Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Quinua, o cereal sagrado dos incas



Grão de grande valor nutritivo é comparado ao leite materno




A quinua é um grão com altíssimo valor nutritivo composto por vários aminoácidos essenciais que o corpo não produz e rico em ômega 3 e 6. Vendida em forma de grãos, flocos e farinha e também macarrão feito com a farinha de quinua, sem glúten. O valor nutritivo é comparado ao leite materno. Chamado também de quinoa, este cereal nasce em apenas um lugar no mundo, no deserto Uyuni (altiplano Boliviano) e era muito apreciado pelos incas.

Além disso, é qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano, pela Academia de Ciências dos Estados Unidos, e selecionada pela Nasa para integrar a dieta dos astronautas em vôos espaciais de longa duração, por seu extraordinário valor nutritivo. É também recomendada para atletas consumirem antes e depois das provas sendo a quinua um alimento armazenador de glicogênio e reparador dos músculos.

A nutricionista Gabriela Guerreiro, da consultoria Nutri Essencial, diz que o preparo é fácil que não existe quantidade ideal diária. “Isso vai depender do objetivo e necessidades de cada pessoa. Não há restrição estabelecida para qualquer faixa etária”, afirma.

Os flocos de quinua podem ser acrescentadas em saladas de frutas, frutas, ser batidas com sucos e vitaminas, mingaus e saladas e ainda substituir o flocos de aveia.A farinha de quinua susbtitui a farinha de trigo branca e pode ser misturadas a mingaus e vitaminas. E o grão de Quinua pode rechear legumes como tomate, substituir o trigo no tabule e colocar em saladas.

Origens

Produzido no deserto Uyuni (altiplano Boliviano). Com 12.500 Km2 fica a 3.800 metros acima do nível do mar, e o frio no inverno chega a 30 graus negativos. Seu horizonte é tão nítido que é possível ver claramente a curvatura terrestre desenhada no azul do céu. É neste lugar, Único no mundo, que nasce a quinua, o cereal sagrado dos Incas.

Em 1532, os colonizadores espanhóis invadiram a região dos altiplanos e acabaram com os 362 anos do Império Inca e também com a quinua ignorando tratar-se de um tesouro sagrado. O Quinua real era chamada de "Grano Madre" ou "Grano de Oro" e venerado como símbolo religioso. Todos os anos, quando iniciava a época do plantio, o próprio SAPA INKA (Supremo), com uma ferramenta de ouro maciço, abria simbolicamente o período de plantio da Quinua chamada pelos Incas de "cereal milagroso" ou "mãe dos seres humanos".

Nutrição

Foi constatado que seu valor nutritivo só é comparado ao leite materno, superior aos de origem animal, como a carne, o leite, os ovos e o peixe.
A quinua conta com 23% de proteínas, possui um balanço de aminoácidos excepcionalmente atrativo para a nutrição humana devido aos seus altos níveis de lisina e metionina. Conta com 20 aminoácidos, e 10 são essenciais (Histidina Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano, Valina e Arginina). De acordo com os resultados de algumas experiências, demonstrou-se que estas proteínas são mais favoráveis ao crescimento que as contidas no leite. Além disso, também encontram-se principalmente vitaminas A, B6, B1 e, em menores quantidades, as vitaminas E e C. Rica em certos minerais, como o ferro (9,5 mg/100 g de Quinua), fósforo (286 mg/100 g de Quinua) e Cálcio (112 mg/100 g). E quanto aos glucídios (hidratos de carbono), estes apresentam um valor entre 67% a 74

Indicações

É recomendado especialmente para atletas e mulheres, pois, têm os aminoácidos que são precursores das proteínas necessárias para um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares. Os grãos contêm pouco colesterol e gordura - ideal para quem quer ganhar ou cultivar músculos. Na recuperação de tecidos e células e na produção de hormônios e enzimas. Também contémr fitoestrógenos, substâncias que previnem enfermidades crônicas como osteoporose, câncer de mama, enfermidades do coração e outras alterações femininas ocasionadas pela falta de estrógenos durante a menopausa.

Onde encontrar: www.quinuareal.com.br, tel: (11) 3063-4007

0 comentários: