Falso ou verdadeiro

Roupas quentes promovem uma perda de peso mais rápido durante os exercícios - Falso - O calor pode causar desidratação, que além de provocar mal estar, tontura e fadiga, não contribui com a perda de peso. Este é reposto assim que ingerimos água ou outro líquido.

Frutas secas são digeridas tão rapidamente quanto frutas frescas - Verdadeiro - Frutas desidratadas são tão bem absorvidas quanto as frutas frescas. São mais ricas em nutrientes e engordam mais, uma vez que são 60% mais calóricas, em virtude da concentração de nutrientes ocorrida durante a perda de água.

Dietas baseadas exclusivamente em proteínas podem causar osteoporose - Verdadeiro.

Frutas aquecidas ou cozidas para fazer doce são ricas em vitaminas - Falso. O calor destrói grande parte das vitaminas.

Mastigar o alimento repetidas vezes é importante para a saúde - Verdadeiro. A mastigação facilita os processos digestivos e fazem com que a ingestão de alimento seja menor, o que pode prevenir o ganho de peso. A informação de saciedade leva cerca de 15 minutos para chegar ao cérebro. Portanto, quando mastigamos vagarosamente, e repetidas vezes, acabamos comendo menos.

O mel contribui para a perda de peso - Verdadeiro. Algumas pesquisas demonstraram que o consumo de uma colher de sopa de mel ao dia pode auxiliar a perda de peso uma vez que o mesmo aumenta a concentração de glicose no sangue diminuindo o apetite. Mas não abuse: 100 gramas de mel fornecem 350 calorias!

O consumo de vinho auxilia o processo de emagrecimento - Falso. Qualquer álcool estimula a produção de suco gástrico e aumenta o apetite.

O álcool possui mais calorias que o açúcar - verdadeiro. O álcool fornece 7 calorias por grama. Já o açúcar, ou qualquer outro carboidrato, fornece 4 calorias por grama.

A cafeína diminui a absorção de cálcio - Verdadeiro. Pesquisas indicam que a quantidade máxima de café ao dia naõ deve exceder 150 ml.

Sucos de fruta podem substituir a fruta in natura - Falso. O suco possui menor quantidade de vitaminas C e A, que são distruídas pela luz. Além disso, pode fornecer menos fibras e mais açúcar!

Fonte:Andreia Torres - Nutricionista, especialista em nutrição clínica e mestre em nutrição humana.

Comentários

Postagens mais visitadas