RECEITAS da Alimentação Crua e Viva

1. GERMINANDO GRÃOS - preparo em geral
- Coloque de uma a três colheres (sopa) de grãos num vidro e cubra com água filtrada.
- Deixe de molho por 8 a 12 horas – varia para cada semente. Ver abaixo.
- Cubra a boca do vidro com um pedaço de filó e prenda com um elástico.
- Despeje a água em que os grãos ficaram de molho e enxague bem os grãos sob a torneira.
- Coloque o vidro inclinado (45 graus) e emborcado num escorredor, num lugar sombreado e fresco.
- Enxague pela manhã e à noite. Em dias quentes é preciso lavar 3 ou mais vezes.
- O tempo de germinação varia de acordo com o grão, temperatura etc. Em geral, estão com sua potência máxima logo que sinalizam, assim que põem a "cabecinha branca" para fora. Então estão prontos para serem consumidos.

Trigo, grão-de-bico, amendoim, lentilha e girassol: coloque as sementes de molho em água filtrada por 6-9 horas. Em 3 dias estarão germinadas e prontas para consumo.

Alfafa: coloque as sementes em um vidro por 4 horas de molho em água. Em 5 a 8 dias estarão germinadas e prontas para consumo.

Gergelim e linhaça: coloque as sementes em um vidro por 4 horas (ou durante a noite) de molho em água (1 parte de semente para 4 partes de água). Estará pronta para fazer leite, pasta ou usar em receitas de sucos desintoxicantes.

Castanha do Pará e Noz: coloque as sementes em um vidro por 24 horas de molho em água e estarão prontas para consumo.

Amêndoa e Avelã: coloque as sementes em um vidro por 12 horas de molho em água e estarão prontas para consumo.

2. FERMENTADOS
Rejuvelac: é uma bebida tônica preparada a partir de trigo em germinação. É rica em enzimas e muitos nutrientes. Devem tomar o Rejuvelac as pessoas saudáveis e as doentes, crianças e adultos. Diabéticos podem tomar pequenas quantidades em forma diluída. Rejuvelac é um excelente tônico para todo o organismo, particularmente os intestinos e o cólon. Sua riqueza em enzimas, após consumo continuado, repõe uma flora intestinal saudável. Principalmente a que se perde devido ao consumo de antibióticos. Os antibióticos não têm inteligência que discrimine entre as bactérias "inimigas" e as "amigas" que são necessárias à nossa sobrevivência.

Preparo: é feito em casa, a partir do grão de trigo integral, não polido.
a) Lave uma xícara de grão de trigo inteiro e coloque em um frasco de vidro..
b) Acrescente 5 xícaras de água filtrada.
c) Deixe em repouso por 48 horas.
d) Após 48 horas, coe o líquido para outra jarra. Este líquido é o Rejuvelac. Adicione 2 colheres (sopa) de mel e guarde na geladeira. Na hora de consumir acrescente suco fresco de 1/2 limão/copo.
e) Volte os grãos que ficaram sobre a peneira para o vidro e adicione + 5 xícaras de água filtrada.
f) Neste segundo preparo deixe em repouso por somente 24 horas.
g) Coe o Rejuvelac e proceda como na etapa (d).
h) Se desejar, prepare uma terceira (e última) extração colocando sobre os grãos + 5 xícaras de água filtrada.
i) Deixe em repouso por 24 horas.
j) Coe o Rejuvelac e proceda como na etapa (d). O trigo remanescente pode ser jogado fora ou use como um bom adubo para os vasos.
Nota: a princípio pode-se sentir um cheiro "azedo", mas quando se adiciona suco de limão ele desaparece. A nutrição que o Rejuvelac provê vale a hesitação inicial que se possa ter em bebê-lo.

Vegi-kraut: conserva feita por fermentação natural, rica em enzimas, lactobacilos e vitaminas. Bata no processador 1 xícara (chá) de beterraba crua + 1 xícara (chá) de cenoura crua + 1 xícara (chá) de repolho cru. Processe até obter uma massa uniforme. Separe algumas folhas do repolho para cobrir a massa obtida. Coloque em um vidro e tampe. Deixe fermentar por 3 a 5 dias. Use no preparo de saladas e pratos salgados.

3. LEITES E IOGURTES DE GERMINADOS
Leite de trigo 1: pode ser preparado a partir de um trigo germinado de 3 dias (conforme indicado no item 1 - página 1) batido no liquidificador com água na proporção de 1 parte de germinado para 1 de água. Coe e está pronto para o consumo puro ou no preparo de vitaminas.

Leite de trigo 2: a 1 xícara do broto de trigo resultante do preparo do Rejuvelac (etapas d ou h), acrescente 1 xícara de Rejuvelac e bata no liquidificador. Coe e está pronto para o consumo puro ou no preparo de vitaminas.
Pão de trigo
Adicione banana amassada à massa resultante do preparo do leite de trigo e misture. Coloque colheradas sobre um pirex e leve para desidratar ao sol (cobrindo com um filó) por cerca de 1 a 3 dias.
Na versão salgada adicione missô e ervas ou gengibre ralado.

Leite de amêndoas: prepare o germinado de amêndoa conforme indicado no item 1 – página 1. Bata no liquidificador colocando água aos poucos até que fique um leite cremoso.

Leite de gergelim: ½ xícara (chá) de semente de gergelim germinada + 1 xícara (chá) de água mineral. Bata tudo no liquidificador e coe.

Vitamina de maçã e gergelim:
1 xícara (chá) de leite de gergelim + 1 maçã descascada e picada + canela em pó a gosto + folhas secas de estévia (opcional).

Leite de coco: nada mais simples do que bater no liquidificador a água do coco com sua própria polpa. Não acrescente mais nada e delicie-se! Você pode ainda acrescentar fermento BioRich e preparar um delicioso iogurte natural de coco.

Imitação de chocolate: ¼ xícara (chá) de leite de amêndoas + ½ xícara (chá) de tâmaras + 1 coco verde (carne e água) + 2 colheres (sopa) de alfarroba em pó. Passe no liquidificador. Sirva gelado.

Vitamina cremosa:
1 xícara (chá) da sua fruta favorita + 1 xícara (chá) de Rejuvelac ou leite de trigo + 1 beterraba (crua) pequena + 2 colheres (sopa) de girassol germinado. Bata tudo no liquidificador e coe. Sirva imediatamente.

Vitamina de manga: 2 laranjas (descascadas) + 1 manga em cubos congelada (ou outra fruta congelada). Passe no liquidificador até ficar cremoso. Para facilitar coloque as laranjas primeiro e depois a manga. Decore com morangos frescos e amendoim germinado e triturado.

Bebida energética: misture 2 colheres (sopa) de pasta de gergelim germinado + 1 xícara (chá) de Rejuvelac + 1 colher (chá) de mel + gotas de limão.

Mingau de Aveia: 1 colher (sopa) de aveia demolhada na véspera + 1 maçã ralada + 1 colher (sopa) de suco fresco de limão + 1 colher (sopa) de uva passa + 1 colher (chá) de casca ralada de limão + 1 castanha do Pará germinada e ralada. Misture tudo e sirva como desjejum ou lanche. Misture tudo e sirva imediatamente. A maçã pode ser substituída pela fruta da estação de sua preferência.

Iogurte de nozes: coloque 1 xícara de nozes (ou da semente desejada) de molho em água para germinar conforme indicações do item 1. Passe no liquidificador colocando água aos poucos até que fique um creme grosso. Passe na peneira para coar a parte líquida e ponha a massa numa tigela coberta com um pano fino para que o ar possa penetrar. Coloque a tigela num lugar morno e deixe descansar por 6 a 12 horas ou até ficar como um gosto ácido. Este iogurte pode ser feito com gergelim, girassol, com qualquer tipo de nozes ou combinações. Pode-se variar o gosto acrescentando mel, suco de limão, sal marinho, essência natural de baunilha ou outros sabores naturais. Quanto mais tempo o iogurte demorar num lugar morno, mais ácido irá ficar.

Sugestões de combinações para deliciosos iogurtes:
Castanha e gergelim / Castanha, amêndoa e gergelim / Castanha e girassol / Gergelim e amêndoa / Girassol e amêndoa / Pecã e amêndoa / Gergelim e avelã.

4. SOPA
Sopa de energia: bata no liquidificador ½ xícara (chá) de lentilha germinada + ½ xícara (chá) de grão-de-bico germinado + 1 xícara (chá) mamão picado + Rejuvelac. Bata tudo no liquidificador e vá adicionando Rejuvelac até consistência cremosa. Se desejar acrescente abacate e decore com salsa picada.

5. SUCOS
Suco de clorofila: 4 folhas frescas de qualquer tipo de couve (manteiga, repolho, couve-flor, brócolis) + 1 pepino + 3 cenouras + 3 maçãs + suco de 1 limão. Passe o pepino e as maçãs pela centrífuga. Depois as cenouras e as folhas. Acrescente o suco fresco do limão e sirva imediatamente.
Suco de manga: bata no liquidificador 1 xícara (chá) de manga em cubos + 1 xícara (chá) de água de coco + suco de ½ limão + raspas da casca. A manga pode ser substituída por uva, goiaba, abacate ou caqui.

Suco de maçã: bata no liquidificador 1 maçã picada (sem sementes) + 1 colher (sopa) de linhaça germinada + suco de 1 limão + ½ xícara (chá) de água filtrada ou de coco. Sirva imediatamente.

Suco de melancia:
bata no liquidificador 1 xícara (chá) de melancia em cubos (com as sementes) + ramos de hortelã (ou talos de funcho) + suco de 1 limão. Sirva imediatamente.

Suco de abacaxi: bata no liquidificador 3 rodelas de abacaxi picadas (com casca) + 2 colheres (sopa) de girassol germinado + 5 ramos de hortelã. Sirva imediatamente.

Suco de Luz do Sol - Ana Branco: liquidifique um pepino pequeno e uma maçã grande sem sementes. Não coloque água, bata com a ajuda de um socador ou colher de pau (cuidadosamente), para extrair o líquido das hortaliças. Então coe num coador de pano e coloque o líquido de volta no liquidificador. Acrescente o legume e a raiz, que podem ser cenoura, abóbora, maxixe, batata doce, inhame, quiabo, couve-flor, abobrinha, nabo, beterraba, etc. Procure variar as hortaliças e privilegie as da época e produção orgânica. Bata e coe novamente. Acrescente as folhas verdes, que podem ser couve, folha de abóbora, folha de beterraba, folha de cenoura, espinafre, bertalha, chicória etc; quanto mais verde, melhor. Acrescente finalmente os grãos germinados (trigo, girassol, painço, soja, linhaça, gergelim, arroz, amendoim, ervilha etc). Bata tudo, coe no coador de pano e beba imediatamente.

6. SALADAS e PRATOS SALGADOS
Salada verde com brotos de girassol + nabo e cenoura ralados. Molho de alho picado, coentro, shoyu, limão e azeite.

Salada verde com brotos de trigo e batata yakon. Molho de pimentão, tomate, limão, shoyu e azeite.

Molho de salada: 1 xícara (chá) de iogurte de sementes germinadas + 1 colher (sopa) de cebola picada + 1 colher (sopa) de salsa e cebolinha picadas + suco de 1 limão, + 1 pitada de sal. Bata tudo no liquidificador e sirva sobre a salada de folhas e germinados.

Tabule de trigo germinado: germine o trigo conforme item 1. Misture tomate e pepino picadinhos em cubos, manjericão fresco, azeite extra virgem, limão e missô a gosto. Opcional: maçã picada, pimentão, cenoura ou beterraba ralada.

Cenoura com pasta de grão-de-bico: 1 xícara (chá) de grão-de-bico germinado, batido no processador com 1 pitada de sal + 1 colher (sopa) de suco de limão. Acrescente ¼ de cebola picada depois da massa pronta. Rale (em fios longos) 2 cenouras. Junte numa travessa os fios de cenoura com a pasta e sirva acompanhado de salada verde.

Lasanha de berinjela:
prepare uma pasta com 1 xícara (chá) de amendoim + sal + suco de limão + folhas frescas de hortelã pimenta. Descasque 1 berinjela pequena, fatie em lâminas finas e marine (sal e limão) com as mãos. Monte alternando as camadas com as fatias de berinjela, a pasta de amendoim. Finalize com rodelas de tomate, salsa e cebolinha. Decore com castanha do Pará germinada e ralada e regue um pouco de azeite.

Lentilha com abobrinha: corte uma abobrinha média em fios longos e coloque no prato. Por cima cubra com o seguinte molho. Bata no liquidificador 1 tomate + ½ pimentão vermelho + 1/4 dente de alho + 1colher (chá) de missô + suco de ½ limão + 1 colher (sobremesa) de azeite.

7. PRATOS DOCES
Pudim de banana: 6 bananas nanica (d’água ou caturra) + suco de 1 limão + 1 colher (sopa) de canela em pó + 2 colheres (sopa) de linhaça germinada + 1 pitada de missô. Bata tudo no liquidificador, acertando a textura do pudim com a linhaça. Coloque num refratário e leve à geladeira até a hora de servir.

Flan de frutas cítricas: 3 laranjas pêra + 3 tangerinas bem picadinhas + ½ xícara de uva passa preta hidratada em água de coco + água e polpa de 1 coco verde + suco de 1 limão + 1 pitada de missô. Arrume no fundo de um pirex as frutas cítricas picadinhas. Em separado, bata no liquidificador os demais ingredientes. Jogue por cima das frutas e leve para gelar até a hora de servir. Pode ser usado abacaxi no lugar da laranja e tangerina.

Geléia de uva passa: bata no liquidificador uva passa preta com linhaça germinada até dar o ponto de uma geléia firme. Opções: esta geléia pode ser preparada com qualquer fruta seca.

Docinho de gergelim e nozes: 1 xícara (chá) de fibra de gergelim (que fica no preparo do leite de gergelim) + 1 xícara (chá) de pasta de nozes germinadas + 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado + geléia de uva passa para dar a liga. Misture tudo e enrole as bolinhas passando-as em gergelim antes de colocar nas forminhas.

Comentários

Unknown disse…
ESTOU PESQUISANDO O ASSUNTO E CONSIDEREI A MATÉRIA MUITO INTERESSANTE LUÍS. tESTAREI ALGUMAS RECEITAS E CONTINUAREI VISITANDO O BLOG.
GOSTARIA DE SABER SE POSSO DIVULGAR O BLOG EM MEU ESPAÇO NO ORKUT.
OBRIGADO.
OBOÉ SANTIAGO disse…
Olá, muito bom esse blogue Luiz, Obrigado.
Eu vou entrar mais nele, pois estou tomando o suco do sol, e, o meu animo esta bem melhor, mesmo se os meus problemas as vezes aumentam rsss.
Uma pergunta: sei que a açúcar é ruim, mais é a branca. Em quanto a açúcar Native, orgânica, qual quantidade é boa para o organismo,o máximo ?
Eu já conheço o caldo de cana, o problema que o orgânico é caro, e o comum, não se sabem os componentes.
Em relação aos brotos, estou tomando
" religiosamente " desde há 20 dias:
eu diria que o meu ser espera essa hora.
Mais gostaria saber, quantas vezes por dia pomos pegar o suco ? Pensando em meio copo de germinados ?
Santiago
Luis Guerreiro disse…
Olá Santiago,

Em relação ao açúcar penso que se puder evitar qualquer tipo comercial será o melhor. O caldo de cana é de facto mais natural mas mesmo assim tem um índice glicémico muito alto (misturar com fibras poderá diminuir esse índice pois a absorção será mais lenta). Pode tomar o suco quantas vezes entender mas lembrar que quem tenha um passado de alimentação mais desiquilibrada poderá ter uma rápida liberação de toxinas na corrente sanguínea o que poderá provocar desconforto e alguns sintomas de desintoxicação - por isso o melhor é incrementar o seu consumo aos poucos. Meio copo de germinados parece bom se o sabor for agradável. atenção aos brotos de trigo (erva) pois devem ser passados por uma peneira ou coador (um pano tb serve).

Espero ter ajudado!!!
Unknown disse…
Olá, muito bom o seu blog, mas estou com uma dúvida sobre o leite de coco em relação a colocar o fermento, pois quando preparamos com leite tem q está morno, neste caso não precisa, e tem colocar num local quente, estou louca para preparar mas estou com dúvida, grata
Luis Guerreiro disse…
Pode amornar até 45ºC

Postagens mais visitadas