Golfinhos de Bornéu sofrem com poluição

09/07/2007 - 11h10 Agência EFE
Dejetos de plantações de óleo de palma estão destruindo ambientes dos cetáceos.
Refugos matam recifes de coral e afugentam peixes que servem de comida.

A sobrevivência dos golfinhos e baleias da parte malásia da ilha de Bornéu está ameaçada pela perda dos recifes de coral, contaminados pelos vazamentos originados das explorações de óleo de palma e outros resíduos, segundo um estudo publicado hoje pela imprensa local.

Saifula Arifin, professor de Ciências Marítimas da Universidade da Malásia, no estado de Sabah, em Bornéu, disse que tanto esses sedimentos quanto os resíduos procedentes de zonas industriais estão contaminando as águas dos rios que desembocam no litoral onde os cetáceos se alimentam.

"Muitas selvas, especialmente as situadas nas áreas altas dos rios, foram desmatadas para cultivos ou plantações em grande escala de óleo de palma", assinalou Arifin.

O especialista acrescentou que a poda de mangues também contribui para a erosão do litoral e a perda de recifes de coral, habitat natural dessas espécies. Outros fatores citados por Arifin são a proliferação de portos comerciais, as explorações petrolíferas e a pesca intensiva praticada nas águas de Bornéu.

Fonte: http://g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas