Alimentos para reforçar o sistema imunológico

Estamos sempre procurando maneiras de reduzir os efeitos do resfriado/constipação (Portugal) e da gripe do inverno, mas como fazer algo para realmente os evitar em primeiro lugar? Embora hajam certas medidas externas, em certa medida, a melhor solução é o seu sistema imunológico. O sistema imunológico é projetado para proteger contra milhões de bactérias, vírus, toxinas e parasitas que adorariam invadir o corpo. Com uma forte imunidade podemos facilmente evitar resfriado/constipação, gripe e outras infecções desse tipo.

Assim como podemos reforçar o sistema imunológico? A resposta é simples: através da dieta. Há uma grande variedade de alimentos que que podem reforçar seu sistema imunológico e fornecer uma poderosa linha de defesa contra os vírus da gripe e outros.

Alimentos para aumentar a imunidade

Alho - O alho é conhecido pelas suas propriedades de reforço imunológico, e é geralmente a primeira linha de tratamento quando se trata da gripe, resfriado ou constipação. Os compostos de enxofre  encontrados no alho, contribuem para um sistema imunológico saudável. Estes compostos são extremamente eficazes no combate a infecções virais, bacterianas e fúngicas. O alho é também um forte antioxidante e pode proteger contra os danos dos radicais livres no organismo. Conhecido por suas propriedades antifúngica, antibacteriana e antiviral, o alho é um verdadeiro milagre alimentar.

Gengibre - Uma xícara/chávena de chá de gengibre pode proporcionar alívio da tosse e resfriado/constipação dentro de minutos, e também afastar o vírus da gripe. O gengibre estimula o corpo a produzir dermicidina, uma substância que ajuda na luta contra as infecções. Também funciona bem no tratamento de problemas relacionados com a digestão. Podemos adicionar o gengibre ralado em saladas ou esmagá-lo e adicionar ao chá, ou qualquer forma para assegurar que o gengibre é uma parte da dieta diária.


Bagas Goji - As bagas Goji são ricas em vitamina A e conhecidas pelas suas propriedades anti-envelhecimento. Os nutrientes especiais contidas nestas bagas podem aumentar a imunidade, prevenir doenças cardíacas e proteger a visão. De acordo com alguns estudos, as bagas Goji também podem aumentar o poder do cérebro e prevenir contra a doença de Alzheimer

Iogurte Caseiro ou Kefir - são ricos em bactérias saudáveis (probióticos) que agem como pequenos soldados que revestem o trato intestinal, e ajuda na manutenção de uma flora intestinal saudável. As bactérias intestinais são geralmente a primeira linha de defesa contra muitos ataques virais e bacterianos. Probióticos contidas no iogurte são conhecidos para aumentar a contagem de glóbulos brancos do corpo, assim, podem impulsionar o sistema imunológico

Chá de Echinacea - Esta flor é conhecida por ter propriedades que promotem o sistema imunitário, estimulando a produção de glóbulos brancos no organismo. Ela também trata eficazmente a complicações respiratórias associadas a gripes e resfriados. Beber chá pode reduzir o risco de contrair um resfriado ou infecção viral por metade.

Laranjas - "uma laranja por dia pode manter-nos longe de gripes e resfriados". Com um alto teor de vitamina C e de fortes propriedades antioxidantes, as laranjas são maravilhas no combate ao vírus do resfriado. A vitamina C protege e mantém a pele, que é a primeira linha de defesa do corpo contra os micróbios e vírus de todos os tipos. Também aumenta a produção de glóbulos brancos e anticorpos, e fortalece o sistema imunológico. Frutas como morango, kiwi, mamão, etc também funcionam da mesma maneira e são bons para estimular o sistema imunológico.
Certas algas como a esparguete do mar são ainda mais ricas em vit. C, assim com o camu-camu.


Cúrcuma - a curcuma é uma especiaria forte que tem sido usado em Ayurveda e medicamentos chineses desde tempos remotos. É também um ingrediente comum na culinária asiática, e é conhecida pela sua fragrância e sabor único. A cúrcuma contém curcumina, um polifenol com propriedades poderosas no combate a resfriados e gripe. A cúrcuma também funciona como um agente anti-inflamatório e é um poderoso reforço imunológico. Adicionar uma pitada de açafrão numa bebida quente (abaixo dos 45º) e beber antes de ir para a cama. Este é um remédio antigo que funciona bem para o tratamento da gripe e resfriado.

Omega 3 - Principalmente conhecidos pelas suas propriedades saudáveis para o coração, o omega 3 também estimula o sistema imunológico. Elas fortalecem as membranas celulares, tornando mais difícil para as bactérias ou vírus,  atacá-las. De acordo com recentes pesquisas e estudos, o omega 3 aumenta a ação dos fagócitos, que são os glóbulos brancos que protegem o corpo contra bactérias e vírus. As sementes de chia e cãnhamo são riquíssimas fontes de ômega 3

Orégão/Orégano - é essencialmente uma erva com propriedades antioxidantes elevadas. Contém quantidades elevadas de ácidos fenólicos e flavonóides, que atuam como agentes anti-inflamatórios. Os gregos antigos usaram o sumo/suco extraído de plantas oregão/oregano para tratar infecções virais e fúngicas. Tem propriedades anti-microbianas e reforço munológico, que protegem contra o frio, gripe e febre.

Uma dieta rica em vitamina A e vitamina C, pode fazer maravilhas para saúde, por estimular o sistema imunológico e fornecer uma protecção eficaz contra a gripe, resfriado e costipações. Compre esta temporada  frutas coloridas, ervas e legumes e dê o seu sistema imunitário um impulso.

Adaptação de Luís Guerreiro

Fonte:http://www.bewellbuzz.com/general/immune-boosting-foods/

Comentários

Postagens mais visitadas