Nova York incentiva consumo da água da torneira

A prefeitura de Nova York está tentando convencer a população a beber água da torneira em vez de água mineral engarrafada, com o objetivo de proteger o meio-ambiente.

A cidade lançou uma campanha para promover a causa, e restaurantes locais estão sendo chamados a aderir. As autoridades dizem que a campanha vai ajudar os nova-iorquinos a economizar dinheiro e reduzir o desperdício.

De acordo com grupos ambientalistas, quatro entre cinco garrafas plásticas acabam em lixões, e o processo de produção de mais garrafas contribui para o aquecimento global.

Eles lembram ainda que a distribuição da água mineral engarrafada muitas vezes envolve o transporte do produto por longas distâncias. Em pleno calor, os novaiorquinos estão divididos quanto aos méritos da campanha.

"O problema é que gosto de água com gás", disse um deles, rindo e acrescentando que não tem nada contra a campanha. Restaurantes na Califórnia começaram a servir apenas água de torneira, e alguns em Nova York estão seguindo o exemplo.

A entidade Bottled Water Association, entidade que reúne as empresas que comercializam água engarrafada, disse que é injusto penalizar uma indústria que está promovendo a reciclagem e introduzindo embalagens biodegradáveis.

BBC Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas