Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Alimento Vivo ou Crudivorismo

Não pensem que alimento vivo é uma filosofia nutricional na qual as pessoas ingerem animais ainda vivos. De fato existem algumas culturas que utilizam esse método, principalmente para frutos do mar como polvo, lula e mariscos, mas não é disso que estamos falando.


Alimento vivo é uma técnica culinária que usa produtos crus, orgânicos e funcionais, deixando de lado processos de industrialização e de cozimento, para a prevenção de doenças e preservação da saúde.

A base é de alimentos vegetais in natura, que não passam pelo processo de industrialização ou de cozimento.

Aqui no Rio, na Lapa, há um restaurante/laboratório do médico gastroenterologista Alberto Peribanez Gonzalez. Um casarão histórico de três andares, na zona boêmia do Rio de Janeiro.

A Oficina da Semente, é pequeno restaurante com uma cozinha, que é espécie de laboratório vivo, onde o médico desenvolve técnicas culinárias para que os alimentos funcionais, orgânicos, germinados e crus possam ser assimilados por famílias de todas as classes sociais, na prevenção de doenças e preservação da saúde.

Nesta filosofia nutricional, o único óleo usado é o azeite extra virgem, a geladeira é usada no frio mínimo, o cozimento é restrito a escaldadas, leves refogados ou sopas mornas. Quanto menor o tempo de cozimento mais se preservam os nutrientes dos alimentos.

A germinação substitui o cozimento de cereais potencializando seus teores terapêuticos. Segundo os adeptos desta filosofia, alimentos orgânicos, in natura, são são mais acessíveis a quaisquer classes sociais e garantem saúde plena o que configura também uma economia com remédios e consultas médicas. Assim pode-se dizer que a nutrição pelo Alimento Vivo não está restrita às classes abastadas, como nas dietas em que se tem que comprar apenas alimentos das prateleiras de dietéticos dos supermercados.

A teoria do Alimento Vivo também é conhecida como crudivorismo. Segundo a macrobiótica esta dieta torna o organismo por demais Yin. O excesso de energia Yin pode deixar o indivíduo tão calmo que lhe falta iniciativa. O ideal seria a busca pelo equilíbrio, nem muita agressividade nem muita passividade. A sabedoria está no caminho do meio.

Para saber mais sobre Alimento Vivo, pode consultar o livro "Lugar de médico é na cozinha" ou o site http://www.oficinadasemente.com.br/proposta.php#


Fonte:
Gororobas do Brasil

0 comentários: