Quinua, o cereal sagrado dos incas



Grão de grande valor nutritivo é comparado ao leite materno




A quinua é um grão com altíssimo valor nutritivo composto por vários aminoácidos essenciais que o corpo não produz e rico em ômega 3 e 6. Vendida em forma de grãos, flocos e farinha e também macarrão feito com a farinha de quinua, sem glúten. O valor nutritivo é comparado ao leite materno. Chamado também de quinoa, este cereal nasce em apenas um lugar no mundo, no deserto Uyuni (altiplano Boliviano) e era muito apreciado pelos incas.

Além disso, é qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano, pela Academia de Ciências dos Estados Unidos, e selecionada pela Nasa para integrar a dieta dos astronautas em vôos espaciais de longa duração, por seu extraordinário valor nutritivo. É também recomendada para atletas consumirem antes e depois das provas sendo a quinua um alimento armazenador de glicogênio e reparador dos músculos.

A nutricionista Gabriela Guerreiro, da consultoria Nutri Essencial, diz que o preparo é fácil que não existe quantidade ideal diária. “Isso vai depender do objetivo e necessidades de cada pessoa. Não há restrição estabelecida para qualquer faixa etária”, afirma.

Os flocos de quinua podem ser acrescentadas em saladas de frutas, frutas, ser batidas com sucos e vitaminas, mingaus e saladas e ainda substituir o flocos de aveia.A farinha de quinua susbtitui a farinha de trigo branca e pode ser misturadas a mingaus e vitaminas. E o grão de Quinua pode rechear legumes como tomate, substituir o trigo no tabule e colocar em saladas.

Origens

Produzido no deserto Uyuni (altiplano Boliviano). Com 12.500 Km2 fica a 3.800 metros acima do nível do mar, e o frio no inverno chega a 30 graus negativos. Seu horizonte é tão nítido que é possível ver claramente a curvatura terrestre desenhada no azul do céu. É neste lugar, Único no mundo, que nasce a quinua, o cereal sagrado dos Incas.

Em 1532, os colonizadores espanhóis invadiram a região dos altiplanos e acabaram com os 362 anos do Império Inca e também com a quinua ignorando tratar-se de um tesouro sagrado. O Quinua real era chamada de "Grano Madre" ou "Grano de Oro" e venerado como símbolo religioso. Todos os anos, quando iniciava a época do plantio, o próprio SAPA INKA (Supremo), com uma ferramenta de ouro maciço, abria simbolicamente o período de plantio da Quinua chamada pelos Incas de "cereal milagroso" ou "mãe dos seres humanos".

Nutrição

Foi constatado que seu valor nutritivo só é comparado ao leite materno, superior aos de origem animal, como a carne, o leite, os ovos e o peixe.
A quinua conta com 23% de proteínas, possui um balanço de aminoácidos excepcionalmente atrativo para a nutrição humana devido aos seus altos níveis de lisina e metionina. Conta com 20 aminoácidos, e 10 são essenciais (Histidina Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano, Valina e Arginina). De acordo com os resultados de algumas experiências, demonstrou-se que estas proteínas são mais favoráveis ao crescimento que as contidas no leite. Além disso, também encontram-se principalmente vitaminas A, B6, B1 e, em menores quantidades, as vitaminas E e C. Rica em certos minerais, como o ferro (9,5 mg/100 g de Quinua), fósforo (286 mg/100 g de Quinua) e Cálcio (112 mg/100 g). E quanto aos glucídios (hidratos de carbono), estes apresentam um valor entre 67% a 74

Indicações

É recomendado especialmente para atletas e mulheres, pois, têm os aminoácidos que são precursores das proteínas necessárias para um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares. Os grãos contêm pouco colesterol e gordura - ideal para quem quer ganhar ou cultivar músculos. Na recuperação de tecidos e células e na produção de hormônios e enzimas. Também contémr fitoestrógenos, substâncias que previnem enfermidades crônicas como osteoporose, câncer de mama, enfermidades do coração e outras alterações femininas ocasionadas pela falta de estrógenos durante a menopausa.

Onde encontrar: www.quinuareal.com.br, tel: (11) 3063-4007

Comentários

Postagens mais visitadas