Alimento primordial


Restaurante Caravan of Dreams



O crudivorismo é um movimento que prega o consumo de alimentos estritamente crus, mas nem por isso deixa de contar com uma culinária gourmet

Por George Guimarães

As pessoas que seguem esse movimento podem se alimentar de forma muito simples, consumindo frutas, castanhas, vegetais frescos, grãos germinados, etc. As cozinhas abrem mão do forno e do fogão, mas, em contrapartida, estão devidamente equipadas com desidratadores e processadores de alimentos. É uma culinária que exige muita criatividade.


Em restaurantes crudívoros, os chefs transformam alimentos crus em tortas, bolos, espaguetes e hambúrgueres. É dessa nova tendência que vamos falar, com um passeio pelo sofisticado mundo crudívoro de Nova Iorque, atualmente o principal centro de difusão dessa idéia e que já conta com 7 restaurantes que servem estritamente preparações sem o uso de calor.

Clique aqui se quiser falar com o nutricionista George Guimarães

  • Como tudo começou
  • Em Nova Iorque
  • Restaurantes em Nova Iorque
  • O movimento nos Estados Unidos
  • E no Brasil?
  • Nas próximas edições ....
  • Veja aqui endereços de restaurantes e de lojas
  • Como tudo começou
    O movimento crudívoro teve início em 1840, quando Sylvester Graham recomendava o consumo de alimentos crus como a dieta ideal. Em 1979, Aris La Tham -- precursor moderno do movimento -- inaugurou o restaurante Sunfire Foods, no bairro do Bronx, em Nova Iorque, e revolucionou o preparo de alimentos crus.

    A primeira expansão, no entanto, aconteceu em San Diego, na Califórnia, com o surgimento de restaurantes especializados em preparações sem o uso de calor. Lá também começaram os encontros de grupos crudívoros e surgiram até grupos de apoio aos adeptos dessa alimentação. O movimento espalhou-se por Massachussets, Texas, Flórida e, especialmente, pela cidade de San Francisco. Curiosamente ou não, o movimento firmou-se em Nova Iorque nos anos 1999 e 2000. Na Europa também há interesse nessa filosofia alimentar, mas nada como o que acontece nos EUA.

    Em Nova Iorque
    Como Nova Iorque é o pólo de disseminação do crudivorismo, semanalmente, desde 1999, o restaurante Caravan of Dreams organiza reuniões com comida crua e palestrantes, entre eles: Rynn Berry, Dough Graham, Fred Bischi e Gabriel Cousins. Esses encontros possibilitaram a organização dos trabalhos de divulgação e o intercâmbio entre esses palestrantes e outras pessoas do movimento.

    Por que Nova Iorque? Talvez pela variedade de culturas que se fundem nessa cidade. Nova Iorque é uma cidade com uma vida noturna agitada, teatros, restaurantes... é uma cidade pedestre. Isso faz com que tanto moradores como visitantes estejam dispostos a experimentar novas idéias, inclusive de alimentação. Há em Nova Iorque cerca de 80 restaurantes vegetarianos, sendo 10 vegans e 7 crudívoros.

    Cristina Suzuki, brasileira que mora em Nova Iorque há 12 anos e iniciou-se no crudivorismo há 8 anos, declara: "A vida muda completamente. Somos viciados em alimentos cozidos, mas é fácil nos acostumarmos com os alimentos simples, do jeito que a natureza oferece", diz Cristina. "É importante também que existam restaurantes que façam preparações gourmet cruas. É sempre bom poder comer um prato elaborado sem sair da linha crudívora!" Em relação à saúde, Cristina conta que se curou de problemas respiratórios, sintomas da TPM e se tornou uma pessoa mais sensível.

    No restaurante vegetariano VEGETHUS, em São Paulo, Cristina esbanjou conhecimento e técnica no preparo de tortas doces e salgadas sem o uso de calor (foto).


    George e Cristina, no Vegethus

    Restaurantes em Nova Iorque
    Nas preparações crudívoras a criatividade dos chefs é colocada à prova, porque não estamos falando de saladas bem decoradas, mas de bolos, tortas, massas, e tudo o mais que se possa inventar nessa modalidade culinária.

    No restaurante David Jubb, os pratos mais pedidos são: David Jubb's Smoothie, de leite de amêndoas cruas, acrescido de amoras e adoçado com néctar de cacto. O Vegetable Raw Burguer é um sanduíche feito de massa de sementes cruas moídas com tomate seco, camadas de alface, cenoura ralada, patê de azeitonas e tomate fresco.


    Sun Burger, do Quintessence

    No Quintessence, que tem 3 lojas em Manhattan, o sucesso é o Sun Burger. O pão é de grãos germinados triturados e cozidos ao sol e o hambúrguer é uma mistura de castanhas-do-pará e polpa de cenoura, catchup cru e maionese elaborada com leite de avelãs, óleo vegetal prensado a frio e sementes de mostarda. O segundo mais pedido é o espaguete de abobrinha crua (cortada em tiras finas, imitando a massa) com tomates crus e molho verde. De sobremesa uma mousse de alfarroba coberta com glacê de coco e amoras.

    Mousse de Alfarroba (fruto semelhante ao cacau)

    No Bonobo's, o destaque é para os sorvetes de frutas com castanhas.

    O Green Paradise oferece a seus clientes deliciosos quiches crus. A crosta é feita de sementes moídas e o recheio cremoso é preparado com vegetais desidratados.

    Em Nova Iorque há lojas especializadas para o consumidor crudívoro em que o adepto encontra as matérias-primas necessárias para o preparo das delícias cruas. E também equipamentos, como os desidratadores para secar frutas.

    O movimento nos Estados Unidos
    Nova Iorque é o centro do movimento, mas muitas coisas interessantes acontecem por todo o país. Em Washington, há uma padaria que vende pães, doces, bolos e balas, preparados sem utilização de calor que exceda a 45 oC. O livro Raw, do chef crudívoro Juliano, que tem um restaurante de sucesso em San Francisco, inspira receitas em restaurantes crudívoros do país. Pelos EUA, existem ainda spas e clínicas de tratamento que têm na dieta crudívora o principal motivo para o sucesso terapêutico de seus pacientes.

    E no Brasil?
    No Brasil, o movimento ainda tem poucos integrantes, mas já existem grupos que seguem a alimentação crudívora, como é o caso dos higienistas e essênios. Quem já experimentou as delícias da cozinha crudívora sabe a diferença de sabor e a vitalidade que os pratos proporcionam.
    Comercialmente, em todo o mundo, é uma culinária que faz sucesso tanto entre adeptos quanto entre curiosos, e estou certo de que não seria diferente no Brasil.

    Em novembro, será lançada no Brasil a versão em português do livro The Sunfood Cuisine (A Cozinha dos Alimentos Solares), do chef canadense Frédéric Patenaude, que reside em Québec e estará aqui para o 36o Congresso Vegetariano Mundial, em Florianópolis www.svb.org.br. Ele é autor de 3 livros de receitas crudívoras e editor de uma revista de crudivorismo. Na foto, Frédéric, Higa (responsável pela nova edição), eu e Thiago.

    Nas próximas edições ...
    Nas próximas edições trarei entrevistas com os chefs que fazem da culinária crudívora uma arte (Aris La Tham, Frédéric Patenaude), e personalidades do movimento, como Rynn Berry. No Brasil, conversarei com integrantes do movimento essênio. Fiquem ligados para ver tudo isso e aprender receitas de pratos crudívoros.
    À Sua Saúde!

    Veja aqui endereços de restaurantes e de lojas

    Restaurantes
    Bonobo's Restaurant
    18 East 23rd Street
    New York, NY 10010-4404
    Tel. 212-505-1200
    info@bonobosrestaurant.com
    http://www.bonobosrestaurant.com

    Caravan of Dreams
    405 East 6th Street
    New York, NY 10009-6303
    Contact: Angel
    Tel. 212-254-1613
    angel@caravanofdreams.net
    http://www.caravanofdreams.net

    Green Paradise
    609 Vanderbilt Ave.
    Brooklyn, NY 11238-3519
    Tel. 718-230-5177
    ckrmr@cs.com
    http://www.live-food.com/greenparadise.html

    Quintessence
    263 East 10th Street
    New York, NY 10009
    Tel: 646-654-1823


    566 Amsterdam Avenue
    New York, NY 10024
    Tel. 212-501-9700

    353 East 78th Street
    New York, NY 10021-1313
    Tel: 212-734-0888
    quintessence-rest@worldnet.att.net
    http://www.quintessencerestaurant.com

    Lojas

    EatRaw
    426 15th Street & 8th Avenue
    Brooklyn, NY 11215
    atillman@eatraw.com
    http://www.eatraw.com

    High Vibe
    138 East 3rd Street
    New York, NY 10003
    Tel. 212-777-6645
    info@highvibe.com
    http://www.highvibe.com

    Jubbs Longevity
    508 East 12th Street
    New York, NY 10009
    Tel. 212-353-5000
    narda@lifefood.com
    http://www.jubbslongevity.com

    Comentários

    Postagens mais visitadas