Pão essênio

A receita básica tem mais de 2000 anos e consta do Evangelho de Paz dos Essênios.


1. Colocamos uma xícara e meia de grãos orgânicos (trigo, centeio, milho, cevada, aveia) em três xícaras de água, durante uma noite. Escorremos a água e deixamos germinar durante 36 horas, enxaguando e escorrendo os grão de duas a três vezes ao dia.
2. Moemos os grãos germinados em um moedor, um liqüidificador ou um processador. Amassamos até adquirir a consistência de uma massa de pão.
3. Podemos adicionar diversos temperos (timo ou cominho), alimentos (alho ou cebola picada) ou passas, tâmaras, sementes de girassol, etc.
4. Untamos uma assadeira ou frigideira e colocamos a massa em rodelas achatadas.
5. Colocamos no sol ou em um lugar quente (um forno morno).
6. O pão está pronto quando por fora formou-se uma crosta fina e dentro está úmido, mas não grudento.

Obs1:: É preferível desidratar o pão ao sol, pois a massa absorverá a energia do astro rei, fonte da vida na Terra. Em caso de dia nublado, pode-se usar o forno, tomando cuidado para não aquecer demais.

Fonte:Trigo & Girassol.


"Deixai que os anjos de Deus vos preparem o vosso pão. Umedecei o vosso trigo, para que o anjo da água penetre nele. Ponde-o então no ar, para que o anjo do ar o abrace. E deixai-o da manha à noite debaixo do sol, para que o anjo da luz solar desça sobre ele. E a benção dos três não tardará a fazer o germe da vida brotar no vosso trigo. Em seguida moei o vosso grão e fazei obreiras finas, como faziam seus antepassados quando partiam do Egito a casa da servidão. Tornai a pô-las debaixo do sol quando ele aparece e, quando ele subir ao ponto mais alto dos céus, virai-as do outro lado para que elas sejam abraçadas ali também pelo anjo da luz solar e deixai-as onde estão até que o sol se ponha. Pois os anjos da água, do ar da luz solar alimentaram e amadureceram o vosso trigo do campo e, da mesma forma, precisam também preparar o vosso pão" (p.43,44 SZEKELY, 1981).


Mais simples...

Pão essênio

É possível fazer pão sem ser cozido a partir de brotos de cereais biológicos. O pão dos essênios é feito a partir de cereais germinados, moídos.

Ingredientes:

  • 3 copos de trigo
  • 3 copos de água
Modo de preparar:
  1. Lave o trigo em água fresca, drene e coloque de molho os grãos com mais água fresca numa bacia grande. Cubra a bacia com uma placa ou um pano, por aproximadamente 12 horas. Os grãos absorverão uma quantidade considerável de água.
  2. Drene os grãos num coador, cubra o coador com uma placa (prato) para impedir que os grãos sequem, e coloque num lugar sem luz e longe do sol. Enxágüe os grãos aproximadamente 3 vezes ao dia, e começarão a brotar. Num par de dias os brotos alcançarão o seu comprimento ideal . O crescimento depende da umidade e da temperatura, seja pois paciente.
  3. Moa num moinho ou num processador de alimentos.
  4. Após moer, despeje a mistura numa superfície de trabalho limpa. Esprema e amasse os grãos por aproximadamente 10 minutos, e dê a forma então de 2 círculos pequenos, com suas mãos. Polvilhe uma folha de papel vegetal com pouco de farelo, e ponha os pães sobre ele.
  5. Coza-os a 45 graus no forno ou ao sol. Não é necessário pré-aquecer o forno.


Video


O médico Dr. Alberto Peribanez Gonzalez fala como preparar o pão dos essênios no programa 'Alternativa Saúde' da GNT.

Comentários

Marlene Martim disse…
Que bom que encontrei esta receita.
Adorei este pão!
Dedicar-se ao seu preparo é a melhor parte: a gente coloca amor, carinho e alegria e ele fica uma delicia.
Anônimo disse…
A preparação do pão é uma aprendizagem unica!
Nos remete realmente, aos tempos de Jesus e
naturalmente, dos Essênios.
O pão é uma delicia! E faze-lo muito mais: pois,
é uma arte une nossa energia aliada a do Sol é na verdade a mais pura dedicação de amor e carinho.

Postagens mais visitadas