Flavonóis do cacau e benefícios cardiovasculares


Pequenas quantidades de chocolate podem ajudar a baixar a tensão arterial e a reduzir o risco de desenvolvimento de doença cardiovasculares, de acordo com um estudo levado a cabo por investigadores alemães e publicado no European Heart Journal.
Os autores do estudo disseram que avaliaram 19.357 pessoas (com idades compreendidas entre os 35 e os 65 anos) e o seu consumo de chocolate, durante um período de, pelo menos, 10 anos.
Os investigadores reportaram ter descoberto que aqueles, que comiam uma maior quantidade de chocolate, numa média de 7,5 g por dia, tinham valores mais baixos de tensão arterial e uma diminuição de 39% do risco de terem ataque cardíaco, ou derrame cerebral, comparativamente àqueles que comiam uma quantidade mais baixa, numa média de 1,7g por dia.
Um dos investigadores referiu que se as pessoas, do grupo que comia quantidades inferiores de chocolate, aumentassem a sua ingestão em cerca de 6g por dia, poderiam esperar-se menos 85 ataques cardíacos e derrames cerebrais por 10.000 pessoas, durante um período de cerca de 10 anos. Este investigador alega ainda que, se uma diminuição de 39% do risco fosse generalizada à população em geral, o número de ataques cardíacos e derrames cerebrais que poderia ser evitado poderia ser superior, porque o risco absoluto, na população em geral, é superior.
Apesar de ser necessária mais investigação, o investigador aponta para o facto de as substâncias presentes no cacau, que poderão estar implicadas na diminuição da tensão arterial e na melhoria da saúde cardiovascular, poderem ser os flavonóis. Disse, ainda, que estas substâncias parecem melhorar a biodisponibilidade do óxido nítrico das células, que formam a parede interna dos vasos sanguíneos.
“ O óxido nítrico é um gás que, uma vez libertado, provoca um relaxamento das células do músculo liso dos vasos sanguíneos, o que poderá contribuir para a descida da tensão arterial. O óxido nítrico também melhora a função plaquetária, tornando o sangue menos pegajoso e, ainda, torna o endotélio vascular menos atraente para os glóbulos brancos se aglomerarem”, disse o investigador.
Todavia, será necessário ter em conta que a quantidade de chocolate, consumida por dia, seria apenas de cerca de 1 quadrado. Assim, é necessária atenção, na divulgação destas conclusões, que não devem suscitar, no público, a ideia errada de que devem consumir grandes quantidades de chocolate.


Source: European Heart Journal
Published online ahead of print - doi:10.1093/eurheartj/ehq068
Title: Chocolate consumption in relation to blood pressure and risk of cardiovascular disease in German adults
Authors: B Buijsse, C Weikert, D Drogan, M Bergmann, H Boeing.

NOTA (Luís Guerreiro): - Na minha opinião deveremos escolher chocolate escuro, sem açúcar e se possível cru para obtermos o máximo de benefícios do mesmo. No Brasil é mais fácil comprar ou até colher cacau o qual pode ser usado das mais variadas maneiras. Para adoçar o mel puro é um dos melhores adoçantes.

Comentários

Postagens mais visitadas