Devo comer mais quando estou resfriado?

Não fique preocupado se perder a fome quando estiver resfriado ou gripado. Alguns estudos mostram que comer menos nestes períodos pode ajudar na recuperação já que neste período o organismo precisa gastar energia para produzir mais anticorpos e se recuperar. A digestão dos alimentos fica então em segundo plano. Obviamente não devemos deixar de comer já que pessoas com mais baixo peso tem um maior risco de desnutrir, o que atrasaria a recuperação. Por isto, mesmo comendo menos opte por alimentos de alto valor nutritivo, ricos em vitaminas, minerais, proteínas e fibras. Já alimentos açúcarados não são a melhor opção pois alimenta fungos, vírus e bactérias e enfraquece o sistema imune. Por isto o ideal é comer uma fruta como melancia, mamão ou laranja ao invés de tomar um suco de limão com muito açúcar. Sopinhas de legumes também são excelentes opções pois trazem conforto já que são quentes e ainda fornecem vários nutrientes importantes para a recuperação do organismo (nota Luis Guerreiro - pode fazer sopa sem ferver cozinhando a uma temperatura entre 42 e 45º para preservar ao máximo os nutrientes).

E a vitamina C? Todas as vitaminas antioxidantes são necessárias para o fortalecimento do sistema imune. Por isto a alimentação deve ser saudável o ano todo já que uma vez com gripe não há muito o que fazer, a não ser esperar que ela vá embora. Enquanto isto descanse, coma alimentos saudáveis e beba bastante água para acelerar a limpeza do organismo.

Fonte:Andreia Torres - Nutricionista, especialista em nutrição clínica e mestre em nutrição humana.Fonte da imagem: http://static.howstuffworks.com/gif/flu-respiratory.gif

Comentários

Postagens mais visitadas