Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

DICAS DE SAÚDE {Dicas para uma Postura Saudável}

DICAS DE SAÚDE {Dicas para uma Postura Saudável}


Dicas para uma Postura Saudável

"A postura é o posicionamento de parte ou de todo o corpo humano, refletindo estados emocionais do passado e/ou presente, como também vícios de postura, advindos da vida moderna. "

Atualmente, grande parte da população permanece a maior parte do seu tempo útil na postura sentada, seja numa cadeira ou computador, a qual favorece uma grande pressão sobre a coluna vertebral, músculos, articulações e fáscias relacionadas. Coluna esta que sofre com os desgastes naturais do envelhecimento, sobrecargas e posturas inadequadas. Afinal, quem nunca sentiu nem que seja uma pequenina "dor nas costas" ?

Mas, podemos sim prevenir e reduzir estes desgastes e distúrbios de várias maneiras: fazendo exercícios físicos regularmente, utilizando uma alimentação saudável e posturas adequadas nas atividades da vida diária.

Seguem algumas dicas simples de postura:

Postura diante do Mundo: ao acordar, sorria e agradeça por esse novo dia!
Ao se levantar da cama: vire de lado e depois se levante com a ajuda dos braços.
Arrumando a cama: dobre os joelhos com a coluna reta ou fique ajoelhado.
Sentado: mantenha as costas e braços apoiados na cadeira ou sofá; os joelhos devem fazer um ângulo de 90º . Mantenha a coluna reta e com ângulo de cerca de 90o a 100o com as coxas. Caso necessário, coloque uma pequena almofada na altura da coluna lombar (meio das costas e embaixo). Prefira esta postura para ler e assistir TV.
No computador: utilize uma cadeira com apoio lombar e altura do assento de forma que seus pés fiquem apoiados no chão ou num apoio levemente inclinado, com os joelhos fazendo um ângulo de 90o . Mantenha os braços fazendo um ângulo reto de 90o, e os punhos retos. A cabeça deve ficar alinhada com o corpo, e o olhar em relação ao monitor deve fazer um ângulo de no máximo 10o . Levante-se e descanse periodicamente, fazendo alguns exercícios de alongamento.
Levantando pesos: se aproxime do objeto, dobre os joelhos com a coluna reta e abdome contraído (barriga para dentro), peque o peso e levante-o Caso o objeto seja muito pesado, peça ajuda de outras pessoas.
Pegando objetos no alto: sempre utilize escadas seguras.
Dirigindo: mantenha a coluna reta, ajustando a posição do banco de acordo com a sua altura, se necessário use uma almofada conforme indicado na figura, e mantenha o joelho um pouco elevado.
Lavando louças ou passando roupas: mantenha a coluna reta e apóie o pé alternadamente em um apoio improvisado.
Usando sapatos e bolsas: prefira as bolsas tipo mochila pequenas e leves nas costas ou de lado. Use sapatos de saltos baixos e largos.
Dormindo: durma sempre de lado com o apoio de um travesseiro da altura do seu ombro sob a cabeça e outro entre as pernas. Utilize colchões que cedam suavemente ao peso do seu corpo, evite os ortopédicos muito duros e os de espuma, muito moles.

PARA SABER MAIS:

1. CAILLIET, Rene. Lombalgias. 3. ed. Manole, São Paulo, 1988

2. KNOPLICH, José. Viva bem com a coluna que você tem. 7.ed. Ibrasa, São Paulo, 1978

3. KNOPLICH, José. Enfermidades da Coluna Vertebral. Panamed, São Paulo, 1986

Dra. Carla Rodrigues : Fisioterapeuta e Terapeuta Holística

0 comentários: