Corante de hambúrguer pode causar câncer'
O corante é encontrado em hambúrgueres e salsichas |
O painel da organização especialista em aditivos alimentícios recomendou que o corante não fosse mais considerado seguro para o consumo humano.
A Agência Britânica de Padrões Alimentares está atualmente investigando se ainda são vendidos na Grã-Bretanha produtos que contém E128 .
Segundo as atuais leis da União Européia, quantidades limitadas do Vermelho 2G são permitidas para o uso em salsichas com um mínimo de conteúdo de cereais de 6% e em carne de hambúrguer com um mínimo de conteúdo de vegetais e/ou cereais de 4%.
O corante Vermelho 2G é convertido pelo corpo em um composto oleoso, a anilina. Exames em ratos e camundongos indicam que esta substância tem o potencial de desencadear o câncer.
Os roedores injetados com anilina desenvolveram tumores cancerosos.
"Devido às novas provas científicas, não pode ser excluído o fato de que o potencial carcinogênico ocorre devido ao dano ao material genético das células. Portanto não é possível determinar o nível de consumo para anilina que possa ser considerado seguro para humanos", disse uma declaração do painel da Autoridade Européia de Segurança Alimentar.
"O painel concluiu então que o Vermelho 2G deve ser visto como um motivo de preocupação quanto à segurança", acrescenta a declaração.
A Autoridade Européia de Segurança Alimentar, que está examinando novamente as provas científicas em todos os corantes alimentícios, comunicou as suas recomendações à Comissão Européia.
O Vermelho 2G já é proibido em vários países, incluindo o Japão.
Fonte: BBC Brasil - Atualizado: 10 de julho, 2007 - 12h41 GMT (09h41 Brasília)
Hambúrguer
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O hambúrguer é uma espécie de bolinho achatado de carne picada (quase sempre bovina) e cozinhada (frita, grelhada, etc). Por ser geralmente servido entre duas metades de pão, formando uma sanduíche, é esse, por extensão, o seu significado mais comum. Pode ser acompanhado por condimentos e outros ingredientes também colocados dentro do pão, como cebola, alface, tomate, ketchup, queijo fatiado, bacon, etc.. O hambúrguer é um lanche popular em quase todo o mundo, sendo vendido por empresas multinacionais de fast-food como o McDonald's, por exemplo.
Acredita-se que tenha sido criado pelos tártaros, tribo de nômades que habitavam as estepes russas. Conta a lenda que levavam carne crua debaixo da sela de seus cavalos, enquanto galopavam, para amaciá-la.
O hambúrguer no Brasil
A introdução do hambúrguer nos costumes do brasileiro deve-se ao americano Robert Falkenburg, campeão de tênis em Winbledon, que abriu em 1952, no Rio de Janeiro, a primeira lanchonete que seguia os padrões americanos. Também foram introduzidos o milk shake e o sundae. Esta lanchonete passou a fazer parte da crônica social do Rio e do Brasil, sendo frequentada por celebridades da época.
McDonald'sO McDonald's tem sido alvo de muitas críticas ao longo dos anos. Entre várias delas, alega-se que:
- A produção de seus produtos causa danos ecológicos, o excesso de embalagens descartáveis e as grandes áreas de pastagens podem incluir-se entre os fatores de dano ecológico.
- A comida não é saudável, tendo elevado nível de gordura e açúcar.
- Tem um apelo às crianças com o palhaço Ronald McDonald e outros personagens, atraindo-as e condicionando-as ao consumo dos lanches, criando hábitos não saudáveis que tendem a se manter com a idade.
- É o maior representante do fast-food, hábito de consumo que está entre as causas do grave problema da obesidade, principalmente nos EUA.
O filme Supersize me é um documentário onde um homem come durante um mês apenas produtos do McDonald´s, é bastante crítico em relação ao fast-food em geral.
Algumas características "nutricionais de hamburguers conhecidos...
Gordura Colesterol Sódio
g % (mg) (mg)
Big Mac® 33 15 85 1050
Burger King 15 13 50 520
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Adaptação de Luis Guerreiro
Comentários