Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Dieta do Paleolítico na prevenção da diabetes

Dieta do Paleolítico na prevenção da diabetes


Os habitantes das ilhas de Kitava e Papua Nova Guiné não apresentam problemas cardiovasculares ou diabetes. Steffan Lindeberg, cientista da Universidade de Lund, julga saber porquê.


Uma investigação publicada na revista “Diabetologia” sugere que a alimentação que os nossos antepassados praticavam há cerca de dois milhões de anos é a mais eficaz no controlo de níveis no sangue.

De acordo com Steffan Lindeberg, do Departamento de Medicina da Universidade de Lund, na Suécia, uma ementa que se resuma a frutas, vegetais, frutos secos, peixes e carnes magras, permite “ensinar” o organismo a controlar os níveis de acúcar. O investigador sueco, que há muitos anos estuda o efeito das dietas tradicionais na saúde humana, interessou-se pela ausência de doenças cardiovasculares ou diabetes em habitantes de ilhas como Kitava, Trobriand e Papua Nova Guiné. Nestas populações, onde os alimentos de origem agrícola são praticamente inexistentes, as respostas insulínicas (descargas de insulina no sangue) são menores e os níveis de açúcar no sangue estão geralmente normalizados. Isto porque é dos alimentos agrícolas que vem a maior parte das calorias que armazenamos.

O estudo agora publicado, um dos primeiros a debruçar-se sobre a dieta do Paleolítico, revela que este tipo de nutrição consegue regular a resposta insulínica e os níveis de açúcar no sangue em apenas três meses. Segundo os cientistas, esta dieta pode ser a intervenção alimentar mais adequada para diabéticos ou pré-diabéticos.
(Público, 03/07/2007)

1

0 comentários: