Apelo aos deputados europeus para salvar tigres

Foi feito um apelo aos deputados europeus para usarem a sua influência para forçar as nações com populações selvagens de tigres a parar com a caça furtiva e com o comércio ilegal de partes do corpo de tigres.

A primeiro Dia do Tigre do Parlamento Europeu realiza-se para chamar a atenção para a importância da protecção deste felino ameaçado de extinção, pois os cientistas estima que apenas restem 2500 adultos capazes de se reproduzir na natureza.

No entanto, os proponentes do Dia do Tigre referem que o efectivo dos tigres pode atingir os 10 mil no espaço de uma década se os esforços para a sua protecção receberem apoio e recursos adicionais.

Têm crescido os receios entre as organizações conservacionistas de que alguns países, como a China, possam legalizar em breve o comércio de partes do corpo de tigres criados em cativeiro.

"Um pequeno grupo de homens de negócios chineses, que investiram na criação em cativeiro de tigres de forma industrial (as chamadas 'quintas de tigres') enviaram uma petição ao governo para levantar uma proibição com 15 anos ao comércio de partes do corpo de tigre, uma proibição que tinha reduzido com sucesso o mercado da medicina tradicional chinesa", explica Grace Ge Gabriel, do International Fund for Animal Welfare (IFAW).

"Acabar com a proibição do comércio de partes de tigre levaria a um abrir das comportas do consumo, estimulando a caça furtiva de tigres selvagens."

Dirk Sterckx, deputado europeu pela Bélgica e presidente da delegação do Parlamento Europeu à China, diz que é "absolutamente essencial" para a China apoiar os esforços internacionais para salvar o tigre.

"Eu apelo às autoridades chinesas para que cumpram as suas obrigações internacionais ao declararem o seu empenho na proibição ao comércio de parte de tigre de 1993", comentou ele, e ao destruir os stocks ainda existentes de partes de tigre."

Alasdair Cameron, da Environmental Investigation Agency (EIA), também apelou a uma desactivação faseada das quintas de tigres.

"É essencial que todas as partes, incluindo o Parlamento Europeu, façam tudo o que está ao seu alcance para impedir a extinção do tigre selvagem e de outros grandes felinos asiáticos", diz ele.

Durante o decorrer do Dia do Tigre em Bruxelas os políticos estão a ser convidados para um vasto leque de eventos, incluindo um encontro com vários especialistas mundiais em tigres.

Fonte: Simbiotica

Saber mais:

Save the Tiger Fund

Parlamento Europeu

Cria de tigre do sul da China nasce em África

Será este o fim da fábula do tigre chinês?

Tempo escasseia para os tigres

Maior santuário de tigres indiano sob ameaça



Comentários

Postagens mais visitadas