Combinação de Alimentos – facilitando a digestão, desintoxicação e emagrecimento

Como muitos já sabemos, a mais condenada combinação de alimentos é amido e proteína,
Isso é explicado pois para digerir o carboidrato a boca produz uma substância salivar chamada de amilase, responsável pela quebra das moléculas de amido. Quando o carboidrato chega no estômago, ele chega cheio de amilase, que neutraliza a acidez. No entanto, qdo consumimos um carboidrato juntamente com uma proteína de origem animal, o ácido clorídrico (ácido responsável pela maior parte da digestão da proteína animal) se encontra com a amilase o que neutraliza a capacidade de ambos atuarem causando má digestão e mal aproveitamento dos alimentos além de fermentação.
Essa fermentação causa acidificação do sangue, além de atrapalhar a digestão e tornar a absorção dos nutrientes difícil e facilitar o acúmulo de gordura e outras substâncias tóxicas no corpo.
Além dessa combinação, não devemos ingerir frutas com nenhum outro tipo de alimento. As frutas demoram 30 minutos para serem digeridas, diferente dos outros alimentos, que levam de 2 horas a 8 horas, dependendo da composição da refeição. Comendo uma fruta como sobremesa, ou no meio da refeição, toda a refeição será também fermentada, pois a fruta é digerida no intestino, com enzimas específicas para a frutose, enquanto os outros alimentos são digeridos em outras etapas e requerem outras enzimas.
Quanto a disgestão de proteínas e carboidratos, também não é recomendável misturar duas proteínas na mesma refeição (soja + carne, frango + carne, etc).
Já os carboidratos são mais fáceis de serem misturados entre si, sendo aconselhável misturar no máximo dois ou três tipos de carboidratos.
Os feijões (com exceção da soja) podem ser misturados aos carboidratos.
Laticínios não devem também ser misturados com carboidratos, nem proteínas .
As oleaginosas não deveriam ser misturadas a nenhum tipo de alimento, ou então ser misturadas aos carboidratos.
Já as gorduras e hortaliças, podem ser misturadas entre si, ou com proteínas, ou com carboidratos, ou com laticínios.
Segue abaixo um quadro resumo das combinações “permitidas”:
Frutas – sozinhas
Vegetais + carboidratos + gordura
Vegetais + 1 proteína + gordura
Vegetais + oleaginosas + gordura
Vegetais + laticínios + gordura
Vegetais + carboidratos + oleaginosas + gordura

Vale lembrar que a combinação de alimentos é um assunto polêmico, e deve ser usada com critério, a fim de facilitar o processo de digestão para aqueles que tem dificuldade em digerir certos alimentos, par desintoxicação e emagrecimento.
Vale lembrar que devemos sempre observar se algumas combinações ou determinados alimentos nos causam mal-estar, prestando sempre atenção nas reações do nosso corpo.

Fontes: DIETA SEM FOME – Harvey e Marilyn Diamond – Ed. Record
VOCÊ É O QUE VOCÊ COME – Dra Gillian McKeith – Ed. Alegro

Fonte: Alimentação Holística

Comentários

Postagens mais visitadas