Brotos crescendo

Brotos de Girasol

Olha que lindos os brotos parecem bebes girasois curiosos olhando por cima do berço trocando ideia com o trigo ao lado procurando a luz que o faz mais verde.

Brotos Germinando Da esquerda para direita Girasol c/ 5 dias grande , Girasol c/ 1 dia, Amendoas com 2 dias ja sem pele, Trigo com 2 dias, e alfafa. Os vidros tem uma redinha de filó no lugar da tampa presos por uma gominha pra lavar e deixar escorrendo de 4 em 4 horas +-.

Quinua Real Organica Para germinar Quinua colocar as sementes cobertas de agua por 8 a 12 horas e depois escorrer lavar e deixar por 12 a 24 horas lavando e escorrendo a agua a cada 4 horas numa peneira ou em vidro como acima. Na foto esta com 2 dias ja boa pra consumir. Parece um pouco com Gergilim germinando.

Broto de Trigo para clorofila

Deixe o trigo de molho por 12 horas em água de boa qualidade,
Escorra a água e deixe o trigo por mais 12 horas, molhando de 4 em 4 horas neste período o trigo começará a brotar.
Enquanto isto prepare um canteiro ou recipiente com terra boa e bem afofada,
Depois que o trigo já iniciou a fase de brotamento, com 36 horas, espalhe-o homogeneamente sobre a terra com o espaçamento bem reduzido (se possível colocar uma semente ao lado da outra), cobri-los com cerca de 0,5 cm de terra e irrigar todos os dias pela manhã ou no final da tarde.
Quando atingirem cerca de 7,0 cm de altura já podemos colher. Se vc tem um extrator de clorofila use ele senão bata no liquidificador com maca ou água de coco ou laranja lima (serra d água aqui em minas), e côa em pano fino.

Esse canteiro da foto acima eu fiz em Alto Paraiso no Chamado do Beija Flor e tinha 7 dias, com o Thomas pastando literalmente nele, Abaixo trigo germinando no copo antes de ir pra terra com 1 dia e meio.

Broto de trigo com 2 dias



Broto de Nabo As sementes de nabo sao encontradas em casas de comida de passaros e custam bem barato os brotos ficam com 5 cm e bem crocantes na foto esta no comeco da germinacao.

Canteiro de Trigo Canteiro de broto de trigo com 7 dias de germinaçao
















Fonte: Cozinha Viva


BROTOS







Porquê consumir brotos?

Grande teor de energia vital e de fácil digestibilidade.

Processo pré-digestivo onde as proteínas são decompostas em aminoácidos, os hidratos de carbono complexos em açúcares simples, as gorduras em ácidos graxos e ainda há um momento da presença de minerais e outras substâncias como as enzimas, fito-hormonas e antibióticos naturais.

No processo da germinação, são eliminadas substâncias inibidoras de processos metabólicos, como determinadas enzimas que interferem na germinação e oxalatos que bloqueiam a absorção do zinco e de outros minerais. Dessa maneira as sementes transformam- se em alimentos alcalinizadores do organismo. Ao incluirmos uma variedade de rebentos na alimentação, aumentamos a vitalidade do corpo,

Porquê cultivar os brotos?

A fase de brotos é mais rica em nutrientes do que em qualquer outro estágio da planta;

No seu cultivo, é dispensável usar terra, fertilizantes e inseticidas;

Produção em curto prazo de tempo;

Facilidade para aproveitamento de espaços domésticos;

Possibilidade de germinação de variedade de sementes, com propriedades diferentes, para compor uma alimentação equilibrada, vitalizante, de baixo custo e;

Produzindo e preparando o próprio alimento tem-se mais autonomia na vida.

Como Cultivar brotos?

1. Escolha sementes (biologicamente cultivadas) com amor, medite sobre a vida que está ali contida e lave-as. A quantidade deve ser 1/8 do tamanho do frasco de vidro.

2. Deixe as sementes num recipiente de frasco de vidro com água, durante a noite.

3. No dia seguinte escorra a água e lave bem as sementes colocando o recipiente de frasco de vidro inclinado em 45° com uma tela na boca, deixando entrar o ar e escorrer a água.

Lave com bastante água potável as sementes, 3 vezes ao dia, até a fase de brotos. Dependendo da semente a germinação completa pode variar de quatro a sete dias.

Lave e escorra os brotos, estão prontos para serem saboreados.

Para armazenar os brotos (guarde-os no refrigerador num recipiente forrado com papel toalha para mantê-lo secos e evitar a proliferação de fungos.

TEMPO DE HIDRATAÇÃO E GERMINAÇÃO


Cereais
Hidratação
Germinação
Trocar a água
Quantidade por refeição/pessoa
Arroz integral
08 a 12 h
03 dias
03 vezes ao dia
½ chávena
Aveia em grão
36 a 48 h
03 vezes ao dia
½ chávena
Cevada
48 h
03 vezes ao dia
½ chávena
Trigo em grão
08 a 12 h
03 dias
03 vezes ao dia
½ chávena
Trigo sarraceno
08 a 12 h
02 dias
03 vezes ao dia
½ chávena





Sementes
Hidratação
Germinação
Trocar a água
Quantidade por refeição/pessoa
Gergelim
08 a 12 h
02 dias
03 vezes ao dia
¼ chávena
Girassol
08 a 12 h
03 dias
03 vezes ao dia
½ chávena
Linhaça
08 a 12 h
02 dias
03 vezes ao dia
1 colher





Castanhas
Hidratação
Germinação
Trocar a água
Quantidade por refeição/pessoa
Amêndoas
08 a 12 h
02 dias
03 vezes ao dia
20 unidades
Castanha do Pará
08 a 12 h
03 vezes ao dia
06 unidades
Nozes
08 a 12 h
03 vezes ao dia
½ chávena









Obs: para descontaminar (aflotoxinas, inseticidas, metais pesadas) sementes,durante todo o período de hidratação, colocar carvão de lenha verde dentro da água.


Fonte: - Ros´Ellis Maior Moraes -(Nutricionnista)

Comentários

Unknown disse…
Gostei da sua matéria, mas onde posso comprar as sementes? Estou tendo mta dificuldade em achar a semente do trigo por exemplo. Tem algum lugar em São Paulo que eu possa comprar?
Luis Guerreiro disse…
Eu não conheço bem S. Paulo mas quando trabalhei no IPEC em Perinópolis traziam-me sementes da zona cerealifica de S.Paulo - onde fica é que não sei... mas penso que deve encontrar facilmente...mesmo em alguns supermercados encontrei. E há sempre as lojas de produtos naturais onde pode encomendar.
cris disse…
zona cerealista fica na Luz próximo ao Mercado Municipal
Unknown disse…
Olá Luis, sou Ana Lúcia e estou encantada com esse mundo maravilhoso dos organicos, louca pra sair de SP e ir morar em algum lugar onde possa me dedicar totalmente ao cultivo de "vida" através da alimentação organica. Parabéns pela sua iniciativa, vc já faz parte de um grupo pioneiro que está na luta para apresentar ao mundo um tipo de vida saudável de verdade!
Querido, para realizar as germinações devo ultilizar apenas sementes organicas?
Bjs e boa sorte!
Ana
Luis Guerreiro disse…
Olá Ana Lúcia,

As melhores sementes são sem duvida as orgânicas mas se não encontrar use pelo menos sementes que não tenham sido modificadas geneticamente.
HENRIETTE disse…
OLa, adorei o site. Achei trigo integral na parte de produtos naturais dos supermercados (Vargem Grande, Ibiúna, Piedade). Também achei gergelim branco e preto cru, fica muito gostoso esse broto. Além desses achei painço e alpiste(comida para passaro, por isso nao deve ter veneno) Agora procuro rabanete, beterraba, alface, escarola sem agrotoxicos ou venenos. Algém tem uma dica?

Postagens mais visitadas