Como tudo começou Em Nova Iorque Restaurantes em Nova Iorque O movimento nos Estados Unidos E no Brasil? Nas próximas edições .... Veja aqui endereços de restaurantes e de lojas Como tudo começou O movimento crudívoro teve início em 1840, quando Sylvester Graham recomendava o consumo de alimentos crus como a dieta ideal. Em 1979, Aris La Tham -- precursor moderno do movimento -- inaugurou o restaurante Sunfire Foods, no bairro do Bronx, em Nova Iorque, e revolucionou o preparo de alimentos crus.
A primeira expansão, no entanto, aconteceu em San Diego, na Califórnia, com o surgimento de restaurantes especializados em preparações sem o uso de calor. Lá também começaram os encontros de grupos crudívoros e surgiram até grupos de apoio aos adeptos dessa alimentação. O movimento espalhou-se por Massachussets, Texas, Flórida e, especialmente, pela cidade de San Francisco. Curiosamente ou não, o movimento firmou-se em Nova Iorque nos anos 1999 e 2000. Na Europa também há interesse nessa filosofia alimentar, mas nada como o que acontece nos EUA.
Em Nova Iorque Como Nova Iorque é o pólo de disseminação do crudivorismo, semanalmente, desde 1999, o restaurante Caravan of Dreams organiza reuniões com comida crua e palestrantes, entre eles: Rynn Berry, Dough Graham, Fred Bischi e Gabriel Cousins. Esses encontros possibilitaram a organização dos trabalhos de divulgação e o intercâmbio entre esses palestrantes e outras pessoas do movimento.
Por que Nova Iorque? Talvez pela variedade de culturas que se fundem nessa cidade. Nova Iorque é uma cidade com uma vida noturna agitada, teatros, restaurantes... é uma cidade pedestre. Isso faz com que tanto moradores como visitantes estejam dispostos a experimentar novas idéias, inclusive de alimentação. Há em Nova Iorque cerca de 80 restaurantes vegetarianos, sendo 10 vegans e 7 crudívoros.
Cristina Suzuki, brasileira que mora em Nova Iorque há 12 anos e iniciou-se no crudivorismo há 8 anos, declara: "A vida muda completamente. Somos viciados em alimentos cozidos, mas é fácil nos acostumarmos com os alimentos simples, do jeito que a natureza oferece", diz Cristina. "É importante também que existam restaurantes que façam preparações gourmet cruas. É sempre bom poder comer um prato elaborado sem sair da linha crudívora!" Em relação à saúde, Cristina conta que se curou de problemas respiratórios, sintomas da TPM e se tornou uma pessoa mais sensível.
No restaurante vegetariano VEGETHUS, em São Paulo, Cristina esbanjou conhecimento e técnica no preparo de tortas doces e salgadas sem o uso de calor (foto). |
| George e Cristina, no Vegethus | Restaurantes em Nova Iorque Nas preparações crudívoras a criatividade dos chefs é colocada à prova, porque não estamos falando de saladas bem decoradas, mas de bolos, tortas, massas, e tudo o mais que se possa inventar nessa modalidade culinária.
No restaurante David Jubb, os pratos mais pedidos são: David Jubb's Smoothie, de leite de amêndoas cruas, acrescido de amoras e adoçado com néctar de cacto. O Vegetable Raw Burguer é um sanduíche feito de massa de sementes cruas moídas com tomate seco, camadas de alface, cenoura ralada, patê de azeitonas e tomate fresco.
Sun Burger, do Quintessence |
| No Quintessence, que tem 3 lojas em Manhattan, o sucesso é o Sun Burger. O pão é de grãos germinados triturados e cozidos ao sol e o hambúrguer é uma mistura de castanhas-do-pará e polpa de cenoura, catchup cru e maionese elaborada com leite de avelãs, óleo vegetal prensado a frio e sementes de mostarda. O segundo mais pedido é o espaguete de abobrinha crua (cortada em tiras finas, imitando a massa) com tomates crus e molho verde. De sobremesa uma mousse de alfarroba coberta com glacê de coco e amoras. |
| Mousse de Alfarroba (fruto semelhante ao cacau) | | No Bonobo's, o destaque é para os sorvetes de frutas com castanhas.
O Green Paradise oferece a seus clientes deliciosos quiches crus. A crosta é feita de sementes moídas e o recheio cremoso é preparado com vegetais desidratados.
Em Nova Iorque há lojas especializadas para o consumidor crudívoro em que o adepto encontra as matérias-primas necessárias para o preparo das delícias cruas. E também equipamentos, como os desidratadores para secar frutas. O movimento nos Estados Unidos Nova Iorque é o centro do movimento, mas muitas coisas interessantes acontecem por todo o país. Em Washington, há uma padaria que vende pães, doces, bolos e balas, preparados sem utilização de calor que exceda a 45 oC. O livro Raw, do chef crudívoro Juliano, que tem um restaurante de sucesso em San Francisco, inspira receitas em restaurantes crudívoros do país. Pelos EUA, existem ainda spas e clínicas de tratamento que têm na dieta crudívora o principal motivo para o sucesso terapêutico de seus pacientes.
E no Brasil? No Brasil, o movimento ainda tem poucos integrantes, mas já existem grupos que seguem a alimentação crudívora, como é o caso dos higienistas e essênios. Quem já experimentou as delícias da cozinha crudívora sabe a diferença de sabor e a vitalidade que os pratos proporcionam. Comercialmente, em todo o mundo, é uma culinária que faz sucesso tanto entre adeptos quanto entre curiosos, e estou certo de que não seria diferente no Brasil.
Em novembro, será lançada no Brasil a versão em português do livro The Sunfood Cuisine (A Cozinha dos Alimentos Solares), do chef canadense Frédéric Patenaude, que reside em Québec e estará aqui para o 36o Congresso Vegetariano Mundial, em Florianópolis www.svb.org.br. Ele é autor de 3 livros de receitas crudívoras e editor de uma revista de crudivorismo. Na foto, Frédéric, Higa (responsável pela nova edição), eu e Thiago.
Nas próximas edições ... Nas próximas edições trarei entrevistas com os chefs que fazem da culinária crudívora uma arte (Aris La Tham, Frédéric Patenaude), e personalidades do movimento, como Rynn Berry. No Brasil, conversarei com integrantes do movimento essênio. Fiquem ligados para ver tudo isso e aprender receitas de pratos crudívoros. À Sua Saúde!
Veja aqui endereços de restaurantes e de lojas
Restaurantes Bonobo's Restaurant 18 East 23rd Street New York, NY 10010-4404 Tel. 212-505-1200 info@bonobosrestaurant.com http://www.bonobosrestaurant.com
Caravan of Dreams 405 East 6th Street New York, NY 10009-6303 Contact: Angel Tel. 212-254-1613 angel@caravanofdreams.net http://www.caravanofdreams.net
Green Paradise 609 Vanderbilt Ave. Brooklyn, NY 11238-3519 Tel. 718-230-5177 ckrmr@cs.com http://www.live-food.com/greenparadise.html
Quintessence 263 East 10th Street New York, NY 10009 Tel: 646-654-1823
566 Amsterdam Avenue New York, NY 10024 Tel. 212-501-9700
353 East 78th Street New York, NY 10021-1313 Tel: 212-734-0888 quintessence-rest@worldnet.att.net http://www.quintessencerestaurant.com
Lojas
EatRaw 426 15th Street & 8th Avenue Brooklyn, NY 11215 atillman@eatraw.com http://www.eatraw.com
High Vibe 138 East 3rd Street New York, NY 10003 Tel. 212-777-6645 info@highvibe.com http://www.highvibe.com
Jubbs Longevity 508 East 12th Street New York, NY 10009 Tel. 212-353-5000 narda@lifefood.com http://www.jubbslongevity.com |
Comentários