, porque o risco absoluto, na população em geral, é superior.
Apesar de ser necessária mais investigação, o investigador aponta para o facto de as substâncias presentes no cacau, que poderão estar implicadas na diminuição da tensão arterial e na melhoria da saúde cardiovascular, poderem ser os flavonóis. Disse, ainda, que estas substâncias parecem melhorar a biodisponibilidade do óxido nítrico das células, que formam a parede interna dos vasos sanguíneos.
“ O óxido nítrico é um gás que, uma vez libertado, provoca um relaxamento das células do músculo liso dos vasos sanguíneos, o que poderá contribuir para a descida da tensão arterial. O óxido nítrico também melhora a função plaquetária, tornando o sangue menos pegajoso e, ainda, torna o endotélio vascular menos atraente para os glóbulos brancos se aglomerarem”, disse o investigador.
Todavia, será necessário ter em conta que a quantidade de chocolate, consumida por dia, seria apenas de cerca de 1 quadrado. Assim, é necessária atenção, na divulgação destas conclusões, que não devem suscitar, no público, a ideia errada de que devem consumir grandes quantidades de chocolate.


Source: European Heart Journal
Published online ahead of print - doi:10.1093/eurheartj/ehq068
Title: Chocolate consumption in relation to blood pressure and risk of cardiovascular disease in German adults
Authors: B Buijsse, C Weikert, D Drogan, M Bergmann, H Boeing.

NOTA (Luís Guerreiro): - Na minha opinião deveremos escolher chocolate escuro, sem açúcar e se possível cru para obtermos o máximo de benefícios do mesmo. No Brasil é mais fácil comprar ou até colher cacau o qual pode ser usado das mais variadas maneiras. Para adoçar o mel puro é um dos melhores adoçantes.

Video: Gatos comendo ervas

Os gatos com a sua profunda inteligência comem ervas para obterem nutrientes que não existem na carne ou no peixe e tb para se curarem...

"Todo dia era dia de índio... Mas agora..."




Xamans canoa.jpg

Que possamos honrar todos os dias o verdadeiro Espírito Nativo...
Que possamos escutar a Terra, a Água, o Fogo, o Ar...
Que possamos honrar os Espíritos das Pedras, das Árvores, dos Bichos e dos Homens como IGUAIS!
Que possamos vivenciar os ciclos com naturalidade...
Que realizemos nossos Ritos de Passagem com Consciência!
Que pintemos nossa CARA sem medo de identificar nossos dons.
Que nos abriguemos no Xale de Nossa Mãe Terra!
Que não temamos os Seres Trovão manifestados em nossas vidas!
Que possamos nos comunicar telepaticamente!
Que tenhamos o espírito de comunidade, visando o benefício da Tribo ao invés do benefício próprio!
Que das Sete Sagradas Direções possamos receber todas as Bênçãos! Norte, Sul, Leste, Oeste, em Cima, emBaixo, DENTRO...
Que a Cornucópia Sagrada da Abundância reine sobre nossas vidas!
Que nosso Coração seja o mais poderoso TAMBOR em ressonância com os Tambores Cósmicos!
Que saudemos o Sol, a Lua, os Planetas e as Estrelas como Irmãos!
Que honremos nossos Ancestrais!
Que honremos nossas CRIANÇAS sendo apenas seus cuidadores e guardiões, deixando que manifestem o DIVINO que são!
Que possamos sempre estar nas RODAS DE CURA que se encontram em todos os lugares.
Que todos os espaços que ocupamos sejam SAGRADOS e CONSAGRADOS ao Grande Espírito!
Que não tenhamos medo da NUDEZ que expõe nossos corpos e almas.
Que tudo em nosas vidas seja uma forma de oração!
Que lancemos nossas FLECHAS sempre conscientes do alvo a ser atingido.
Que nos enfeitemos com todas as cores do ARCO-ÍRIS para relembrar a aliança com o Grande Espírito!
Que nos lembremos sempre de que SOMOS TODOS UM e que tudo que fizermos afetará o TODO.

FELIZ TODOS OS DIAS DE ÍNDIO!
MITAKUYE OYASIN - SOMOS TODOS PARENTES, ahow!
segunda-feira, 19 de abril de 2010

REFLEXÃO SOBRE A ÁGUA


Hoje é dia de índio. O que isto significa?


O Brasil era ocupado por 900 etnias indígenas quando os europeus começaram a chegar por aqui. Culturas tão diferentes e tão incompreendidas! Hoje, são 206 grupos, com 170 idiomas e conhecimentos próprios. Passados 500 anos, como diz a bonita apresentação postada por Milton Aizemberg em sua página, estamos aprendendo ainda a lição de co-existirmos.
E termos um dia no calendário anual, dedicado aos povos indígenas é um chamado, para que possamos descobrir cada vez mais como construir alianças entre todas as raças, aproveitando os saberes de cada uma e melhorando a qualidade de vida de toda a família humana.
A comunidade do Banco do Planeta reúne um rico material sobre povos indígenas, postados inclusive, por integrantes de tribos, como Karkaju Pataxó, que divulgou o projeto de etnoecoturismo de seu povo, nas terras de Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália, na Bahia.
Outro exemplo interessante é a trilha medicinal, criada pelos Guaranis de Biguaçu, SC, destacada por Fabricio Escandiuzzi.
Esta rede reúne vários outros exemplos de boa interação entre as culturas, como a unidade de descascamentode castanhas do Pará que elevou em 40% a renda de 2.200 índios no Mato Grosso e a antena via satélite conectando uma aldeia isolada, no mesmo Estado, que chamou a atenção de Francisco Assis.
É interessante fazer uma busca com este tema e descobrir quanta informação está disponível. E ainda surpreender-se com a presença no Banco de Planeta de pessoas muito engajadas em proteger os índios e criar pontes entre os 'pele vermelha' e os 'brancos', como Paulo Celso Villas-Bôas, presidente da Fundação que leva o sobrenome de sua família, famosa por mostrar ao Brasil a riqueza e diversidade cultural dos povos indígenas, com as renomadas expedições Villas-Bôas. Ou Débora Fontes Palmeira, diretora pedagógica da Reserva Thá-Fenes, onde vivem Kariri Xocós e Fulni-ôs, em Lauro de Freitas, BA.
Interaja, informe-se e aproveite para fazer mais amigos, inclusive com estes que foram os primeiros habitantes destas terras. Afinal como publicou Luciano de Souza em sua página: Todo dia é dia de índio.
Foto de Karkaju Pataxó, tirada durante os Jogos Indígenas Pataxó em Olinda - 2007, representante da Aldeia Pataxó de Barra Velha

Visite Banco do Planeta em: http://www.comunidadebancodoplaneta.com.br/?xg_source=msg_mes_network

Metais pesados borrifados na atmosfera

Para reflectirmos e submetermos à nossa observação...investiguem mais...

É uma questão já muito antiga e tinha andado apenas no domínio de quem desconfiava das intenções do poder central. Era daquelas coisas que não se falava abertamente para não nos julgarem de "conspiradores", mas de facto começa a vir ao de cima em muitíssimos meios, o qual permite que se possa abordar de outra forma. Para vossa informação à uns anos, os sites na web que alertavam para este problema, tinham sérios problemas para persistir pois eram bloqueados e apagados por quem controla a Internet.


Uma nota: estes rastos tem algumas diferenças com o simples escape dos aviões, o rasto químico apresenta muitas vezes cores como o arco íris quando a luz do Sol o atravessa e persiste muito tempo no céu. 

"A atmosfera terrestre está sendo borrifada, há muitos anos, com produtos químicos (contendo metais pesados como alumínio, estrôncio, bário, etc), utilizando aviões (gerando as chamadas chemtrails (rastros de químicos), as trilhas químicas; vide, por exemplo, oProjecto Cloverleaf), com o argumento oficial de que este procedimento é para combater o aquecimento global. Na realidade, o espalhamento das trilhas químicas é uma arma biológica que está sendo usada para contribuir com o Projecto de Redução da População Mundial. Quando respiramos os elementos químicos tóxicos presentes nas trilhas químicas, enfraquecemos nossa saúde (principalmente nosso sistema imunológico) e morremos com mais facilidade (objectivo real almejado). Inserido no projecto de redução da população mundial está, também, a disseminação de métodos anticoncepcionais por grandes empresas, obviamente. Um vídeo muito esclarecedor sobre investigações científicas sobre as trilhas químicas você encontra aqui:"




Fonte: http://www.GeoEngineeringWatch.org

Quando vc acaba de beber refrigerante

INTERESSANTE!

Quando você acaba de beber um refrigerante


Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett

Faculdade de Educação Física da UFMT

Mestrado da Nutrição da UFMT

Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo - 3615 8836

Consultoria em Performance Humana e Estética



*******O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE*******


Primeiros 10 minutos:


10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente (*sou nutricionista e não recomendo ingestão de açúcar, recomendo que vc retire ao máximo o açúcar da sua dieta pra mudar a percepção do paladar e livrá-lo aos poucos do vício. Substitua por açúcar mascavo inicialmente. Papilas gustativas saturadas de excessos de sabores concentrados do açúcar não podem perceber perfeitamente os sabores naturais dos alimentos, como por exemplo os sabores suaves das frutas).

Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico do refrigente corta o gosto do açúcar.

20 minutos:
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando a liberação excessiva de insulina (*Hormônio que metaboliza os açucares. A falta/redução desse hormônio no sangue, depois de certo estresse pancreático e metabólico, é diagnosticado como diabetes.)


O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura, o triglicérides, que é convertidos em outras gorduras no metabolismos, aumentando as gorduras em geral.



40 minutos:


A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

45 minutos:


O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como heroína, por isso vicia...) * Não sei se seria tanto, entretanto sabe-se que alimentos estimulantes causam mais prazer pela metabilozação de alguns compostos que liberam endorfina, o que favorece ao vício...

50 minutos:
O ácido fosfórico mobiliza cálcio, magnésio e zinco para tamponar o excesso de acidez provocado pelo ácido fosfórico e posteriormente os libera em conjunto via urina e intestino grosso, aumentando a excreção destes minerais altamente protetores do equilíbrio metabólico.


As altas doses de açúcares e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.

60 minutos:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina.
Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam...

Conforme "a onda" abaixa você sofrerá "um choque" do açúcar. Ficará irritadiço.
Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

Pense nisso antes de beber refrigerantes.
Procure ingerir sucos naturais, água de coco ou mesmo água, que está disponível em qualquer lugar. Observe sua ingestão!
Seu corpo agradece!



*COMENTADO POR NUTRICIONISTA (Jacqueline Stefânia Pereira. CRN1:4879)
domingo, 18 de abril de 2010

Vamos baixar o preço da gasolina em Portugal

Precisamos de mudança e a mudança passa pela atitude. O aumento dos combustiveis vai significar o aumento de tudo, incluindo os alimentos


Ouvimos  dizer que o preço  da gasolina vai subir  até próximo de 
1,70€  o litro
até  ao Verão.
O  preço da gasolina 
Querem  que o preço da  gasolina baixe?
É POSSIVEL! 
Temos  que agir agora e  inteligentemente.
    O ano passado algumas propostas foram avançadas em França: «Não comprem gasolina determinado dia da semana», por exemplo!
    As companhias petrolíferas riram, pois elas sabiam que a gasolina que eles não comprariam na 2.ª feira comprariam na 3.ª feira.
    Era um inconveniente para eles, mas não um problema.
Em  França alguém pensou  num plano que pode  funcionar e que está  a ser feito lá,  mas que nós podemos  fazê-lo também cá. 
SE  NÓS O QUISERMOS
VERDADEIRAMENTE!

Lê  o que se segue.
Cabe-nos  a nós colocá-lo em  acção!
A  gasolina vende-se actualmente  a 
1,4€  o litro 
para  a 98.
Lembram-se  quando fizeram subir  a gasolina para perto  de um euro? Diziam  que havia falta de  petróleo!
De  facto, não há mais  falta de petróleo,  actualmente é mais  abundante que há 35  anos quando o preço  do litro era a  0,20€.  
Devemos  agir agressivamente e  mostrar-lhes que são  os compradores que controlam  a bolsa e não  as petrolíferas. A  única maneira de vermos  o preço da gasolina  baixar é tocar-lhes  onde mais lhes dói:  as suas carteiras!
NÓS  PODEMOS FAZÊ-LO!
COMO?
Como todos temos  necessidade de nos deslocarmos com os  nossos automóveis, não podemos, evidentemente,   privar-nos da gasolina. Mas podemos ter  um impacto importante no preço da gasolina… 
SE  AGIRMOS EM CONJUNTO
Para  desencadear uma 
GUERRA  AOS PREÇOS!!!
Propõe-se  esta ideia:
durante o  resto do ano,

NÃO  COMPRAMOS GASOLINA 
Nas duas  maiores companhias 
BP e GALP!
Pensem  um instante!
Se as duas maiores  petrolíferas não venderem nada, elas devem,  inevitavelmente, baixar os seus preços e  isso desencadearia, imediatamente, a guerra  de preços desejada.
Mas, para obtermos  o impacto desejado, devemos chegar a milhões de compradores da GALP e BP.

 
O  preço da gasolina 
Como  devemos proceder!
Eu  envio o mail a  30 pessoas.
Se  cada um, enviar a  10 outras pessoas, teremos  300 pessoas.
Se  estas 300 pessoas enviarem  a outras 10, então  teremos 3000 pessoas  ...
Assim,  o próximo envio já  atingirá 3000000 de  pessoas…
E  assim sucessivamente…
Se cada  um de nós fizermos seguir esta mensagem,  conseguiremos
MUITOS  MILHÕES
de  pessoas
A FAZER  GUERRA ÁS PETROLÍFERAS NOS PRÓXIMOS DIAS!
Crêem  verdadeiramente que elas  têm escolha?
O  preço da gasolina 
SIM,  NÓS PODEMOS GANHAR!
MAS…
É absolutamente INDISPENSÁVEL continuarmos a comprar a nossa gasolina
em  qualquer outro posto que NÃO na GALP BP
até  atingirmos o nosso objectivo  e, SOBRETUDOFAZER SEGUIR ESTA MENSAGEM!
Podemos  contar consigo…?
Comecemos  já hoje, no entanto  a partir do dia
1  de maio já todos estaremos avisados!
Via  Email ou via S M S
Passe  esta mensagem para o  seu telemóvel e envie  a TODOS os seus contactos:
A  PARTIR DE MAIO BOICOTE  AO COMBUSTIVEL DA  GALP E BP
Podemos  contar consigo…?
SERÁ  EM BENEFICIO DE TODOS!

Pela Razão Ou Pela Emoção?

Estou respirando, posso perceber a temperatura do ambiente, ouvir os sons a minha volta e me recordar de alguns momentos em especial. Lembrei-me de ter estado num lugar maravilhoso onde pude sentir o aroma e o odor das frutas das árvores nativas, e me recordo das abelhas que visitavam as flores, fazendo a polinização. Neste ambiente avistei plantas que tem até a capacidade de retardar o fogo de incêndios naturais. Estava me encantando debaixo daquelas árvores frondosas, de boa sombra fresca, micro-clima agradável, pois o dia estava fortemente ensolarado. Sim, era possível avistar, sentir, ouvir o ambiente, ver os insetos, cada qual com sua função, assim como cada planta ali, com sua capacidade medicinal, recicladora de nutrientes, algumas usadas como inseticidas naturais, outras usadas para fabricar produtos de limpeza, cosméticos, corantes naturais, matéria prima para artesanato, e obtenção de óleos essenciais. O interessante é que quase não avistei erosão do solo neste ambiente, pois as folhas das árvores, frutos e pequenos gravetos estavam no chão protegendo o mesmo do impacto das gotas de chuva, e possivelmente conservando a umidade importante no mesmo, servindo de alimento e lar para a vida contida nele. Naturalmente a água de sobra das chuvas certamente estava se infiltrando e repondo o lençol freático das nascentes das águas cristalinas da região. Eu podia ainda sentir uma leve brisa passar por entre os galhos, apresar do bom quebra-vento que as árvores faziam. Que magnífico habitat selvagem, um refugio para animais e insetos que controlam a população de outros, polinizam e disseminam sementes de plantas úteis, sendo algumas ameaçadas de extinção, ali um verdadeiro fluxo gênico de fauna e flora. Lembrando-me de tudo isso, posso ir me permitindo relaxar ainda mais, pois sinto que estive lá novamente, agora mesmo que em pensamentos, mesmo que foi por alguns instantes, não sei se foi pela razão ou pela emoção. Arcélio Alberto Preissler Independência - RS Via http://br.groups.yahoo.com/group/comidaviva

Compulsão por gordura funciona como vício em cocaína, diz estudo



Hamburguer com fritas
Pesquisa mostrou efeitos de alimentos gordurosos no cérebro
Uma pesquisa publicada esta semana (29 de março, 2010 ) afirma que os mecanismos do corpo que provocam vício em drogas são os mesmos que geram a compulsão por comer alimentos calóricos.
A pesquisa feita pelo Scripps Research Institute, no Estado americano da Flórida, afirma que, assim como o vício em drogas como cocaína, a compulsão por comidas gordurosas – como doces e frituras – é extremamente difícil de ser combatida.
O estudo, realizado com camundongos, mostra que as partes do cérebro que lidam com o prazer deterioram-se gradualmente na medida em que o consumo vai aumentando.
Essas regiões do cérebro vão respondendo cada vez menos aos estímulos, o que fez com que os camundongos comessem cada vez mais, tornando-se obesos.
O mesmo teste foi realizado com heroína e cocaína, e os ratos responderam da mesma forma.
Obesidade
Para o cientista Paul Kenny, que coordenou a pesquisa de três anos, uma dieta com alimentos gordurosos possui elementos que viciam.
"No estudo, os animais perderam completamente o controle sobre seu hábito de alimentação, o primeiro sinal de vício. Eles continuaram comendo demais mesmo quando antecipavam que receberiam choques elétricos, mostrando o quão estimulados eles estavam para consumir a comida."
A experiência foi feita com alimentos que provocam obesidade se consumidos em excesso, como bacon, salsichas e cheesecakes. Os animais começaram a engordar imediatamente.
O cientista relata que quando a dieta foi trocada por alimentos mais saudáveis, alguns deles se recusaram a comer e preferiram não se alimentar.
Prazer
Depois de analisar o resultado da pesquisa com camundongos, Kenny e sua equipe estudaram os mecanismos que provocam a compulsão.
O receptor D2 responde à dopamina, um neurotransmissor que está relacionado à percepção de prazer – como o provocado por comida, sexo ou drogas.
Quando há excesso no consumo de drogas como cocaína, por exemplo, o cérebro é "inundado" com dopamina, aumentando a sensação de prazer. Um processo semelhante acontece com dietas gordurosas. Com o tempo, no entanto, o cérebro recebe menos dopamina.
A pesquisa foi publicada neste domingo no jornal Nature Neuroscience.


http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2010/03/100329_gordura_vicio_dg.shtml