Germine a revolução



Conheça a dieta da alimentação viva, baseada em vegetais crus, frescos e orgânicos cheios de energia




Os grãos, sementes e castanhas germinados são componentes importantíssimos na cultura raw food (comida crua ou crudivorismo) e na dieta da alimentação viva, baseada em vegetais crus, frescos e orgânicos cheios de energia. Quando germinado, o alimento tem o seu valor nutricional altamente potencializado – em 20 mil vezes – e pleno de prana, a energia vital. O Rio de Janeiro tem peças-chave no desenvolvimento desse estilo de vida no Brasil, como Ana Branco, professora da PUC, e os irmãos Tiana e Henrique Rodrigues, do complexo de mercado e restaurante Universo Orgânico. Pioneiro, o espaço já faz sucesso entre artistas, yogis, esportistas e adeptos da vida saudável no Leblon. Em São Paulo, o grupo Terra Dourada tem ministrado cursos e palestras sobre alimentação viva.

Alimentação viva (living food)
O mais importante fator nessa dieta são as enzimas, pequenas proteínas que quando aquecidas acima de 38° C são destruídas. Elas ajudam na digestão. Os adeptos acreditam que quando se come um alimento cozido, é necessário o uso das suas próprias enzimas para digeri-lo, e quando você não tem reservas delas, a digestão fica lenta e sacrifica os órgãos. Na alimentação viva, a digestão é feita pelas enzimas do próprio alimento, poupando as enzimas de quem come, aumentando a reserva de energia, vitalidade e rejuvenescimento para o corpo e a mente.

Alimentação com vida (life food)
Segue o conceito da alimentação viva, com algumas restrições. Por exemplo, feijão e grãos (aveia, trigo, centeio) não são considerados “vivos”. O feijão é tóxico demais e os grãos híbridos contêm muito glúten. Os alimentos com semente são os consumidos – eles mantêm viva a cadeia da alimentação porque voltam para a terra. E valoriza a wild food, alimentos de plantas que nascem e crescem espontaneamente, sem a ajuda do homem. “Eles certamente têm muito mais energia do que os vegetais plantados em grande escala. Um típico caso é uma jaboticabeira que nasce em um sítio ninguém sabe como”.


Hábitos vivos
Qualquer que seja a sua dieta, inclua dicas do Universo Orgânico e ganhe energia

Leite o leite animal pode intoxicar o corpo dos adultos, causar sinusite e obstruções. Podemos extrair leite saboroso e nutritivo de castanhas e de amêndoas.

Verdes inclua mais saladas frescas nas suas refeições, principalmente em pratos com carnes. Ajuda na digestão. E sucos com vegetais verdes também. A clorofila limpa o sangue.

Germinados consuma em saladas, sobre frutas e qualquer prato. São peças-chave de uma alimentação energética.

Comida fresca quanto menos o alimento sofrer na distância do transporte, passar por diferenças de temperatura etc., mais energia ele terá.

Aquecimento ideal abaixo de 38° C.

Forno e fogão uso de fogão a lenha, a gás, elétrico e microondas – nesta ordem, o primeiro modo de cozinhar é o melhor e o último, o que menos preserva a energia vital do alimento. O corpo decodifica o alimento e manda os nutrientes com precisão para cada parte ideal. Quando o calor desfaz a estrutura do alimento, o corpo perde a referência e manda nutrientes de maneira desordenada, porque só entende o código do que o Universo criou, e assim gera lixo, o que pode provocar doenças. Isso também acontece com alimentos alterados geneticamente.

Cálcio quem tomar sol no rosto e mãos em horários adequados sem filtro solar por meia hora ganha muito em sua reserva de cálcio.

Mel vivo procure um apiário e peça pela última safra, que nunca foi requentada.

Sal do Himalaia é uma fonte de mineral mais pura porque cristalizou de um oceano de milhares de anos atrás.

Como Germinar Grãos
1, 2, 3
Coloque de uma a três colheres de sopa de grãos em um vidro e cubra com água mineral.
4 Deixe de molho por uma noite (8 horas).
5 Cubra o vidro com um pedaço de tule e prenda com um elástico.
6, 7 Despeje a água e enxágüe bem sob a torneira do filtro.
8, 9 Coloque o vidro inclinado em um escorredor em um lugar sombreado e fresco
10, 11 Enxágüe pela manhã e à noite. Nos dias quentes é preciso lavar mais vezes.
Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral estão com a sua potência máxima logo que sinalizam o processo do nascimento, quando ficam prontos para serem consumidos, com um biquinho apontando para fora.

Sugestões de sementes: Todas comestíveis por homens ou pássaros: girassol, nabão, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, soja, centeio, gergelim, grão de bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha-do-pará, amêndoas, ervilha, feno-grego etc

Fonte: www.universoorganico.com

Como cultivar os germinados
Escolha sementes (orgânicas sempre que possível) e lave bem. Se for para bater com sucos, use uma mão cheia por suco e na quantidade de 1 para 3 de água pura para hidratar ou germinar. É preciso saber a hora certa de consumir, porque quando a semente passa do ponto, precisa ir para a terra e virar broto. Sugestão: mamão com linhaça germinada é um ótimo café de manhã. Os germinados acompanham bem sucos, saladas e qualquer prato que você quiser. Para germinar as sementes e grãos, é preciso deixá-las de molho e seguir o processo da ilustração. Para mais detalhes, entre em contato com os sites indicados.

SEMENTES
Gergelim, girassol e linhaça:
8 a 12 horas

CEREAIS
Trigo: 8 a 12 horas
Aveia: 36 horas
Cevada: 48 horas

CASTANHAS
Amêndoas, castanha-do-pará, nozes, castanha-de-caju:
de 8 a 12 horas de molho

FRUTAS DESIDRATADAS
Ameixa, tâmara, damasco, banana:
de 2 a 6 horas

Info
Universo Orgânico Produtos Orgânicos e Alimentação Com Vida
Rua Conde de Bernadote nº 26 / Lojas
105 e 106, Leblon, Rio de Janeiro – RJ.
Tel: (21) 3874-0186. Seg: 8 às 19h;
ter a sáb: 8 às 21h30; dom: 11 às 20h.

CURSOS

wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/
portugues/apresentacao.html

Em São Paulo:
terradourada@gmail.com
com Flávio Passos.
www.guiavegano.com/cru/index.html


Matéria exclusiva da revista PYJ # 8
Fonte: eyoga

Comentários

Postagens mais visitadas