Britânicos são os mais viciados em fast food, diz pesquisa

Hamburguer
Britânicos dizem "gostar muito" de fast food
A Grã-Bretanha é o país em que as pessoas são mais ligadas à fast food, seguido de perto pelos Estados Unidos, segundo uma pesquisa em 13 países encomendada pela BBC.

O estudo realizado pela empresa Synovate consultou 9 mil pessoas sobre seus hábitos alimentares, como parte de uma investigação da BBC sobre obesidade no mundo, e encontrou grande variedade de atitude em relação a comida e variação de peso.

Enquanto 45% dos entrevistados na Grã-Bretanha concordaram com a declaração “Eu gosto muito do gosto de fast food para abrir mão dela”, no Brasil este número foi de 29,5%. Nos Estados Unidos, o número foi de 44%.

Os franceses são os que mais se pesam diariamente (12,9%), enquanto no Brasil, 44% disseram subir na balança apenas quando se lembram. Os moradores de Cingapura são os que têm menor tendência a se pesar.

A maioria dos brasileiros entrevistados também disse comer o que quer, quando quer (55,6%), mas 36,1% admitiram ter usado ou estar usando produtos com baixo teor de gordura para controlar ou reduzir o peso e 26,3% já usaram ou estão usando produtos com baixo índice de carboidratos.

Ao todo, 77,7% dos brasileiros disseram monitorar a própria alimentação cuidadosamente e 93,2% disseram que se sentem melhor quando consomem alimentos saudáveis.

Árabes

A pesquisa ainda mostrou algumas variações geográficas.

Os moradores da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos estão entre os principais consumidores de produtos com baixo teor de gordura, substitutivos de refeições (como diet shakes, por exemplo) e suplementos alimentares.

Eles também são os mais interessados em programas de perda de peso, ginástica e equipamentos domésticos para exercícios.

“As pessoas são naturalmente contraditórias e em nenhum outro quesito isso é mais óbvio do que em uma questão importante e delicada como o próprio peso”, disse Steve Garton, da Synovate.

“Os resultados mostram um mundo em que as pessoas não conseguem se negar um hambúrguer, ou uma fatia extra de pizza, mas provavelmente se sentem melhores ao acompanhar tudo isso com um refrigerante dietético.”

A obesidade vem aumentando em todo o mundo, com exceção de algumas regiões da Ásia, e um estudo recente conduzido em 63 países mostrou que entre metade e dois terços dos homens estava obeso ou acima do peso em 2006.

Ainda se debate quais são os riscos exatos para a saúde causados pela obesidade, mas pessoas acima do peso sofrem maior risco de doenças cardíacas, diabetes do tipo 2 e outras doenças, como alguns tipos de câncer.

Fonte: BBC Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas