Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de março de 2010

Necessidade de Proteína


A chamada «questão proteica» já excitou muito os ânimos, mas precisamente neste aspecto levou a investigação moderna aos mais assombrosos e importantes conhecimentos e esclarecimentos. Os ditos estudos servem de base às seguintes conclusões: As proteínas são, para nós, matéria vital imprescindível, da qual -- tanto segundo as antigas doutrinas sobre nutrição como as modernas -- necessitamos de uma média de 60 a 90 gramas por dia. Não é esta a quantidade mínima suficiente, mas a mais favorável possível.
segunda-feira, 8 de março de 2010

No Facebook

Agricultura urbana é grande promessa


A FAO (Organização para a Agricultura e Alimentação) afirma desde 2007 que é possível produzir agricultura orgânica em grande escala, se considerarmos os espaços urbanos. Inspirado por isto, o belga Vicent Callebaut projetou um edifício de 600 metros de altura para abrigar cultivos, jardins e até animais e alimentar toda a população de Nova Iorque.

Mesmo sendo um projeto superdimensionado que não sairá do papel, ele abre campo para se planejar uma produção de alimentos, economizando solo e poupando custos em transporte e perdas nas várias etapas de venda que hoje, envolvem os alimentos.





Hoje, já se produzem alimentos suficientes para saciar toda a humanidade. Se ainda há forme, é devido a falta de recursos para comprá-los de pessoas que estão fora do mercado de trabalho e não dispõem de terras ou do saber de como cultivá-las. Experiências em espaços urbanos estão se multiplicando e mostram que, mesmo na cidade, a resposta da Natureza é generosa e hortaliças, verduras, mandioca, inhame, batatas, milho, feijão etc. crescem fortes, com os cuidados adequados. Como o projeto Hortas Comunitárias Urbanas de Sete Lagoas, que beneficia mais de 300 famílias; ou o Programa de Agricultura Urbana no Rio Grande do Norte que acontece em 51 municípios e mudou a vida de muita gente e até o Hortas do Ingote em Coimbra que mudou aquele bairro da cidade portuguesa, marcado por problemas sociais.
Inspirado por estas ações e por estudos da FAO (Organização da Agricultura e Alimentação da ONU) que mostram que é possível produzir alimentos orgânicos em grande escala se forem considerados os espaços urbanos, o arquiteto belga Vicent Callebau deu asas à imaginação e projetou uma forma de tornar Nova Iorque auto-suficiente neste campo.
Callebau desenhou um enorme edifício, com 600 metros de altura, abrigando jardins, plantações e animais. Mais detalhes nas fotos abaixo e neste link.
E você acha possível termos hortas urbanas? Conheçe alguma?



Fonte http://www.bancodoplaneta.com.br/profiles/blogs/cultivos-urbanos-abrem-novas

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Um beijo enorme para todas as mulheres!


Que tenham mais saúde, alegria e amor... não só hoje mas sempre!


A great kiss to all women!


That you have more health, happiness and love not only today but forever!


Luís Guerreiro