Neuróbica, Ginástica Cerebral ...


Mantendo seu Cérebro Vivo!

Até 1998, considerava-se que novas células cerebrais (os neurônios) não seriam geradas nos adultos, hipótese refutada por cientistas americanos e suecos. Também descobriu-se que o declínio mental das pessoas com a idade não advém da morte das células nervosas, mas principalmente da redução do número e da complexidade dos dendritos (prolongamentos dos neurônios, como se fossem anteninhas por onde chegam as informações).

A Neuróbica se baseia nas conclusões de pesquisas mais recentes, nas quais foi comprovado que neurônicos velhos podem desenvolver dendritos para compensar as perdas com a idade.

Para isso, é necessário se utilizar de forma plena os 5 sentidos através de atividades não rotineiras. Por exemplo, ao ser apresentado para alguém: normalmente, guardamos na memória parte de sua aparência física e talvez o nome. Se não encontrá-la novamente em breve, poderá ter esquecido tudo isso. Mas, se você utilizar seus outros sentidos além da visão para conhecê-lo: o cheiro, timbre da voz, gestos, sensação da mão, gestos, etc. você estará fazendo neuróbica, associando uma série de informações sensoriais. Se você se esquecer do nome, terá ainda várias outras informações para se lembrar daquela pessoa.

A rotina é realizada através dos mesmos circuitos cerebrais, não ativando novos circuitos, os quais vão se perdendo com o envelhecimento (caso não sejam realizados exercícios cerebrais).

Dentre os 5 sentidos, o olfato é o mais importante em relação á ativação da memória, pois se relaciona diretamente com o hipocampo (centro da formação da memória e mapas mentais) e com o sistema límbico: processamento de emoçôes. Assim, o aroma de pão fresco, café ou de uma flor nos desperta emoções que estimulam a memória para diversos acontecimentos de nossa vida.

O fato de uma memória envolver emoções, a leva a ser arquivada com maior probabilidade na memória de longo prazo, fato utilizado pela Neuróbica. Mas, como fazer os exercícios?

Aí vão alguns exercícios cerebrais propostos pelo Dr. Katz em seu livro. Escolha 1 ou 2 e os faça ao começar ao terminar do dia, não repetindo-os por muito tempo para que não se tornem rotineiros:

1. Ao acordar, cheire uma essência de aroma diferente por 1 semana: eucalipto, limão, alecrim, baunilha, etc. Feche o frasco e o abra novamente depois de tomar o banho e se vestir.

2. Tome banho de chuveiro com os olhos fechados e todas as precauções para não cair ou se machucar. Tome consciência da textura e temperatura da água, sabão, de sua pele, etc.

3. Escove os dentes com a outra mão. Se a sua mão dominante for a direita, escove os dentes com a esquerda e vice-versa.

4. Troque de mão também ao pentear o cabelo, abotoar as roupas, comer, usar o controle remoto.

5. Mude suas atividades de rotina: vista-se depois do café, ligue a TV num programa que nuca viu; leve o cachorro para passear em um novo caminho.

6. Quando for tomar banho, use uma série de stímulos sensoriais: óleos aromáticos para o banho, sabonetes perfumados, esponjas, escovas, toalhas macias, creme hidratante.

7. Leia textos em voz alta para seu parceiro;

8. Sexo: feche os olhos, ponha roupas de cetim, espalhe pétalas de rosa pela cama, tome uma champanhe gelada, massageie um ao outro com óleos perfumados, sempre com uma música ao fundo.

Bibliografia:


Katz, Lawrence & Rubin, Manning. Mantenha seu Cérebro Vivo. Rio de Janeiro: Sextante. 2000

Comentários

Postagens mais visitadas