Alimentos que conduzem à saúde - probióticos e prebióticos


A combinação de probióticos e prebióticos pode ser uma das melhores formas de deixar o organismo mais saudável
Por Adenilde Bringel

O uso combinado de alimentos com microrganismos vivos – probióticos, principalmente lactobacilos e bifidobactérias – e fibras solúveis – prebióticos – vem sendo muito estudado por cientistas de várias partes do mundo para demonstrar a ação benéfica dessa simbiose para a saúde do intestino e, conseqüentemente, de todo o organismo. Entre os benefícios constatados dessa ação conjunta estão o controle de diarréias e obstipações, com a estabilização do trânsito intestinal, especialmente nos casos de doenças inflamatórias intestinais como a retocolite ulcerativa, a síndrome do intestino irritável e a Doença de Crohn. Embora ainda não existam estudos totalmente conclusivos sobre essa simbiose, nutricionistas, médicos e outros especialistas têm utilizado cada vez mais alimentos probióticos e prebióticos para garantir a saúde da microbiota intestinal de seus pacientes.

A nutricionista Luciana Z. Coppini, do Grupo de Nutrição Humana (Ganep), de São Paulo, explica que a partir da fermentação da fibra solúvel ocorre a liberação de ácidos graxos de cadeia curta, que possuem efeito benéfico para o trânsito intestinal. Segundo a especialista, vários estudos já indicam que, quando a fibra é associada à ingestão de alimentos probióticos, os resultados são ainda mais rápidos e melhores. “Usamos bastante os probióticos em consultório, com indicação de leite fermentado ou cápsulas, dependendo da preferência do paciente”, esclarece. A nutricionista ressalta que, embora os iogurtes sejam compostos de microrganismos vivos, só podem ser considerados probióticos os alimentos que contenham bactérias resistentes à passagem pelo estômago e pela bile para que cheguem vivos e em grande quantidade ao intestino. “Para isso, além de as bactérias probióticas terem de ser altamente resistentes, é preciso respeitar a data de validade dos produtos e refrigerar de maneira adequada”, argumenta a especialista.

Luciana Coppini explica que prebióticos são alimentos não-digeríveis que exercem efeito benéfico no organismo por meio da estimulação da atividade de determinadas bactérias no intestino, o que contribui para a saúde da microbiota intestinal. Entre os alimentos ricos em oligossacarídeos não-digeríveis estão os cereais integrais, farelo de aveia, frutas (com casca), laranja (bagaço), verduras, folhas verdes e leguminosas. Entretanto, a especialista ressalta que, para que tenha efeito benéfico para o intestino, é necessário aliar uma dieta saudável à ingestão de, pelo menos, dois litros de água por dia. “Também é possível encontrar suplemento prebiótico industrializado em drogarias, para pessoas que tenham poucas condições de fazer uma alimentação mais completa todos os dias”, informa. A nutricionista sugere a ingestão de um frasco de leite fermentado ou iogurte probiótico por dia – no caso do regulador intestinal Yakult LB, a indicação é de um sachê por dia – aliado à dieta com fibras ou suplemento prebiótico. “Mas isso tem de ser regular, do contrário não funciona”, adverte.

Resultados rápidos – A nutricionista também prescreve alimentos probióticos para pacientes no pós-operatório de grandes cirurgias e, na segunda fase de recuperação, passa a administrar, conjuntamente, a fibra solúvel. “O efeito é muito bom para a recuperação do trânsito intestinal e melhora a sensação de empachamento típica desses pacientes”, enfatiza. A homeopata Carmela Maria Vieira Pedalino afirma que usa os probióticos em pacientes submetidos à antibioticoterapia, sempre que é necessário utilizar a alopatia nos tratamentos, porque esses medicamentos provocam uma disbiose intestinal. Além disso, utiliza em indivíduos com carga expressiva de estresse, que leva a um colapso do sistema imune e favorece o ataque de bactérias patogênicas, e em casos de alergias.

“É possível ver os resultados clínicos rapidamente, com melhora de sintomas físicos, de flatulência e de problemas digestivos”, assegura. A médica explica que também estabelece uma meta alimentar para cada paciente, com nutrientes essenciais e fibras. “Primeiro tratamos o problema agudo e, em seguida, entramos com a prescrição de probióticos e mudança de dieta”, reforça, ao emendar que, em casos muito graves, prescreve os lactobacilos e as bifidobactérias de imediato, principalmente em pacientes muito intoxicados e com comprometimento de órgãos como fígado, rins, pulmão e pele.

Estudos demonstram ação benéfica

gastroenterologista Flavio Steinwurz, presidente da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn, concorda que o uso de probióticos melhora as condições da microbiota, favorece a melhoria do ambiente intestinal com a introdução de bactérias protetoras e regula a permeabilidade da barreira da mucosa intestinal. O médico conta que há trabalhos que indicam a ação benéfica dos probióticos na retocolite ulcerativa, embora alguns resultados ainda sejam controversos. Um dos trabalhos, conduzido nos Estados Unidos e confirmado na Itália, indicou que os probióticos podem ajudar a evitar a bolsite, complicação pós-colectomia total com anastomose íleo-anal com bolsa. Os pesquisadores dividiram os voluntários em dois grupos e conseguiram demonstrar que o uso de lactobacilos e bifidobactérias reduziu para 10% a possibilidade de bolsite nos pacientes submetidos à terapia probiótica, enquanto 40% do grupo que não recebeu probióticos desenvolveu o problema. “Houve uma grande mistura de cepas nesse experimento, mas o resultado foi importante”, diz o médico.

Para Carmela Pedalino, embora ainda não existam comprovações científicas conclusivas da ação de probióticos e prebióticos, com a prática clínica diária é possível afirmar que os alimentos funcionam, tanto em conjunto quanto separadamente. “Os probióticos são novidade no meio médico e carecem de mais pesquisas e maior investigação, mas a experiência clínica demonstra que têm ação muito favorável”, destaca. A médica afirma que os resultados dependem muito do engajamento do paciente, entretanto, confirma que os que cumprem todo o protocolo atingem resultados quase imediatos, com melhora da pele, cabelos, digestão e imunidade, diminuição do estresse e de suas repercussões.

Fonte: Yakult

Alternativas aos produtos industrializados (nota de Luis Guerreiro):

Kefir, Chucrute, Coalhada

Comentários

Postagens mais visitadas