Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Estévia

A estévia é uma plantinha, também conhecida como “honey plant”, planta mel, devido a sua doçura nas folhas. Desde os tempos mais remotos, até os dias de hoje, o açúcar é um ingrediente indispensável na alimentação do homem. A maior fonte de açúcar extraída da natureza, é ha anos, derivada da cana-de-açúcar, e ainda em alguns países, é provinda da beterraba. No entanto, o açúcar destas plantas, contém propriedades que não são recomendadas para a Diabetes.


A Estévia, uma planta originária da região noroeste do Paraguai e distribuída no Brasil, EUA, Japan e Korea, contém substâncias, como a Esteviosina e Rebaudiosina-A, que possuem propriedades de equilibrar a insulina, além de adoçar os alimentos. O poder de adoçar chega a ser 250 vezes maior do que o açúcar convencional.

A intensificação do plantio desta erva ao redor do mundo cresceu e vem crescendo, principalmente por ser uma planta relacionada a doenças conhecidas como “doenças do século”, como a Diabetes e a Obesidade, sendo considerada um ótimo substituto para adoçantes artificiais como, Aspartame, Saccharin, Asulfamk e etc, além de ser considerado, um bio-adoçante sem calorias e de alta qualidade, pois, este, permanece estável sob altas temperaturas (100º C) e sob uma variação do pH de 3-9.

Para cultivar esta planta em sua casa, não existem muitos segredos. A primeira e talvez mais complicada etapa é conseguir uma mudinha, que pode ser feita através de semente ou de estacas. As estacas podem ser obtidas cortando um galho de aproximadamente 15 cm, e enterrando 2/3, em solo, não muito seco, porém não encharcado.
Use todos os seus conhecimentos culinários e aproveite esta planta, mas lembre-se que, 50g de Estévia, adoça o mesmo tanto que 1kg de açúcar convencional.


Autor:Mauricio Andrião (FCA-UNESP).

3 comentários:

Ignez Pitta disse...

São excelentes as informações. Mas como se pode obter a semente ou muda de estévia?

Jonathas disse...

muito obrigado

jhonasn disse...

Caraca que boa informação, eu tenho 21 anos e não sabia da existência dessa planta e de toda essa potência hehe