Michael Pritchard transforma água imunda em potável

Com nanotecnologia de ponta, Michael Pritchard crioua a garrafa de purificação de água Lifesaver que poderá revolucionar os sistemas de fornecimento de água em áreas sinistradas em todo o mundo.


Clique no botão para ver as legendas (subtitles)

Bom dia pessoal. Gostaria de falar sobre algumas coisas hoje. A primeira coisa é água. Agora eu vejo que todos estão desfrutando da água que foi providenciada para a conferência, durante os últimos dias. E tenho certeza que vocês sentem que vem de uma fonte segura.


Mas e se não fosse? Esse fosse de uma fonte assim? Logo as estatísticas iriam dizer que metade de vocês estariam sofrendo de diarreia. Eu falei muito no passo sobre estatísticas e sobre a provisão de água potável para todos. Mas eles parecem não entender. E eu acho que descobri porque. É porque, usando a atual forma de pensar, a escala do problema parece ser grande demais para resolver. Então simplesmente desligamos. Nós, governos, e agências de ajuda. Bem,hoje, gostaria de mostrar para vocês que pensando de uma forma diferente, o problema já foi resolvido. A propósito, desde o início da palestra, mais 13,000 pessoas no mundo estão sofrendo de diarreia neste momento. E quatro crianças acabaram de morrer.


Eu inventei a garrafa Lifesaver porque fiquei zangado. Eu,como a maioria de vocês estava sentado no dia após o natal de 2004, quando assistia as ntotícias devastadoras do tsunami na Ásia enquanto ele passava na tv. Os dias e semanas que seguiram, pessoas fugiam para os morros, e eram forçadas a beber água contaminada, ou encarar a morte. Isso realmente me impressionou. Então, alguns meses depois, O furacão Katrina arrebentou parte da Ámerica. "Ok, Pensei, aqui é primeiro mundo, vamos ver o que eles podem fazer." Dia um: nada. Dia dois: Nada. Você sabe que levou cinco dias para levar água para o estádio Superdome? As pessoas estavam atirando umas nas outra nas ruas, por tv e água. Isso foi quando decidi que tinha de fazer algo.


Passei muito tempo em minha garagem, durante os proxímos meses. E também em minha cozinha, para o desespero de minha esposa. Entretanto, após alguns protótipos falidos, Finalmente inventei a garrafa Lifesaver.


Ok, agora pelo lado da ciência. Antes do Lifesaver, os melhores filtros portáteis eram capazes somente de filtrar até 200 nometros( um nanometro vale um milionésimo de milímetro) A menor bactéria tem 200 nanometros. Então uma bactéria de 200 nanometros passaria pelo buraco de 200 nanometros. O menor virus, por outro lado, é por volta de 25 nanometros. Que dizer que passará facilmente pelos 200 nanometros. Os poros do Lifesaver têm 15 nanometros. Nada passa por eles.


Ok, vou fazer uma pequena demostração. Gostariam de ver? Gastei muito tempo arrumado isso. Acho que devo fazer. Estamos na linda cidade de Oxford. Bem, alguém apertou isso. Linda cidade de Oxford, então peguei um pouco de água do Rio Cherwell, e do Rio Thames, que passam por aqui. E aqui está a água. Mas pensei, você sabe, Se estivéssemos no meio de uma enchente em Blangadesh, a água não ficaria assim. Decidi adicionar mais algumas coisas. Essa água é de minha lagoa.


(cheira)(tosse) Cheire isso senhor cameraman.


Ok. (Risos) Certo. Vamos adicionar isso aqui.


Plateia: Eca!


Michael Pritchard; Ok. Temos um pouco de esgoto de uma unidade de tratamento. Vou simplesmete por isso aqui. (risos) Por isso aqui. Vamos lá. (risos) E mais uns pedaços, jogar isso aqui. E tenho um presente aqui do coelho de meu amigo. Vamos colocar tudo isso aqui também. (risos) Ok.(risos) Agora.


A garrafa Lifesaver é bem simples. Você simplesmente imerge a garrafa na água. Vou usar uma jarra hoje Só para mostra a todos.Vamos pegar um pouco desse coco aqui. Não está sujo o suficiente. Vamos misturar um pouco. Ok, vou pegar essa água imunda, e por aqui.Quer beber agora? (risos) Ok. Vamos lá. Coloco a tampa. Dou umas bombadas. Ok? Isso é tudo que é necessário. Agora assim que eu tirar a tampa, água potável vai sair. Tenho de ser rápido. Ok, prontos? Aqui vamos. Cuidado com os fios. Está limpa, potável pronta para beber. (Aplausos) Sáude. (Aplausos) Toma aqui Chris. (Aplausos) Como está o gosto?


Chris Anderson: Deliciosa.


Michael Pritchard: ok. Prestem atenção no Chris até o final do programa.Ok? (Risos)


Ok.A garrafa Lifesaver é usada por milhares de pessoas no mundo. Filtra 6,000 litros. E quando vencida, usando uma tecnologia de trava de segurança, o sistema irá parar, protegendo o usuário. Tire o filtro.Coloque outro. Está pronto para mais 6,000 litros.


Vamos olhar as aplicações. Tradicionalmente, na crise, o que fazemos? Enviamos água. E, após algumas semanas, montamos acampamento. E as pessoas são forçadas a virem para o acampamento para conseguirem água. O que acontece quando 20,000 concentram em um acampamento? Doenças espalham.Mais recurssos são necessários. E o problem só se multiplica. Mas pensando de uma forma diferente, e enviando estes, as pessoas podem ficar aonde estão. Eles podem produzir sua própia água potável. e começar a reconstruir suas casas e vidas.


Agora, não é necessário um desastre natural para isso funcionar. Usando o velho pensamento, de infra-estrutura nacional e tubulação, é muito caro. Quando calculamos tudo em sua calculadora, faltam dígítos. Aqui está a forma de "pensar diferente".


Em vez de enviar água, e usar o processo feito pelo homem para isso vamos usar a mãe natureza. Ela tem um sistema fantástico. Ela pega água daqui, dessaniliza, de graça, transporta até aqui e joga no topo das montanhas,rios, e riachos. E onde as pessoas moram? Perto de água. Tudo que temos que fazer é esterelizá-la.


Bem, podemos usar a garrafa Lifesaver. Ou podemos usar um desses. Mesma tecnologia, em um gallão. Este irá processar 25,000 litros de água. É o suficiente para uma família de quatro pessoas, por três anos. E quanto custa? Por volta de meio centavo por dia. Obrigado.


Por pensar de uma forma diferente, e processar água no local de uso, mães e crianças não precisam andar por quatro horas por dia para pegar água. Podem pegar de uma fonte perto. Então com somente oito bilhões de dollares, Podemos alcançar a meta do milênio de ter o número de pessoas sem acesso a água potável. Para contextualizar, O Reino Unido gasta por volta de 12 bilhões de libras por ano com agências de ajuda. Mas por que parar por aqui? Com 20 bilhões de dollares, todos podem ter acesso a água potável. Então os trêz e meio bilhões de pessoas que sofrem todo ano, como consequência, e os dois milhões de crianças que morrem todo ano, viverão. Obrigado.

http://www.ted.com/talks/michael_pritchard_invents_a_water_filter.html

Comentários

Postagens mais visitadas