Criação de Gado no Brasil


De acordo com a Revista Superinteressante, publicada em abril de 2002, há no mundo 1,3 bilhão de bois e vacas. Criamos 930 milhões de porcos, 1,7 bilhão de ovelhas e cabras, 1,4 bilhão de patos, gansos e perus, 1,7 milhões de búfalos, fora os frangos e galinhas que juntos abastecem o país de ovos e carne branca que chegam a 14,8 bilhões.
No Brasil há 172 milhões de cabeças de gado bovino - uma para cada cabeça humana. Nosso rebanho bovino só é menor que o da Índia, onde é proibido matar vacas. O brasileiro come em média 40 quilos de carne bovina por ano e também 32 quilos de frango e 11quilos de porco.
A nutricionista Maria Isabel considera inviável a criação de bois nas condições de miséria do Brasil. De acordo com a Revista Superinteressante, se todos nós fôssemos vegetarianos não existiria tanta fome no mundo. Os rebanhos consomem boa parte dos recursos da terra. Uma vaca, num único gole bebe até 2 litros de água. Num dia, consome até 100 litros. Para produzir 1 quilo de carne, gastam-se 43 mil litros de água. Um quilo de tomate custa ao planeta menos do que 200 litros de água.
Sabemos também que perdemos metade do que se produz, um terço da produção é usado como alimentos de animais.Como foi mencionado no início da matéria, a alimentação é um fator que gera muitas discussões, o meio ambiente também sai prejudicado por causa da criação de bois. Para se produzir pastos nos Estados Unidos, por exemplo, dois terços de sua áreas férteis foram prejudicadas.

Fonte: folhaguaicuru

Comentários

Postagens mais visitadas