Britânico nada no Ártico contra aquecimento

09/07/2007 - 10h40 Agência EFE

Foto: Divulgação


Britânico Lewis Pugh em uma de suas aventuras anteriores no gelo

O aventureiro britânico Lewis Gordon Pugh quer superar seu próprio recorde nadando nas águas geladas do pólo Norte, para chamar a atenção do mundo sobre os "efeitos devastadores" da mudança climática sobre essa região vulnerável do planeta.

Pugh, de 37 anos, deixou Londres no domingo (8) com destino a Helsinque (Finlândia), de onde se transferirá a Murmansk (Rússia) para, de lá, viajar até seu destino, nas proximidades do pólo Norte.

Ele pretende nadar um quilômetro em águas a temperaturas de -1.8ºC e, caso seja bem-sucedido, baterá seu próprio recorde, estabelecido em 2005 ao nadar na Antártida em águas a 0 grau Celsius.

De acordo com as regras da Associação de Natação do Canal da Mancha, apesar de temperaturas tão extremas o nadador usará apenas uma sunga, touca e óculos. Pugh acredita que serão necessários 21 minutos para completar sua façanha, que acontecerá no dia 15 deste mês.

Antes de começar sua viagem, o aventureiro britânico afirmou à imprensa que há dez ou apenas cinco anos essa aventura não teria sido possível, já que a superfície estaria totalmente congelada. "O Ártico é uma área de incrível beleza, mas é, ao mesmo tempo, muito frágil", assinalou Pugh, para quem essa região sofreu o maior aumento da temperatura da atmosfera, o que contribuiu para seu degelo.



Fonte: http://g1.globo.com/

Comentários

Postagens mais visitadas