EUA aprovam venda de produtos de gado clonado


Vaca (arquivo)
FDA diz que não há diferença entre leite de vaca clonada ou não
Carne e leite provenientes de vacas, porcos e cabras clonados são tão seguros para o consumo humano quanto os produzidos por animais nascidos e criados de maneira convencional, disse nesta terça-feira o Food and Drug Administration (FDA), o órgão do governo americano que controla alimentos e remédios.

Em relatório de 900 páginas, feito após seis anos de estudo, o órgão diz que não há distinção entre ambos os tipos de produtos. Com isso, o último obstáculo para a regulamentação da venda de produtos provenientes desses animais é removido.

Isso não significa, contudo, que as prateleiras de supermercados americanos vão estar cheias, da noite para o dia, de alimentos oriundos de animais clonados.

Esses animais são muito caros - até US$ 20 mil por exemplar -, portanto são utilizados principalmente para reprodução.

Assim, seus produtos entrarão no mercado de maneira indireta.

O FDA não vai exigir que alimentos derivados de animais clonados tenham essa informação no rótulo.

Inquietação

O FDA foi criticado por grupos ativistas e políticos americanos que não estão convencidos de que foram recolhidos dados suficientes para justificar a decisão.

A senadora pelo Estado de Maryland, Barbara Mikulski, se disse "desapontada com a pressa" com que o órgão aprovou alimentos derivados de animais clonados.

"Só porque uma coisa foi criada em um laboratório, não significa que nós deveríamos comê-la", afirmou.

Um grupo de pressão americano, Centro para Segurança de Alimentos, concordou com a posição da senadora. Seu representante, Andrew Kimbrell, disse que a ação do FDA "desrespeita a vontade do público e do Senado e literalmente abre uma caixa de Pandora".

Uma pesquisa realizada em 2005 pelo Pew Charitable Trusts revelou que dois terços dos consumidores americanos estão "desconfortáveis" com a clonagem de animais, e quase a metade acredita que alimentos originários de clonagem não seriam seguros como alimentos.

Em algumas áreas dos Estados Unidos, há inquietação sobre o impacto da decisão no comércio internacional de carne americana, caso autoridades em outros países adotem uma postura diferente em relação à clonagem.

Ainda não há informações suficientes sobre a segurança de outras espécies clonadas, inclusive de ovelhas.

Comentários

Postagens mais visitadas