NutriViva no Facebook é a nossa página no Facebook onde há uma constante actividade com pratos e ideias sobre Alimentação Viva.
O blog também está acessivel em ALIMENTACAOVIVA.COM e ALIMENTACAOVIVA.INFO
Visitem o meu blog em inglês (com traduçao automática)
Raw in Copenhagen
Ao deixar um comentário referente a um artigo, por favor colar o link desse artigo.

Badge Raw Food

Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Search/ Busca

Carregando...

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Ocorreu um erro neste gadget

Total de visualizações de página

sábado, 14 de novembro de 2009

Açucar identico a drogas pesadas

Os neurocientistas informam repetitivamente que a combinação gordura/açúcar tem a capacidade de estimular o neurotransmissor cerebral dopamina – resultando assim uma sensação de bem-estar. É o mesmo processo que condiciona as pessoas a abusarem do álcool ou das drogas.

Num estudo com ratos alimentadas com 25% de açúcar, estes ficavam ansiosos quando o açúcar era removido da alimentação – apresentando sintomas idênticos aos das pessoas que padecem de síndromes de abstinência.

Encontrou-se um elo entre os opioides libertados pelo nosso cérebro – para nos fazer sentir bem – e a ânsia de comer alimentos-lixo (como pipocas, etc). Os nossos genes “lembram-se” quando comemos açúcar, desligando mecanismos de controlo desenhados para proteger o coração e da diabetes, mas o impacto dura cerca de 2 semanas. Ainda mais assustador será se comermos disto durante longos períodos de tempo pois o ADN pode ficar alterado permanentemente podendo os efeitos passarem para os seus filhos e netos!

Fonte: anti-envelhecimento.blogs.sapo.pt
quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Feno-grego (Trigonella foenum-graecum)







Sementes de Feno grego
Sementes de Feno grego
Nativo da Índia e da Ásia Menor, desde a Antigüidade popular como especiaria, erva medicinal e tempero, o feno-grego, ou trigonela, hoje é cultivado em quase toda a Bacia do Mediterrâneo, na Índia, no Paquistão, no Marrocos e na Argentina. Seu nome em latim,foenum-graecum, significa “feno-grego”; já o nome trigonela faz referência à forma triangular de sua flor amarelo-pálida. Seus grãos eram usados picados pelos gípcios, no ungüento que reparavam para embalsamar os mortos. Foi cultivado como planta forrageira pelos romanos e. mil anos depois, usado nos jardins imperiais de Carlos Magno. Os grãos amarelo-marrons lisos e duros são atravessados por um sulco; parecem pedrinhas pequeninas de 3 a 5 mm. O perfume condimentado que a planta exala só é sentido nos grãos se estes forem torrados antes de moer. O feno-grego já em pó, vendido no comércio, não é tão bom; o melhor é moer na hora os grãos. Na Índia, onde o seu uso é muito freqüente, os grãos, depois de tostados, são usados no cozimento de legumes ricos e feculentos, passando um leve sabor amargo e um cheiro pronunciado.
terça-feira, 10 de novembro de 2009

Leite de soja - compradores enganados nos EUA

Até o início de 2009, a marca de leite de soja Silk nos EUA foi feita com soja biológica/orgânica. Mas no início deste ano,a Dean Foods (proprietário da marca Silk) calmamente introduziu a soja convencional nos seus produtos, que muitas vezes é cultivada com pesticidas. Mas mantiveram o mesmo código de barras UPC nos seus produtos, e mantiveram o rótulo do produto, praticamente o mesmo, apenas substituindo a palavra "orgânico" com a "natural" de uma maneira que era pouco perceptível. Eles também mantiveram o preço do mesmo leite, cobrando dos consumidores "biológicos/orgânicos" preços de um produto que foi feito agora, de repente com a soja convencional cultivada.

Investidores da Dean Foods incluem a Pfizer, a ExxonMobil, a Coca-Cola e Wal-Mart.

• A Dean Foods controla 70% de todos os produtos de
leite "orgânico" vendido nos E.U.A.



domingo, 8 de novembro de 2009

Workshop NutiViva em Lisboa - Fotos

Aconteceu hoje (dia 8 de Novembro) o Workshop NutriViva em Lisboa.

Animado como sempre com uma série de pratos vivos...


Matilde, Hugo e Luís ...

Antes...alimentos a preparar...


Depois... alimentos servidos