Pão essênio salgado

:: Ingredientes ::

- 250g de trigo germinado de um dia;
- sal a gosto;
- uma pitada de orégano;
- uma pitada de zathar;
- 50g nozes hidratadas.

:: Modo de Fazer ::

Processar o trigo e reservar numa tigela. Em seguida processar as nozes hidratadas e adiciona-las a tigela do trigo. Acrescentar os demais ingredientes. Misturar bem até ficar homogêneo e sovar. Se necessário, adicionar um pouco de água no pão. Por fim, abrir a massa sobre um vidro e desidratar no sol ou repetidas vezes num forno bem quente e desligado. Cortar a massa em quadradinhos e virar o pão para desidratá-lo também do lado que havia ficado para baixo.

------

"Deixai que os anjos de Deus vos preparem o vosso pão. Umedecei o vosso trigo, para que o anjo da água penetre nele.. Ponde-o então no ar, para que o anjo do ar o abrace. E deixai-o da manha à noite debaixo do sol, para que o anjo da luz solar desça sobre ele. E a benção dos três não tardará a fazer o germe da vida brotar no vosso trigo. Em seguida moei o vosso grão e fazei obreiras finas, como faziam seus antepassados quando partiam do Egito a casa da servidão. Tornai a pô-las debaixo do sol quando ele aparece e, quando ele subir ao ponto mais alto dos céus, virai-as do outro lado para que elas sejam abraçadas ali também pelo anjo da luz solar e deixai-as onde estão até que o sol se ponha. Pois os anjos da água, do ar da luz solar alimentaram e amadureceram o vosso trigo do campo e, da mesma forma, precisam também preparar o vosso pão" (p.43,44 SZEKELY, 1981).

Para fazer o pão essênio devemos germinar o trigo, deixando-o 8h de molho na água e 24h no ar regando de 8hs em 8hs. Se passar muito de 24hs após o molho o pão pode ficar com um sabor fermentado, não muito gosto. Em seguida, moer os grãos germinados num processador ou liquidificador e temperá-los como quiser (doce ou salgado). Desidrata-lo preferencialmente no sol, mas se o dia estiver nublado ou chuvoso, usar o forno quente e desligado, repetidas vezes até atingir a desidratação desejada.

Fonte: Tv Alterosa

Comentários

Anônimo disse…
O que significa "abrir e sovar a massa"?
Gostava de fazer esse pão mas não entendo nada desses termos técnicos.De que espessura deve ficar a massa?
Carlos
email - rossadavelha@aeiou.pt

Postagens mais visitadas