Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Pão essênio salgado

:: Ingredientes ::

- 250g de trigo germinado de um dia;
- sal a gosto;
- uma pitada de orégano;
- uma pitada de zathar;
- 50g nozes hidratadas.

:: Modo de Fazer ::

Processar o trigo e reservar numa tigela. Em seguida processar as nozes hidratadas e adiciona-las a tigela do trigo. Acrescentar os demais ingredientes. Misturar bem até ficar homogêneo e sovar. Se necessário, adicionar um pouco de água no pão. Por fim, abrir a massa sobre um vidro e desidratar no sol ou repetidas vezes num forno bem quente e desligado. Cortar a massa em quadradinhos e virar o pão para desidratá-lo também do lado que havia ficado para baixo.

------

"Deixai que os anjos de Deus vos preparem o vosso pão. Umedecei o vosso trigo, para que o anjo da água penetre nele.. Ponde-o então no ar, para que o anjo do ar o abrace. E deixai-o da manha à noite debaixo do sol, para que o anjo da luz solar desça sobre ele. E a benção dos três não tardará a fazer o germe da vida brotar no vosso trigo. Em seguida moei o vosso grão e fazei obreiras finas, como faziam seus antepassados quando partiam do Egito a casa da servidão. Tornai a pô-las debaixo do sol quando ele aparece e, quando ele subir ao ponto mais alto dos céus, virai-as do outro lado para que elas sejam abraçadas ali também pelo anjo da luz solar e deixai-as onde estão até que o sol se ponha. Pois os anjos da água, do ar da luz solar alimentaram e amadureceram o vosso trigo do campo e, da mesma forma, precisam também preparar o vosso pão" (p.43,44 SZEKELY, 1981).

Para fazer o pão essênio devemos germinar o trigo, deixando-o 8h de molho na água e 24h no ar regando de 8hs em 8hs. Se passar muito de 24hs após o molho o pão pode ficar com um sabor fermentado, não muito gosto. Em seguida, moer os grãos germinados num processador ou liquidificador e temperá-los como quiser (doce ou salgado). Desidrata-lo preferencialmente no sol, mas se o dia estiver nublado ou chuvoso, usar o forno quente e desligado, repetidas vezes até atingir a desidratação desejada.

Fonte: Tv Alterosa

1 comentários:

Anônimo disse...

O que significa "abrir e sovar a massa"?
Gostava de fazer esse pão mas não entendo nada desses termos técnicos.De que espessura deve ficar a massa?
Carlos
email - rossadavelha@aeiou.pt