Urinoterapia


Macaco praticando Urinoterapia


Urinoterapia é uma terapia alternativa ou filosofia de vida que busca a harmonia do corpo, da mente e do espírito através da ingestão de urina. A prática remonta aos primórdios da história dos países orientais tendo se difundido também em culturas dos países do ocidente. Sua prática, asseveram os adeptos, previne e cura diversas doenças, existindo relatos de cura do câncer.



Cientificamente, a urina não é tóxica e se compõe de 90% de água e 10% de nutrientes não absorvidos pelo corpo e hormônios.


A urina é o resultado da filtração do sangue pelos rins.


Muitos relatos levam a crer que a primeira urina excretada após uma noite de sono é a ideal para a ingestão, visto que carregada de hormônios benéficos para o organismo e para o cérebro, são benéficos para o equilíbrio do cérebro e da memória.


Relatos de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial apontam para o poder cicatrizante da urina, isto se dá porque há grande concentração de cortisona, o que a torna antisséptica, bactericida e cicatrizante, sendo excelente também para tratamento de queimaduras.


Os japoneses e indianos já conhecem a prática da urinoterapia a milênios, sendo que os primeiros a utilizam inclusive como cosmético, rejuvenescendo a pele com a aplicação de urina.


A maior eficácia da terapia depende também da alimentação, que requer ingestão de verduras, legumes e frutas, todos crus, e a ingestão de muita água.


Existem várias obras na literatura especializada que exemplificam as diversas formas de utilização.


Existem depoimentos de náufragos que excederam os limites de sobrevivência marítima bebendo a própria urina e no deserto é comum os viajantes usarem a mesma para saciar a sede.


Fonte: Wikipedia


Mais sobre Urinoterapia no Blog





O Seu Próprio e Perfeito Remédio (Urinoterapia sem preconceitos)

por Martha Christy

Você imagina que conhece tudo sobre terapias alternativas para a saúde. Mas há uma das terapias naturais sobre a qual você provavelmente jamais tenha ouvido falar embora seja ela uma das mais poderosas, mais pesquisadas e mais provada cientificamente pelos médicos como sendo um processo de cura natural.


Não importa quão difícil seja para você encarar, o fato é que o conhecimento da verdade sobre essa incrível substância natural tornar-se-á um dos fatos sobre saúde mais importantes e cruciais sobre o qual você tomou ciência. E uma das coisas mais extraordinárias sobre essa incomparável terapia natural é que a comunidade médica já tinha conhecimento de sua extraordinária eficácia há décadas, e, no entanto, nenhum de nós jamais foi informado sobre o fato. Por quê? Talvez pensem eles ser o assunto por demais controverso. Ou talvez, mais provavelmente, nunca houve qualquer benefício monetário para quem informasse o povo aquilo que cientistas já sabem sobre uma das mais extraordinárias substâncias terapêuticas naturais que há no mundo. Não importa a razão pela qual o establishment médico tenha tido para manter segredo sobre essa inestimável informação, já é tempo para que cada homem, mulher e criança seja informado sobre a única ferramenta médica no mundo que sempre está disponível a qualquer um e nunca inacessível física ou financeiramente. Assim, peço-lhe que se sente, abra a sua mente e prepare-se para ouvir os incríveis fatos médicos sobre a urina humana fatos que poderão mudar a sua vida !!


Aquilo que Você Não Sabe Pode lhe Prejudicar.


Todos nós temos o direito de saber que nossos corpos produzem uma inestimável fonte de nutrição e cura que podemos utilizar para nos curar e manter nossas vidas e nossa saúde tanto nas circunstâncias diárias quanto em emergências e em situações que envolvam risco à vida.


Dois novos artigos escritos no passado, e que chegaram à minha mesa recentemente, ilustram ricamente as consequências verdadeiramente trágicas de o público não conhecer e dos nossos preconceitos totalmente infundados quanto ao perfeito remédio do nosso próprio corpo:


Tom Brokaw, NBC Nightly News, 16 de outubro de 1992:


"No Egito, equipes de resgate encontraram um homem de 37 anos vivo, no meio do entulho proveniente de um terremoto. Ele sobreviveu durante quase 82 horas em razão de beber a sua própria urina. A sua esposa, filha e mãe recusaram-se a fazer o mesmo e vieram a falecer.


Associated Press, Julho de 1985:


Não creio que haja qualquer dúvida sobre o fato de que essas mulheres e a criança ter-se-iam salvo, se apenas soubessem a verdade de que a sua própria urina não apenas seriam inofensivas a elas, mas poderiam, de fato, ter-lhes provido com uma poderosa combinação condensada de nutrientes líquidos e de fatores imunes vitais que as sustentariam em boa saúde até que chegasse alguma ajuda.


A Prova Médica

Durante quase todo o Século XX, sem o conhecimento do público, doutores e pesquisadores médicos têm provado, tanto em laboratórios como em testes clínicos, que a nossa própria urina é uma enorme fonte de nutrientes vitais, de vitaminas, de hormônios, de enzimas e de anticorpos vitais que não podem ser duplicados ou derivados de qualquer outra fonte. Eles usam urina para curar câncer, doenças cardíacas, alergias, doenças auto-imunes, diabetes, asma, infertilidade, infecções, feridas, etc.,etc. -- no entanto, somos ensinados que a urina constitui um resíduo tóxico. Essa discrepância entre a verdade médica e a informação levada a público sobre a urina é ridícula e, como o demonstram as notícias veiculadas que você acabou de ler, pode significar a diferença entre a vida e a morte para você e para os seus entes queridos.


Quando contraí uma doença deformadora e incurável no início de minha vida, lancei mão de todo e qualquer método médico convencional e alternativo de cura durante muitos anos, sem ter tido sucesso. Quando uma conhecida minha sugeriu que eu tentasse a "urinoterapia" pensei que ela tinha ficado louca, mas como não tinha mais opções a seguir, engoli o meu preconceito e decidi tentar esse método. Para o meu próprio espanto (e dos demais que me conheciam), a minha cura foi tão rápida e tão profunda com a urinoterapia que não deixou dúvidas em minha mente de que alguém na comunidade médica deveria saber mais do que estavam veiculando ao público sobre essa incrível substância do nosso corpo. E, em verdade eles sabiam mais - muito mais. Após muitos meses de pesquisa em bibliotecas de universidades, escaneando inúmeras microfichas e lendo pilhas de jornais médicos, consegui uma pequena montanha de estudos extraordinários, descobertas e documentos sobre o uso da urina em remédios e na cura; descobri, dentre muitas outras coisas, que a urina, muito longe de ser um resíduo tóxico do corpo, era em realidade um derivado purificado do sangue produzido pelo rins e que contém, não resíduos corpóreos, mas sim um conjunto incrível de nutrientes altamente vitais, como também enzimas, hormônios, anticorpos naturais e agentes para a defesa imunológica.


Ao final de tudo, sentei-me, cansada, na cadeira observando as pilhas de papéis de pesquisa que cobriam a minha mesa, percebi que a comunidade médica havia conseguido construir um dos maiores engodos jamais vistos na História. Examinemos o médico que relatou que "a urina age como excelente e natural vacina e já se demonstrou que pode curar uma vasta gama de distúrbios, inclusive hepatite, coqueluche, asma, febre de feno, urticaria, enxaqueca, problemas intestinais, etc. Ela é totalmente segura e não provoca efeitos colaterais." (J. Plesch, M.D., The Medical Press, 1947); ou o oncologista que relatou que "uma paciente com um câncer ovariano de difícil tratamento foi tratada com um Derivado de Urina Humana e agora se apresenta totalmente curada e desfrutando o que lhe resta da vida." (Dr. M. Soeda, Universidade de Tóquio, 1968). Essas extraordinárias descobertas foram publicadas em jornais médicos mas você já ouviu falar delas alguma vez?


E que dizer do imunologista que, após ampla pesquisa clínica e laboratorial, afirmou: "Verificou-se que a urina in natura (não diluída) administrada por via oral tinha eficiência terapêutica como Terapia Imunológica e era empregada quando se mostrava óbvio que uma condição alérgica tornara-se incontrolável." (Dr. C.W. Wilson, 1983, Law Hospital, Escócia). Ou os pesquisadores médicos de Harvard que descobriram que anticorpos ativos de "cólera, febre tifoide, difteria, pneumonia, poliomielite, leptospirose e salmonela foram encontrados na urina não concentrada de indivíduos infectados." (Lerner, Remington & Finland, Faculdade de Medicina de Harvard, 1962). E que tal o pesquisador escandinavo que, em 1951, provou, conclusivamente, que a urina humana pode destruir totalmente a tuberculose? Trata-se de uma doença mortífera e é, atualmente, resistente a antibióticos. Não é já o tempo certo para que alguém nos informe que ficou provado, em pesquisas médicas, que a nossa própria urina é um poderoso agente anti-tuberculose ?


Então há a pesquisa sobre a cura de feridas e queimaduras usando uréia(o principal composto sólido da urina). Como apenas uma das pesquisas , dentre muitas, relatou: "Nos EUA a uréia tem sido usada para tratar várias feridas infectadas e mostrou-se extremamente eficiente... o tratamento com uréia mostrou-se eficiente onde outros tratamentos falharam. Para infecções externas com estafilococos descobrimos ser a uréia preferível a qualquer outro tratamento tópico... não há contra-indicações ao seu uso." (Dr. L. Muldavis, 1938, Royal Free Hospital, Londres).


Esses relatórios médicos são apenas alguns das mais de 50 pesquisas que compilei e publiquei no livro Seu Próprio e Perfeito Remédio, mas certamente que eles dão uma indicação da importância daquilo que nunca nos contaram a respeito da urina, por parte da comunidade médica. Já em 1954, o Jornal da Associação Médica Americana (exemplar de julho) relatou que "foram provavelmente publicados mais trabalhos científicos sobre a urina que sobre qualquer outro composto orgânico." Outra publicação revelou que "mais de 1000 trabalhos técnicos e científicos, apenas sobre substâncias de baixo peso molecular presentes na urina, apareceram na literatura médica e científica em apenas um ano". Toda essa comoção sobre uma substância da qual ouvimos dizer constituir-se de nada mais que resíduo do corpo? Creio que uma das informações mais interessantes que encontrei sobre urina foi a de que o fluido amniótico que envolve o feto humano no útero constitui-se basicamente de urina. Na verdade, a criança "inala" continuamente o fluido amniótico prenhe de urina, e, sem esse líquido, os pulmões não se desenvolvem. Os doutores também crêem que a maciez da pele do bebê e a habilidade dos embriões em se curarem com rapidez sem deixar cicatrizes, quando se faz cirurgia pré-natal, devem-se às propriedades terapêuticas do líquido amniótico, pleno de urina.


Relatórios sobre os benefícios externos da urina também abundam. Estudos médicos relatam casos extraordinários de eczema severo, persistente ou "incuravelmente" crônicos, que desaparecem miraculosamente com a urino-terapia. Em razão de ser ela tanto anti-virótica como anti-bacteriana, é ideal para tratar cortes, feridas e arranhões de todos os tipos. Acne, assaduras, pé de atleta e problemas fúngicos da pele reagem muito bem à imersão e a compressas com urina. (Você encontrará instruções detalhadas para o uso interno e externo da urino-terapia em Seu Próprio e Perfeito Remédio.)


No uso doméstico ou em tratamento emergencial para feridas, picadas ou mordidas venenosas e até para ossos quebrados, a urina é um agente de cura natural aprovado e incomparável, que proporciona benefícios terapêuticos imediatos, sob quaisquer circunstâncias.


Durante vários anos ouvi pessoas que me diziam, "Pois é, ouvi relatos sobre pessoas que sobreviveram por meio da ingestão de sua própria urina, mas pensei se tratar apenas de um mito." Não é um mito. É, sim, um fato médico. Como relatou o Dr. John R. Herman em seu artigo publicado no Jornal Médico do Estado de Nova Iorque em junho de 1980: "A auto-uropatia (urinoterapia) floresceu em muitas partes do mundo e continua a florescer hoje...há, sem o nosso conhecimento do fato, vasto uso da uropatia e um grande volume de conhecimento disponível que mostram as inúmeras vantagens desse método. Na verdade, podem-se verificar cuidadosamente a lista das substâncias que constituem a urina e nela não se encontram itens que não integrantes da dieta humana. Diferem as percentagens, mas as substâncias que fazem parte da urina são valiosas para o metabolismo humano."


A Terapia de Super-Nutrição oriunda do seu Próprio Corpo Em 1975, um dos fundadores dos Laboratórios Miles, o Dr. A.H. Free, publicou seu livro Urinálise na Prática de Clínica Laboratorial, onde relata que a urina, não somente é um composto corpóreo estéril (mais puro que água destilada), mas que "reconhece-se hoje que a urina contém milhares de componentes, e que com o desenvolvimento de equipamento de análise mais sensível, é quase certo que novos componentes da urina serão identificados." Dentre os constituintes mencionados no tratado revelador do Dr. Free há uma lista de nutrientes que o(a) deixarão estupefato(a). Como diz o Dr. Free, os ingredientes listados abaixo constituem apenas alguns dos compostos vitais encontrados na urina:




Alanina, total
38 mg/dia


Arginina, total
32 mg/dia


Ácido Ascórbico
30 mg/dia


Alantina
12 mg/dia


Amino-ácidos, total
2.1 g/dia


Bicarbonato
140 mg/dia


Biotina
35 mg/dia


Cálcio
23 mg/dia


Creatinina
1.4 mg/dia


Cistina
120 mg/dia


Dopamina
0.40 mg/dia


Epinefrina
0.01 mg/dia


Ácido Fólico
4 mg/dia


Glicose
100 mg/dia


Ácido Glutâmico
308 mg/dia


Glicina
455 mg/dia


Inositol
14 mg/dia


Iodo
0.25 mg/dia


Ferro
0.5 mg/dia


Lisina, total
56 mg/dia


Magnésio
100 mg/dia


Manganês
0.5 mg/dia


Metionina, total
10 mg/dia


Nitrogênio, total
15 g/dia


Ornitina
10 mg/dia


Ácido Pantotênico
3 mg/dia


Fenilalanina
21 mg/dia


Fósforo, orgânico
9 mg/dia


Potássio
2.5 mg/dia


Proteínas, total
5 mg/dia


Riboflavina
0.9 mg/dia


Triptofano, total
28 mg/dia


Tirosina total
50 mg/dia


Uréia
24.5 mg/dia


Vitamina B6
100 mg/dia


Vitamina B12
0.03 mg/dia


Zinco
1.4 mg/dia


Ao ler essa extraordinaria lista de elementos nutricionais, você pode começar a entender porque as histórias que possa ter ouvido sobre pessoas que sobreviveram consumindo a própria urina são verdadeiras. Mas que dizer sobre outros elementos integrantes da urina sobre os quais ouviu falar?

Esclarecendo Preconceitos

Se você indagasse a alguém na rua sobre o que e o acido urico, ele ou ela invariavelmente responderia que se trata de um resíduo tóxico do corpo. Não e assim, afirmaram pesquisadores médicos da Universidade da Califórnia em Berkeley que, em 1982, relataram haverem descoberto que "o acido úrico destrói radicais livres cancerígenos destruidores do corpo e é considerado um dos fatores fisiológicos que possibilitam aos seres humanos viverem durante muito mais tempo que outros mamíferos".


Mas e sobre a uréia? Não está ela contida na urina e não é aquela substância tóxica que causa o envenamento urêmico? Na verdade, pesquisadores médicos descobriram, há muitas décadas, que a uréia, longe de ser um resíduo tóxico do corpo, constitui um agente medicinal incrivelmente versátil, de ampla eficiência. Em numerosos estudos médicos ficou demonstrado que a uréia é um dos agentes anti-viróticos mais potentes, de todos jamais descobertos. Num estudo específico, vírus da raiva e da pólio foram eliminados tão rapidamente e eficientemente com uréia concentrada, que até mesmo os lacônicos pesquisadores ficaram surpresos: "A uréia é uma substância relativamente inativa e certamente não constitui um veneno protoplasmático como a maioria dos agentes anti-viróticos, que, de certa forma, surpreende-nos que a raiva e a poliomielite sejam tão facilmente eliminadas com soluções de uréia". (McKay & Schroeder, Society of Experimental Biology, 1936).


Em verdade, a uréia é um agente medicinal aprovado pela FDA, que médicos e pesquisadores utilizam numa variedade vastíssima de terapias. Em razão de suas propriedades anti-neoplásticas(anti-tumorais) extraordinárias e de largo espectro, atualmente é usada em drogas anti-câncer e é estudada a fundo, para uso em tratamentos contra o câncer. A droga composta a partir da uréia, glicazídio, é usada com sucesso pelos médicos no tratamento tanto do diabetes dependente de insulina como daquele que não é dependente dessa substância.


Como diurético natural, a uréia não possui concorrente à altura e constitui tratamento provado e aceito para os casos de edema ou de inchaço como aumento excessivo da pressão cerebral ou espinal, glaucoma, epilepsia, meningite, até mesmo edema pré-menstrual e em muitas outras perturbações em que o excesso de fluido é um problema. Como relatou um neuro-cirurgião norte-americano sobre um paciente que quase morreu em razão de complicações subsequentes a uma cirurgia do cérebro: "A uréia foi-lhe administrada na forma intra-venosa, como um medida emergencial. Após 20 minutos da aplicação da injeção, a pressão sanguínea da paciente havia retornado ao normal...a partir desse momento a sua recuperação não mais apresentou crises. Nesse caso a uréia foi verdadeiramente o que lhe salvou a vida, porque antes de sua administração, a sobrevivência da paciente mostrava-se pouco provável. Em muitas ocasiões semelhantes a uréia mostrou-se ser o fator que trouxe de volta a vida ao paciente". (Dr. M. Javid, Universidade de Wisconsin).


A Resposta Fisiológica a um Mistério Terapêutico

As descobertas médicas sobre a urina e os seus elementos constituintes são extraordinárias e , no entanto, mostra-se difícil para a maioria das pessoas compreender o porquê de o nosso corpo excretar elementos que são tão obviamente valiosos à saúde humana e ao bem-estar. A pergunta geralmente feita, "Se a sua urina é tão boa para você, por que o seu corpo a expele?" pode ser melhor respondida se observarmos como funcionam os nossos rins. Ao mover-se pelo sistema circulatório, seu sangue flui abravés dos rins a uma taxa de cerca de of 1200 ml de sangue por minuto. Dentro dos rins, o sangue é continuamente filtrado através de um gigantesco sistema de minúsculos túbulos chamados nefrônios, que peneiram para fora excesso de água, de vitaminas, de minerais, de enzimas, de sais e centenas de outros elementos, inclusive anticorpos vitais, uréia e ácido úrico. Grande quantidade desses elementos fisiológicos vitais são reabsorvidos pela corrente sanguínea, mas certa quantidade de constituintes sanguíneos vitais são agrupados pelos rins num líquido que os médicos chamam de "ultrafiltrato plasmático" (e nós o chamamos de urina). Muito desse ultrafiltrato pleno de nutrientes e estéril, ou urina, é reabsorvido e alguma parte permanece nos rins durante algum tempo, de onde é afinal liberada por um tubo chamado ureter, que leva a urina à bexiga, de onde ela é finalmente excretada. Pois bem, agora você poderá provavelmente estar pensando por que o corpo expele valiosos nutrientes, água, hormônios, enzimas, etc. que são vitais para o funcionamento do organismo. Não seria mais lógico que esses elementos fossem retidos? Se a urina é uma mistura desses elementos que dão sustenção à vida, por que o corpo a expele?


A resposta é que os rins excretam uma porção de urina como forma de remover certos elementos vitais em nosso sangue que simplesmente não são necessários num determinado momento. Por exemplo, você acabou de correr. Você chega em casa e beber um ou dois copos grandes com água. Nesse exato momento, você provavelmente bebeu mais água do que o seu corpo realmente necessita. Mas não se preocupe-- seus rins irão equilibrar a quantidade de água que chega à sua corrente sanguínea em razão de você beber tanta água e, por meio da urina, eliminará a quantidade d'água do sangue que não é necessária, naquele momento.


Pois bem, a água é certamente um elemento de sustentação da vida da qual o corpo não pode prescindir. Então, por que é expelida do corpo? A resposta é óbvia. Há momentos em que há excesso d'água no seu sistema e ela precisa ser excretada.


É fato fisiológico que, para que funcionemos normalmente, as quantidades ou concentrações de cada elemento em nosso sangue devem ser cuidadosamente ou estritamente controladas e isso é feito pelos rins. Água em excesso no sangue é fatal. Sal em excesso no sangue é mortal. Embora a vitamina C seja um nutriente maravilhoso, concentrações muito altas dela ou de qualquer nutriente poderá matá-lo. Eis a razão pela qual os rins excretam elementos valiosos do corpo --- o excesso de qualquer coisa boa não é bom para a sua saúde. O mesmo é válido para a uréia. As pessoas que ouviram falar de envenenamento urêmico ficam surpresas ao lerem pesquisas médicas que revelam ser a uréia um medicamento largamente usado e aprovado pela FDA. (Departamento de Administração de Alimentos e Drogas, dos EUA). Mas, como qualquer outro elemento do sangue, a uréia apenas se torna perigosa para o corpo quando os rins estão danificados ou doentes e não conseguem equilibrar devidamente, a quantidade de uréia (e de todas as outras substâncias) na corrente sanguínea.


Os seus rins não estão prejudicando o seu corpo ao se livrarem de nutrientes em excesso, eles estão apenas simplesmente excretando a quantidade precisa que não é necessária ao seu corpo num determinado momento. E o mesmo ocorre com praticamente todos os nutrientes, enzimas, hormônios, anticorpos, etc. que são vitais à sua vida -- os rins conservam o que o seu corpo necessita num dado momento e expele o que ele não está a utilizar, momentaneamente, para a sua urina. E como foi descoberto por pesquisadores médicos e profissionais da medicina em geral, esses ingredientes urinários extraídos do sangue podem se constituir em "balas" mágicas.


Uma Indústria de Um Bilhão de Dólares

Apesar do que o público tem sido levado a crer sobre a urina, a indústria farmacêutica tem auferido lucros de bilhões de dólares com a venda de drogas elaboradas a partir dos constituintes da urina. O Pergonal, droga para a fertilidade elaborada a partir de urina humana, teve venda declarada de US$ 855 milhões em 1992, e as vendas ($1400 por mês/paciente) têm aumentado a cada ano. A Urokinase, ingrediente da urina, é usada na forma de droga e vendida como um "milagroso diluente sanguíneo" para desbloquear as artérias coronárias. A uréia, provada pela Medicina como sendo um dos melhores hidratantes do mundo tem sido um boom para a indústria de cosméticos, que a acondiciona em loções e cremes caros e atraentes. Você já fez uso das gotas de Murine para dor de ouvido? Elas são elaboradas a partir de carbamida --- um outro nome para designara uréia sintética.


Quando você observa os fatos reais, a tragédia da campanha desinformação geral sobre a urina é apenas suplantada pela ironia de nossas compras inconscientes, geralmente de custo altíssimo, daquilo que cremos equivocada mas firmemente ser um dejeto "inútil" e "danoso" dos nossos corpos, a urina.

Nova Aceitação de uma Terapia Incompreendida

Em razão da desinformação quase que totalmente difusa no seio do público, sobre o que é a urina e como pode ela constituir um enorme benefício para nós, as histórias quase sempre incríveis e não publicadas sobre cura e sobrevivência com urina têm sido costumeiramente ignoradas, ridicularizadas ou têm sido descartadas como sendo "lendas de velhas comadres". Mas quando as pessoas são informadas sobre fatos reais, essas histórias adquirem um significado que até mesmo os médicos não desejam ignorar.


Desde a primeira publicação do meu livro "Seu Próprio e Perfeito Medicamento", ao invés da dúvida e do escárnio que esperava encontrar, fiquei maravilhada com as dezenas de milhares de pessoas que aceitaram de bom grado a informação veiculada no livro. Muitas pessoas (inclusive médicos) tomaram a iniciativa de me contar sobre suas próprias experiências ou sobre histórias sobre notícias que leram que relatavam o uso da urina para fins médicos e situações de emergência:


O Dr. David G. Williams, Informativo Alternativo, Agosto de 1994, relata o seguinte:


"Há vários meses passados assisti o filme Vivo. Trata-se da história verdadeira de um time de futebol sul-americano, cujo avião em que voava, chocou-se com montanhas geladas, no rigor do inverno. O time ficou preso no local durante dois meses e sobreviveu se alimentando apenas da carne daqueles que morreram no acidente e depois, dos ferimentos. Parte do filme focalizou dois indivíduos cujas feridas iniciais tornaram-se sérias infecções. Sem saber como cuidar desses dois indivíduos, os sobreviventes poderam apenas tentar confortá-los. A infecção, ao final levou à morte dos dois. O assistir ao profundo sofrimento dessas pessoas, fez-me pensar se não algo mais a ser feito para salvá-los. Agora sinto que é bem possível que essas duas pessoas, e milhares de outras ao redor do mundo, ainda estariam vivas se conhecessem elas os efeitos terapêuticos da urina.


With urine therapy, you get all the benefits of urea plus the additional antibodies, vitamins, minerals, amino acids, hormones and more."


Dr. William Hitt, Clinica Hitt, Mexico Janeiro de 1995:


"A experiência tem demonstrado que injeções intra-musculares com urina constituem os melhores métodos para o tratamento de inúmeras doenças imunológicas, inclusive psoríase, carcinoma basal, asma e muitas outras desordens.


Relatório da Reuter


14 de agosto de 1990


"Quatro membros de tropas de elite do Sri Lanka que viram-se à deriva num barco a mais de 1.000 milhas de distância da Tailândia, após terem sido surpreendidos numa emboscada e considerados mortos, foram recebidos com muita emoção quando retornaram a seus lares". "Eles conseguiram sobreviver no barco, caçando tartarugas e bebendo urina", informou um oficial militar.


Agência de Notícias Kyodo, Tóquio


30 de julho de 1990


"Um cozinheiro foi retirado dos escombros do Hotel Hyatt, na manhã dessa segunda-feira, após 14 dias, após a devastação do Norte das Filipinas, por um forte terremoto, informaram funcionários do Governo. Seco, com apenas alguns arranhões no corpo, ele disse aos repórteres que sobreviveu bebendo sua própria urina."


Num tempo em que novos vírus e bactérias estão sobrepujando até os melhores esforços da medicina espacial e quando catástrofes naturais frequentes nos roubam o acesso às necessidades básicas, os fatos sobre uma ferramenta médica (e de sobrevivência) que não pode ser regulada pela FDA e que está sempre disponível quando você mais dela precisa, pode tornar-se, sim, a maior lição de sobrevivência que qualquer um de nós jamais aprendeu.


A autora desse artigo, Martha Christy, é escritora sobre pesquisas médicas, consultora de saúde natural e autora de Seu Próprio e Perfeito Medicamento, como também de vários outros livros sobre cura natural.

Fonte: Tradução de Mário Fonseca (mfonseca50@uol.com.br) - COPYLEFT em 2007, desde que citada a fonte.
Endereço onde encontrar esse artigo (em inglês) na Internet:
www.all-natural.com/urine.html





Mais sobre Urinoterapia no Blog



Urina: uma mestra brilhante para nossa vida!
(Dr. Áton Inoue)


A Urinoterapia, medicina moderna e histórica, é agora foco de atenção pública no mundo. Talvez haverá alguma pessoa a qual lhe dê asco só ao escutar a palavra “urina”; porém quisera que me atentasse um momento com paciência e sem pré-julgamento: através da urina encontrará um segredo maravilhoso para curar as enfermidades suas, de sua família, sua comunidade e do mundo.


Atualmente estamos vivendo a situação mais crítica da história da humanidade, neste início de século XXI. Os tempos estão mudando com velocidade incrível. Até pouco tempo ninguém podia imaginar a mudança drástica que vivemos. É como se os seres humanos quisessem encaminhar-se para a busca de um sistema mais justo e uma sociedade mais sadia para que nela valha a pena viver e amar deixando a história injusta e violenta. Por outro lado, no campo da medicina também está surgindo uma revolução quieta, porém significativa. Uma dessas mudanças é a urinoterapia.


As pessoas dos tempos passados já sabiam que a urina era um medicamento bom e onipotente, e que servia para curar quase todas as enfermidades sem provocar nenhum dano. Por exemplo: os hindus a usavam (e continuam utilizando) para tratar os tumores e artrite; os árabes a utilizavam para tratar as dores da cabeça e piorréia; no Japão se usava para tratar a gonorréia e a sífilis. Atualmente na Nicarágua se usa para a conjuntivite, pus de ouvido e outras enfermidades. Tudo parece indicar que seu uso terapeutico em diferentes países do mundo teve excelentes resultados.


No entanto, pelo desenvolvimento da ciência, a tecnologia e a modernização da vida, se abandonou esta tradição preciosa, tratando-se a urina como algo anti-higiênico; e tem produzido medicamentos químicos alheios ao nosso corpo. Atualmente existem à venda mais de 12.000 espécies de medicamentos no mundo. Porém, com isto se resolveram os problemas de saúde? A resposta é muito clara, Absolutamente não!


A situação da saúde das populações é bastante critica, e ainda mais piorou inevitavelmente. É muito simbólico o crescimento rápido nestas décadas, de enfermidades incontroláveis como o câncer, o diabete e AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), a hepatite, asma, etc.; além disso, a maioria da população, em maior ou menor grau está padecendo de alguma enfermidade. No mundo - terra, ar, mares, rios, plantas, bosques, animais, homens, e o meio ambiente em seu conjunto - está muito enfermo. Se continuarmos assim, sem considerar e nem refletir seriamente sobre o que aconteceu, não há solução adequada nem perspectiva, nem haveria no futuro, pois a patologia que cada paciente apresenta se torna cada vez mais complicada e complexa.


É possível que algum dia se controle a AIDS graças à “ciência” e a “tecnologia”, depois de termos construído milhões de tumbas. Não obstante será certo que apareceria logo outro tipo de enfermidade pior que a AIDS. Já vários cientistas estão alertando sobre isto. Pois ainda que se controle uma espécie de vírus maligno pela descoberta da vacina ou anticorpo ou alguns remédios anticancerígenos, nascerá outro tipo de vírus (ou fungo) mais resistente e fecundo, devido a que a medicina, seja química ou natural, só busca o tratamento e não erradicar as causas primordiais das enfermidades que a população sofre. Estas se encontram evidentemente em nossa própria vida, muito desnaturalizada pelo uso excessivo dos fármacos químicos, inseticidas no campo, alimentação inadequada entre outros. Os maus hábitos de vida como: relações sexuais sem controle machismo, egoísmo, stress por situações sócio-econômicas e familiares, além da destruição do meio ambiente.


A desnaturalização de nossa vida significa um processo de desimunização da saúde provocando o deterioramento e desequilíbrio do corpo, da mente e do espírito. A imunidade (defesa) existe e cresce na origem da natureza... Não somos um componente químico nem somos máquina. Somos inegavelmente uma parte da natureza. Por isso, se violamos ou nos distanciamos da natureza nos sentimos mal e adoecemos. As dores e enfermidades são sinais de advertência da parte da natureza para que não soframos mais. Devemos escutar com o coração aberto a voz da natureza corrigir os erros da vida passada com valor, paciência e com fé. Assim nos curamos com um pouco de ajuda das plantas medicinais, a própria urina e jejum, principalmente.


Os medicamentos têm sempre duas caras. Ajudam um pouco a aliviar o mal estar causado por uma enfermidade, exceto alguns casos de emergência, porém, também, como se sabe, atacam outros órgãos ainda que se siga fielmente a prescrição do médico, e sua influência negativa permanece durante muitos anos no corpo, provocando uma série de efeitos secundários, até que no fim se debilita a resistência imunológica do corpo. Dizem, por exemplo, que no caso do mercúrio ou kinohorm provocaram enfermidades terríveis como minamata ou amelia, ficam pelo menos 70 anos dentro do corpo apesar de todo o esforço médico para eliminá-los.


Comparando as vantagens e desvantagens dos medicamentos se poderia dizer que as desvantagens e riscos são maiores que as vantagens, e além disso pagando tanto dinheiro a empresas multinacionais farmacêuticas. Se existe outra solução excelente, por que não experimentá-la?


Creio que já estamos no momento de abandonar a fé nos medicamentos baseada em ilusões que se tem deles. Não podemos esquecer que a ciência moderna (inclusive a médica e farmacêutica) e a tecnologia estão desenvolvendo-se por e para seus próprios interesses. Jamais estiveram ao lado das pessoas ou das populações enfermas, ainda que a maioria dos envolvidos, cientistas e médicos, tenham sido inconscientes ou ignorantes disso.


Devemos lembrar que nosso corpo é uma grande fábrica farmacêutica natural. Produz tudo que é necessário: os materiais analgésicos, antibióticos, vitaminas, minerais, proteínas, os elementos imunológicos, até hormônios sofisticados para curar e prevenir as enfermidades. Porém, se não se usam, pela dependência de materiais farmacêuticos, logicamente nosso organismo não os produz e seu metabolismo naturalmente se atrofia. Assim começa o processo de “imunodeficiência” e dependência escravizada aos médicos e aos medicamentos. Para nós, a única solução é cortar a cadeia de dependência e aumentar a resistência do sistema imunológico. Se se tem a resistência imunológica sadia não há mais enfermidade. A urina é, com muitas provas, um passaporte exceIente para isso.
A ciência moderna, apesar de ter inventado várias coisas, até a bomba atômica ou computadores sofisticados, sabe muito pouco ainda. Por que nasce uma vida nova? Por que se produz um tumor maligno? Por que se sente dor de cabeça, de onde vem essa dor e qual seu mecanismo de dor? Por que serve tão poderosa e equilibradamente sua própria urina?




De fato, são poucas as coisas que foram aclaradas por esta ciência, a maioria das coisas estão envolvidas com um véu de mistério. Além disso, pelo desenvolvimento da ciência fomos nos distanciando da verdade das coisas. A verdade - aparentemente - está longe. No entanto, cremos que esta se encontra muito perto de nós. Está em nossas mãos ou dentro do nosso corpo como se Deus estivesse sempre conosco. Por que não a achamos? Por que não a aprendemos com nossas mãos? Tomando nossa própria urina, você saberá e se dará conta de onde esta a verdade, e talvez isso signifique um encontro maravilhoso consigo mesmo, o mundo mais desconhecido.




Os mestres dessa terapia dizem:




“A urina é uma revolução da medicina” (Dr. Nakao R., fundador da Associação Acadêmica da Sociedade Médica do Japão)
“A urina é a caridade do Universo”. (Dr. Uryu IL)


“A urina é a água da vida” (John Amstrong, citando as palavras da Biblia, destacado terapeuta inglês).






A urina é algo sujo?


A urina é um produto do sangue. Diariamente passam 150 litros de sangue pelos rins dos quais aproximadamente 99% volta a circular como sangue e só 1% sai como urina. Os ingredientes, cor e cheiro são muito semelhantes ao soro do sangue. O sangue das pessoas sadias não tem os colibacilos ou micróbios, por isso, a urina também não os tem. Quando há infecção renal, cistite ou vaginite é provável que haja, porém, em pouca quantidade. Essa quantidade não afeta em nada e ainda serve como autovacina, como afirma a doutora Carmem Rodrigues, do México, que usa a urinoterapia com pacientes há vários anos.


No Japão, o Dr. R. Nakao, fundador da Associação Acadêmica da Sociedade Médica, antes da 2ª Guerra Mundial havia tratado muitos pacientes -entre soldados e civis - de sífilis e gonorréia, receitando-lhes tomar sua própria urina. Para alguém poderá dar calafrios ao escutar isto! Porém os resultados foram assombrosos. No caso de uma infecção renal, cistite ou vaginite, se curam rapidamente tomando o paciente sua própria urina.


Consideremos o caso do feto, que cresce dentro de uma bolsa do útero chamado Iiquido amniótico. Ele cresce tomando diariamente a quantidade de liquido amniótico. A urina é muito parecida com o líquido amiiótico em seu conteúdo. E, além disso, segundo os estudos sobre fetos, os últimos meses eles estão urinando diariamente 500 mililitros e tomando quase a mesma quantidade de sua própria urina (líquido amniótico). Este fato é suficiente para argumentar que a urina não é uma coisa suja. Se Deus prepara as condições mais sadias e favoráveis para que nasça uma nova vida, como seria possível colocar os fetos em um mar de urina de amnion? Deus já sabia naturalmente que a urina é a água sagrada. A idéia de que a urina é suja não é mais que um resultado da educação e da cultura da nossa sociedade moderna muito ligada a interesses econômicos contra ela.


Um pouco da história da urinoterapia


Tomar e colocar a urina como maneira de tratamento existia e existe amplamente no mundo. No Veda hindu, que nasceu há 5.000 anos, chamado “Shivambukalpa”, se dedicam 10 capítulos a urinoterapia. No Budismo da Ásia, desde os tempos antigos existiu a urinoterapia. No Japão há 80 (anos, um mestre de Budismo que se chama Ippen, iniciador de uma seita Jishyu, organizou mais de um milhão de crentes nesta época, só em 20 anos. E o motivo secreto pelo qual se difundiu sua religião rapidamente era a urinoterapia. Existem ainda vários dados, inclusive quadros, nos quais se pintam a multidão de crentes, pedindo a urina ao mestre e o mestre partilhando sua urina com um tubo de bambu.


No livro sagrado da religião Jaina, que se chama Babeharu se diz que “em caso de jejum, tomará toda a sua urina.” Assim mesmo, se conhece bem o caso dos lamas tibetanos que tem o costume e tradição de tomar a sua urina e vivem até duas vezes mais que os outros. Por outro lado, na tradição judeu-cristã ocidental parece que existe uma tradição de tomar urina. Por que então, como se interpretaria o texto bíblico do livro de Provérbios Cap. 5,15-18? E além disso se faz referência a urina no Novo Testamento, como por exemplo, no Evangelho de São João Cap. 7.


“Bebe a água de tua cisterna, e o caudal de teu próprio poço.

Se derramarão tua fontes pelas ruas, e tuas correntes de água pelas praças? Sejam para ti somente e não para estranhos.

Seja bendito teu manancial... (Prov. 5,15-18).



Assim existia e existe mundialmente a tradição da urinoterapia, respaldada pelas diversas tradições religiosas. Na região quente do Golfo Pérsico, os odontólogos árabes a haviam usado para tratar piorréia ou cáries como antibiótico e analgésico.


Também na América Latina existe a tradição da urinoterapia como nos povos Incas e Astecas. Por exemplo, no livro Medicamentos indígenas (52ª edição 1988, Editorial América S.A. Panamá), o Dr. Geronimo Pompa, médico naturista venezuelano se refere à tradição indígena sobre a urina da seguinte maneira: “São efetivíssimas para muitas enfermidades. Tomamos diariamente três tragos ao levantar-se se tirará o mau hálito. Cozida nela a artemísia (planta medicinal) se põe compressas nas dores criticas e outros.


Para as indigestões, se toma em jejum e se unta o ventre quente. Pegada da mulher grávida e misturada com farinha de trigo, se faz um pãozinho, se coloca para cozinhar um pouco e se aplica morno nos “escrófulas” que não tem materiais para curá-los. A urina própria alivia os acessos de asma. Nos partos difíceis a mulher tomará a urina do marido e logo parirá. Na América Central, por exemplo em El Salvador, ainda existe amplamente a tradição nas zonas rurais para combater as enfermidades como conjuntivite, picada de animais, otite média, feridas, queimaduras, sinusite, erupção, etc. e também tomando a urina (a primeira de uma criança) para gripe ou catarro, mal estar do estômago, etc.


Na Nicarágua atualmente existe esta tradição. Em Esteli e Nueva Segovia, os curandeiros receitam a seus pacientes a urina para combater várias enfermidades, tomando-a. Na Região do Pacífico, também se usava para conjuntivite, dor de ouvido, alergia, picada de animais, até para o alcoolismo, segundo o Dr. Hilário Gómez, professor da Universidade Nacional Autônoma de Nicarágua, se usava a urina de gato.


Para que serve sua própria urina?


Segundo os últimos estudos, a urina tem os seguintes efeitos:






  • Contra as infecções, como os antibióticos; contra os tumores (como câncer ou sarcoma).




  • Para dissolver os materiais estranhos como: cálculos renais, biliares, bexiga


  • Para equilibrar os hormônios (homeostasis); Para equilibrar a hipo-hiper função dos nervos.
  • Para a circulação sanguínea; Para fortalecer a resistência do sistema imunológico.


  • Ajuda na produção de anticorpos.






O Dr. N. Nakao, em seu livro assinala muitos casos de pacientes que se curaram pela urinoterapia. Esta tem sido usada para as seguintes enfermidades:


Enfermidade sexual (gonorréia, sifilis), doenças do tecido conjuntivo (artrite reumatóide, esclerodermia, lupus erythematodes sistemicos), tumores malignos (carcinomas e sarcomas do fígado, tireóide, esôfago, estômago, cólon, pâncreas, colo do útero, ovário, mama, próstata, leucemia, linfoma maligno. etc), Tumor benigno (ovário, cólon, estômago, esôfago, útero), doenças infecciosas (herpes, malária, afta, hepatite, cirrose, influência, catarro, gripe, fungos), doenças cerebro-cárdiovasculares (derrame cerebral, tumor cerebral, tumor artério cerebral, infartos, angina, arritmia, hipertensão, hipotensão), doenças digestivas: (esofagite, gastrite, úlcera estomduodenal, colite, diarréia, prisão de ventre, pólipo digestivo, cálculo de vesícula, hemorróidas), doenças ginecológicas (endometriose, dificuldade menstrual, pólipo de útero, ovário, rnastite, fibroma mamária, uteromioma), doenças ortopédicas (lombalgia, artrite, ciatalgia, síndrome do pescoço, ombro e braço, neurite), doenças dermatológicas (dermatite nervosa, atopia, alergia, abcesso, fungo, calvíce, coceira), doenças dos orgãos sensoriais (catarata, retinite, hemorragia retinal, zumbido, otite média, miodopsia, dor de ouvido, sinusite, conjuntivite, piorréia), além de outras doenças, como gota, diabete, basedow, síndrome de meniere, hemofilia, seqüela de bomba atômica, depressão, insônia, neuroses, migrania, enxaqueca, impotência.
No total existem mais de 110 enfermidades que foram tratadas com êxito nos últimos anos. O livro “A água da vida” publicado em 1994 pelo inglês John W Amstrong, faz referência ao fato de que a urina pode ser usada para tratar casos de epilepsia, histeria, até desnutrição. Pode você acreditar nestes efeitos maravilhosos da Urinoterapia? E ainda que não acredite, não sente desejo de colocar em prática se está doente?


Em nosso Centro de Acupuntura e Medicina Natural (Cohnan) em Léon, na Nicarágua, temos atendido uns 6.000 pacientes durante três anos, entre os quais tivemos: casos de leucemia, câncer, AIDS, diabete, infecções complexas por vírus, bactérias ou fungos, muitos tipos de parasitas, anemia, enfermidades cerebrais como o mal de Parkinson, tumores cerebrais, alcoolismo, drogas, Síndrome de Down, sífilis, psoriasis vulgaris, vitiligo, vários tipos de alergia inclusive o tipo IGE, quase todo tipo de artrite, entre outras enfermidades. Tivemos bons resultados sem nenhum caso acidental.


As aplicações clínicas da Urinoterapia são muito amplas. “Quase” porque em casos da última etapa de câncer de qualquer maneira é insalvável, porém, ajuda ao paciente a morrer sem dor e angústia, com calma e paz. Este aspecto também é importante. No entanto, o mais importante é aplicá-la para prevenir as enfermidades.


Como se aplica a Urinoterapia?


É recomendável tomar um copo (400 ml) da primeira urina mais fresca da manhã, pois na primeira urina se encontra um material especial que se chama SPU hormônio, um material hipnótico que tem os efeitos de antibiótico, analgésico, circulante e estimulante para ativar a secreção de outros hormônios.


Se custa tomá-la, pode-se ajuntar suco de laranja ou gelo (com gelo em pedra). A primeira experiência em qualquer caso é dura. Pois não só pelo aspecto físico da urina que tem seu cheiro, sabor e temperatura, mas também pelo aspecto psicológico. No meu caso, ao toma-la pela primeira vez, vomitei e tive prisão de ventre. Por choque e me despertou toda consciência pelo calafrio. Porém, a partir do segundo dia, não lhe custará tanto. É uma questão de costume, seria recomendável, antes de tomar urina, tomar uma boa quantidade de chá das plantas medicinais ou água pura sem cloro e depois tomar um ou dois copos diariamente com um pouco de suco de laranja ou de limão.


Não existe contra indicação e nem limitação em sua quantidade. Nos casos mais graves pode-se tomar tudo o que sai. Não obstante, para evitar ter “reações recuperativas” fortes (isto será mencionado em outro capítulo), se poderia começar de maneira mais suave, ou seja tomando um copo diário durante a primeira semana e depois pode-se aumentar mais, dependendo do estado de saúde e da vontade. No meu caso, comecei com três copos diários e depois de duas semanas, durante oito dias tomei tudo o que saia, pois queria ter mais experiências e resultou magnífico, porém, com algumas reações fortes como sonolência, diarréia ou dor nas gengivas.


Segundo o Dr. M. Nishimura (chefe do departamento de medicina interna do Hospital Tokio-Sogo, de Tokio e no Hospital Guerson de San Diego, EUA, receita-se aos pacientes jejuar durante algumas semanas só com urina e água para tratar casos de câncer e AIDS, especificamente. Dizem que têm muitos bons resultados. Depois do jejum, os pacientes ingerem 11 libras (5kg aprox.) diárias de legumes e verduras como uma dieta pura vegetariana. Assim se curam.


Este método de jejum com urina, é de origem hindu, e o destacado terapeuta inglês J. Armstrong o introduziu em sua clínica na década de 10-40. Em nosso Centro também estamos aplicando os métodos com as plantas medicinais, urinoterapia e dieta-jejum; pois com eles não custa nada nem sequer algum material especial. O fundamento da Urinoterapia é dieta-jejum. Se não troca dieta a urina sempre sai feia e não se pode esperar os efeitos desejáveis.


A urinoterapia apresenta as seguintes variedades de aplicação:


  • Enema (lavagem retal): para abaixar a febre, câncer ou úlcera de colón-reto, prisão de ventre, cólicas, dor e inflamação do abdomem, pernas e pés, articulações, ossos, (de qualquer parte do corpo), paralisias.


  • Cataplasma de barro com urina: para os tumores, febres, inflamações e dores de qualquer parte do corpo, inclusive da cabeça e varizes.


  • Aplicada externamente: para qualquer problema da pele, inclusive para as feridas, picadas de insetos e animais, chagas, alergias, feridas.
  • Lavagens: para vagina, útero, intestino, olhos, boca, nariz e ouvidos.


  • Massagem: para artrite, dores musculares, cãibras, varizes, vitiligo, alergia de pele, coceira., manchas de pele, rugas e paralisia.


  • Compressas: para problemas de pele, dor, inflamação.


  • Gargarejos ou enxague: para problemas da garganta, amigdalite, dor de dentes, gengivas inflamadas.


  • Shampoo: para a infecção do couro cabeludo, abcesso da cabeça, cuidado dos cabelos.


  • Banhos: para a infecção geral do corpo, alergias, rejuvenescimento.
    Pomadas: com as plantas medicinais selecionadas e amassadas, vaselina e sua urina se faz uma pomada especial para aplicar em qualquer problema de pele ou para a massagem.




De qualquer maneira, tenha presente isto: a base da urinoterapia é tomá-la, se não a toma não poderá esperar o efeito desejado.


Formas recomendadas para tomar a urina:


  • Meio litro da primeira urina fresca da manhã: para manter a saúde ou prevenir alguns males indesejáveis, com a infusão de plantas medicinais, mel de abelha, suco de laranja ou limão, se quiser.
  • Um litro diário para as enfermidades crônicas e duras: quanto mais se toma, melhor. É a água da vida!
  • Toma-se no mínimo dois litros diários para o câncer: É um método decisivo para curar o câncer. Se pode ou se deseja, um galão (4 litros) ou dois galões diários (8 litros), o que saia desde a manhã até a noite, sempre com dois litros da infusão selecionada pelo diagnóstico e o jejum integral ou o mínimo de comida tipo vegetariana. O jejum é outra chave muito importante para eliminar o câncer.
  • No caso das crianças: tudo depende da idade e o caso, porém, normalmente recomendamos três copinhos diários (pela manhã, pela tarde e pela noite) com leite ou mel, infusão de plantas, suco de laranja. No caso dos bebês, sempre precisa misturá-la na mamadeira com água de chá de flor de laranjeira ou limão ou com leite. Se não consegue pegar a urina da criança, pode dar-lhe a de outras crianças, irmãos ou sobrinhos. O importante é que no caso de crianças deve-se dar-lhe um bom sabor com mel, por exemplo.
Na Índia, as pessoas tomam banho e fazem massagens com sua própria urina, como se conhece o caso do Sr. Dasai, ex-primeiro ministro, lutador histórico junto com Mahatma Ghandi na independência de seu país, qual toma, põe, se banha e faz massagens em todo o corpo com sua própria urina; além do mais, faz shampoo com ela. Dizem que nunca adoeceu, mesmo já tendo quase 100 anos de idade ainda está trabalhando energicamente no campo da política. O Sr. Dasai encontrou o livro “A água da Vida” de J. Armstrong faz 40 anos e continua praticando seus ensinamentos. Porém, não é recomendável injetá-la, pois é importante que a urina passe pelos canais digestivos, ali se eliminam ou se matam alguns micróbios ou bactérias, se assimilam ou se absorvem os materiais úteis, e além do mais, se curam problemas dos canais correspondentes.


Conhecimento sobre a urina


Os rins tem várias funções indispensáveis para manter a vida devido a produção e eliminação da urina, como o metabolismo dos dejetos, evacuação dos materiais tóxicos, metabolismo electolitico, equilibrio ácido-base, etc. O processo que efetuam é o seguinte: primeiro é filtrado o sangue pelos glomérulos do rim; a membrana glomérula filtra livremente os materiais de menos de 7.000 moléculas como uréia ou ácido úrico, porém não filtra as mais de 50.000 moléculas como proteínas serosa ou glóbulos. A quantidade de filtração pelos glomérulos é de 120 mililitros por minuto e 180 litros por dia. Este líquido filtrado, passando pelos tubos urinários, fica reabsorvido e secretado. 99% do líquido reabsorvido circula de novo como sangue e, só 1% (aproximadamente 1 1/2 litro de líquido) sai como urina.


O que se reabsorve:


Água, sódio, d-glucosa, amino-ácido, etc., a maioria dos ingredientes do sangue.


O que não reabsorve:


Uréia, ácido úrico, creatinina, etc...


Estado da urina:


Cor: amarela (por urobilina)


Quantidade: 1 1/2 litro por dia


Acidez: ph de 5 a 8 (em geral ph de 5 a 6 é ácido)


Pressão osmótíca: 50-1, 500m OSM por litro


Peso específico; 1.015 a 1025




Ingredientes da urina normal:


A. Inorgânicos: Sal, potássio, cálcio, sódio, cobre, flúor, iôdo, ferro, zinco, magnésio, ácido fosfatado, ácido sulfúrico, compostos nitrogênicos, etc.


B. Orgânicos: Uréia (20-35g), ácido úrico, creatinina, albumina, Ralbumina, aminoácido, kizantina, nitro amido ácido (100-200 mg), proteína (50 mg por dia), etc.


C. Hidrato de Carbono: keto ácido, kuen ácido, ácido láctico, ácido úrico de cavalo, ácido pirbina.


D. Vitaminas: A,B,C, (ácido ascórbico), E, corin, panteton ácido, riboflavina, amín.


E. Hormônios: Hormônios complexos de hipófise, adenóide hormônio, hormônios sexuais, interoikin, endorfina, interferom, prostaglandina, SPU-hormônio, etc.


Até a data (1994) se descobriu na urina mais de 200 compostos e se diz que terá pelo menos uns 1000. A urina é então, um tesouro de ricos medicamentos.


Dos últimos estudos científicos sobre a urina


Os estudos científicos sobre a urina estão muito atrasados apesar de terem grande importância para conhecer o estado e mecanismo da saúde. Desde a década de 70, começaram investigações em vários países como os Estados Unidos, Europa e Japão. Como conseqüência, agora se conhece que, por exemplo, o ácido úrico da urina tem um papel muito importante na produção e reativação do ADN das células (ácido desoxiribonucleico que é a substância dos gens), e também tem a função de rejuvenescer os orgãos.


Em 1971, na Universidade da Medicina de Kyoto, Japão, foram descobertos na urina vários anticorpos como o interoikin, renina, prostaglandina, os materiais mais importantes para combater as infecções e tumores malignos. Nos Estados Unidos, a equipe científica da Universidade de Harvad descobriu na urina o PU-hormônio, o qual se produz durante o sono e tem várias funções como antibiótico, para a circulação do sangue, analgésico e promotor da secreção de outros hormônios. Pelas funções destes hormônios proliferam e se fortalecem os materiais imunológicos com T-Limph-Glóbulo, imunoglobulina e glóbulos brancos, se incrementa a resistência do sistema imunológico e se cura as enfermidades.


Em 1992, o Instituto de Química de Hayashibara do Japão, um Instituto muito reconhecido no mundo, começou a estudar a urina e descobriu nela várias substâncias importantes para nossa saúde. Uma delas foi o interferom, uma substância que ativa a produção de células que combatem as anomalias do corpo. Era conhecido como um anticancerígeno na década de 70-80, sendo muito efetivo contra HCB (virus hepático que está presente em muitos casos de hepatite).


Segundo os investigadores, o uso de interferom injetado (10.000.000 unidades) ocasiona muitos efeitos colaterais, no entanto, seu uso por via oral, a uma dose de 100-200 unidades é melhor utilizado pele organismo, sem efeitos secundários. Na produção diária da urina humana (1 a 1 1/2 litro) de modo geral existe de 150-200 unidades de interferom, ou seja, a quantidade melhor aproveitada pelo organismo, para combater as enfermidades. Assim, apenas se está começando o estudo sério sobre a ciência da urina.


No entanto, ainda se conhece pouco sobre o mistério curativo da urina. Em Cuba este sendo produzido um medicamento para combater o vitiligo (manchas brancas na pele), utilizando a placenta. Nos Estados Unidos, segundo o jornal “O Novo Diário” (01/02/1991), começou-se a tratar doentes de câncer com transfusões de células sanguíneas anti-cancerosas obtidas dos próprios tumores e modificadas geneticamente. Assim o conteúdo comum da medicina está mudando.


Na realidade, as grandes empresas farmacêuticas dos países industrializados competindo para chegar a ser as primeiras, estão comprando e importando a urina para produzir cosméticos sofisticados para damas e medicamentos, até anti-depressivos. No Japão, as empresas estão importando grandes quantidades de urina e do exército da Coréia do Sul. As mulheres ricas gostam de usar os produtos da urina para tirar as rugas. Agora é moda usar cosméticos medicamentos, até pastas de dentes que contém uréia da urina humana. Que felicidade! Por que você não se aplica e toma sua própria urina?


Urina: uma excelente farmácia


A urina é um produto do sangue, não é um simples dejeto de substância que não necessita o nosso corpo. Na realidade é um tesouro que o nosso organismo necessita.


O conteúdo é muito semelhante ao soro do sangue, contém mais coisas úteis, por isso bom como remédio natural e como alimento natural.


Seu uso como remédio e como alimento é tão antigo, provavelmente, como a presença da mulher e do homem na terra. No entanto, seu uso não tem sido reconhecido pela medicina alopática (oficial em quase todos os países do mundo), mas como meio de diagnóstico de algumas enfermidades, devido a falta de investigação sobre a ciência da urina nas universidades ou simplesmente para os prejuízos que tem imposto a sociedade - muito ligada aos interesses econômicos contra ela.


Explicamos os componentes principais e seus papéis, esclarecidos até hoje pelos científicos sobre a urina.


  • URÉIA: é o componente mais abundante da urina. A uréia é um produto metabolizado das proteínas do corpo. Tem grande efetividade frente às bactérias: sobretudo impede a proliferação de tuberculoses (TB). A efetividade se aumenta com o uso de vitamina C (as plantas tem muita vitamina C).
  • ÁCIDO ÚRICO: tanto o ácido úrico como a uréia tem uma grande efetividade contra tuberculose, ademais tem a propriedade de controlar os materiais cancerígenos no corpo.
  • MINERAIS: se supõe que a urina contém muitas espécies de minerais úteis (mais que os alimentos). Os minerais sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, enxofre, entre outros da urina, uma vez que tenham sido absorvidos pelo corpo e saem de novo em processo de transformação da urina, são muito bons para o corpo e mais efetivos que os dos alimentos. O amoníaco da urina tem um papel muito importante para reconstruir as feridas e a pele. Estes minerais trabalham para limpar e reativar os organismos do corpo, prevenindo e eliminando os venenos e para reconstruir as funções dos órgãos.
MATERIAIS FISIOLÓGICOS REATIVADORES: Os cientistas estão tirando diferentes materiais da urina muito importantes para nossa saúde. Se trata dos hormônios e os materiais fisiológicos reativadores. SÃO ELES:


  • UROKINASE: dissolve os trombos (que são obstruções de sangue) e cura as enfermidades cardíacas ou insuficiências de circulação sanguínea.
  • FATOR CRESCEDOR DA PELE (EGF): reconstrói e reproduz as células dos organismos lesados.
  • FATOR ESTIMULANTE DA COLÔNIA (CFS): é efetivo para a divisão celular e sua proliferação.
  • HORMÔNIO DE CRESCIMENTO (GH): este hormônio tem diversas funções reativadores: funções da sproteínas, favorece o crescimento dos ossos e dissolve as gorduras.
  • ERYTHROPOETINA: estimula a produção de glóbulos vermelhos.
  • GONADOTROPlNA: para a normalização do período menstrual e produção de espermatozóides e hormônios masculinos.
  • KALICREÍNA: contra os problemas vasculares (inflamação) e para baixar a atenção arterial.
  • TRIPSIN lNHIBITOR: tem efeito de prevenir e curar as úlceras as membranas.
  • PROSTAGLANDINA: se trata de um grupo de ácidos graxos que existem amplamente no organismo (até nos espermatozóides, sangue menstrual e líquido amniótico). Funciona na equilibrada expansão dos vasos sanguíneos e, baixa pressão arterial. Estimula os músculos e o sistema digestivo, entre outros.
  • IMUNOGLOBINA: criadora de anticorpos para a proteção humoral contra vírus, bactérias e venenos.
  • ENDORFINA: é um hormônio que produz principalmente no cérebro e tem grande efetividade para controlar a dor como analgésico.
  • S.P.U. HORMÔNIO: é um hormônio coordenador de vários tipos de hormônios que se produzem à noite enquanto dorme. Por isso se recomenda tomar a primeira urina da manhã. Este hormônio em pouca quantidade coordena ou normaliza o equilíbrio entre corpo e mente e ajuda para reanimar-nos.
  • INTERFERON: consiste em proteína do próprio organismo. Esta proteína tem um papel importante em resposta imunitária (sistema de defesa). As propriedades do interferon estão ainda em processo de investigação, porém já tem observado sua atuação efetiva contra hepatite tipo C, do câncer de mama entre outras enfermidades.
A urina contém também várias substâncias anticancerígenas (para combater câncer) como: antineoplastoma; H-1 1; B-indol-ácido acético; Directina; Giriokizarmetanol, entre outras.Estas substâncias, diferentes dos químicos anticancerígenos que matam as células incluindo as não enfermas - impedem a proliferação das células cancerosas e funcionam transformando as células malignas em sadias. Assim nossa urina é uma fonte rica de propriedades curativas.


Sobre as reações recuperativas


No processo de tomar sua própria urina, de vez em quando aparecem vários tipos de reações, que se chamam “reações recuperativas”. É uma reação sadia, positiva, necessária e indispensável, apesar de serem molestas.


É um processo de eliminar todos os males escondidos no profundo do corpo. Não significa em nenhum sentido a piora dos males. Isto é um fato clínico confirmado com seis mil pacientes atendidos em nosso Centro e mil, milhões de enfermos curados no mundo.


De modo geral, quando isto sucede, parece que o paciente piora. No entanto, não precisa preocupar-se, pois é um processo necessário para curar-se. Em geral, às vezes agudiza a dor e a inflamação, porém momentaneamente, também aparece diarréia, abcesso, alergia no corpo, coceira, erupção, afta na boca, às vezes febre, secreção nos olhos, mamas ou vagina, sensações estranhas no estômago e intestino. Também aparece um profundo sono, fadiga no corpo, como se estivesse drogado, etc. alteração da circulação ou tensão arterial, taquicardia, redução ou aumento do desejo sexual, etc. Em caso de pessoa asmática ou epilético, ataques mais fortes são poucos. Nos diabéticos a urina é muito doce ou muito salgada; em alérgicos, psoriasis, uma erupção geral desaparece derrepente, no entanto, não aparece várias reações ao mesmo tempo, dependendo da profundidade ou antiguidade (anos) das enfermidades. As reações recuperativas surgem ao longo do tempo.


“Benvindas reações!” Aceitemo-las com generosidade e com mais esperança, tomando certas medidas para aliviá-las. Já está muito próxima da cura.


De qualquer forma, este processo é importante como sinais muito significativos para sua recuperação integral é algo passageiro. No caso de diarréia, às vezes dura algum tempo, como umas semanas, porém, não é desagradável. A duração depende da profundidade dos males e da quantidade da urina que se toma. Em todo caso, seria bom aceitar as reações com muito sentimento de alegria e agradecimento em lugar de preocupar-se, porque já se está muito perto de sarar, apesar de que vai incomodá-lo por algum tempo. A maioria das reações passa dentro de uns dias ou semanas. No meu caso, me invadiu um forte sono durante uma semana, diarréia, (ainda ocorre às vezes - há cinco anos), dor muito forte nos dentes molares, também me molestaram as aftas na boca, me davam dores nos dedos, ombros e punho direito durante quatro meses, taquicardia durante seis meses, fungo nos pés durante oito meses taquicardia durante seis meses, fungo nos pés durante oito meses e hemorróidas durante quase um ano, dos quais nunca havia padecido (ou não tinha sintomas), cãimbras nas pernas e dedos, porém todo o tempo em que tomei a urina (tomando mais quantidade de urina. Eu tomo em geral 1 1/2 litro por dia e nos fins de semana e nas férias de 04 a 06 litros por dia) estive tranqüilo, inventando vários remédios naturais, jejuando bastante tempo, com reflexão de minha vida passada em especial, corrigindo os hábitos alimentares ou pensamentos negativos, trabalhando, pois sabia que estas reações eram passageiras. Assim saí da crise da minha saúde e melhorei tudo.


Medidas para evitar ou suavizar as reações molestas


1. De modo geral é recomendável tomar um copo (primeira urina da manhã) diário. Pode-se tomar com laranja, a metade pela manhã e a outra metade à tarde, durante três semanas: depois, pouco a pouco, se vai aumentando. Nas enfermidades muito avançadas seria bom tomar dois copos diários para começar.


2. Se aparece dor, inflamação ou febre, fazer primeiro dos pés com água quente, a seguir compressa com pano embebida em urina ou passar ferro (de passar roupa) morna na parte dolorida, aquecer ou esfriar esta parte de alguma maneira. Também fazer massagem com urina.


3. Se aparece alergia, eczema ou fungo, fazer compressa com algodão embebido em urina. Em caso de fungo resistente fazer compressa com alho e própolis e urina. Nas reações dos olhos, nariz ou ouvidos aplicá-los com com muito pós. Não se assuste, aplica-se mais urina e compressa, extraindo mais pús, às vezes com gelo sobre a compressa a febre cai e de repente amanhecerá bem.


4. Nos problemas de amigdalite ou inflamação de garganta, fazer várias vezes ao dia gargarejo e pondo compressas de urina na garganta.


5. Nos problemas de vagina, útero, ânus e intestino, fazer lavagem com uma seringa ou bombinha. Para fazer lavagem vaginal é recomendável fazê-la várias vezes por dia com urina, chá forte das plantas medicinais selecionadas, iogurte, mel de abelha diluído em urina ou chá, sempre com própolis trocando os materiais e colocando uma gaze ensopado com os mesmos produtos como tampão. E muito efetivo.


6. Se aparecem tumores ou pús, por cataplasma ou compressas de urina durante bastante tempo.


7. Se aparece taquicardia, insônia, nervoso ou depressão, tomar urina em mais quantidade e aplicar banho nos pés e ferro morno em todo corpo, em especial no peito, ligado, baço, baixo ventre, pescoço, rins, quadris, pernas e plantas dos pés diariamente durante 40-60 minutos. Se recuperará prontamente.


8. Também é recomendável para suavizar as reações, tomar mais ou reduzir as quantidades de urina a tomar, usar de várias maneiras as plantas de medicinais selecionadas no timo, corrigir os erros de alimentação, fazer banho de pés, massagem com urina ou fazer exercícios (caminhar, cavalgar, brincar, nadar, dançar, etc.)


9. No período menstrual ou hemorragia vaginal podia tomar urina de meninas (se não há, de meninos)para que não suspenda. Também nos casos de Síndrome de Nefroses, sífilis, gonorréia ou artrites muito avançada, a urina pode sair desagradável por causa dos medicamentos ingeridos dos maus alimentos ou sua própria enfermidade; nestes casos em lugar de suspendê-la, se pode tomar a urina de meninos e meninas, correspondendo ao mesmo sexo, até que saia urina limpa.


10. Em caso de cânceres, diabetes ou outras enfermidades crônicas, controladas pela quimioterapia, radioterapia, cortisona, diuréticos, hormônios, analgésicos fortes ou drogas, tem que seguir os dois tratamentos químicos e naturais - com a urina, ainda que saia urina desagradável por influências químicas. Dependendo da melhora, pouco a pouco tiramos a parte química. Assim mesmo nos casos de mal de Parkinson, epilepsia, esquizofrenia, depressão forte, tem que tratar com muito cuidado. Em todos esses casos, o diagnóstico é sumamente importante não só para checar o estado de saúde de casa enfermo senão também para decidir a adequação e doses de medicamentos em cada processo para orientar-lhe melhor sobre a sua vida.


Quando o enfermo tem reações fortes deve seguir e aprofundar todos os tratamentos naturais em lugar de abandona-los. Assim curamos. A vida se torna mais longa. Vale a pena fazer todo o esforço para desfrutar o resto da vida. No entanto repetimos que o mais importante é o tratamento integral e melhorar a qualidade de vida. Não dependamos só da urinoterapia.


Os mestres desta terapia recomendam quatro princípios para que tenha efeitos desejáveis e tranqüilos:


1. ter o valor para começar;
2. ter a paciência para continuar;


3. ter Fé para a vitória final;


4. ter o agradecimento de coração à sua “Água da Vida”, à sua família e a Deus.


Perguntas e respostas sobre a urinoterapia


1 - É verdade que a urina não é suja? Em caso de infecção renal, cistite ou vaginite não há algum risco?


A urina é algo semelhante ao soro do sangue. Não é nada sujo. Em caso de infecção renal, é possível que tenha alguma quantidade, porém pouca, de coli bacilos ou micróbios. Porém, essa quantidade é pouca, não afeta, por isso não precisa preocupar-se, pois, há milhões de provas e além disso muitas pessoas se curaram muito bem até de gonorréia e sífilis com sua própria urina. Lembre-se que o feto cresce dentro da sua própria urina (liquido amniótico).




2 - No caso de hipertensão arterial não seria mau tomá-la porque a urina é bastante salgada?


O sal contido na urina é pouco, não precisa preocupar-se por isso. Além disso, o sabor salgado da urina é por causa do sódio e potássio básico. Na urina existe mais potássio que sódio. O potássio tem a função de abaixar a pressão, portanto, é bom tomar a urina para a hipertensão. O importante é reduzir a quantidade de sal que se consome nas comidas.


3 - No caso do câncer se injeta diariamente anticancerígenos, não haverá problema com o fato de tomar urina?


Não há problema, porém seria bom seguir dois tratamentos e dependendo da melhora pode reduzir a injeção. Há muitas provas de pessoas curadas de câncer com urinoterapia.


4- No caso da menstruação, não haverá problema em tomá-la?


Não há problema. Antes algumas pessoas se atreveram a tomar a urina das jovens em seus períodos menstruais, porque se acreditava que era melhor. Essa é uma questão psicológica. Porém, se lhe incomoda pode filtrá-la como café, para continuar tomando-a, ou tomar a urina de uma criança.


5- Em caso de diabete ou nefrite sai na urina glucosa e proteína, não haverá problema?


Nenhum problema. A quantidade que sai na urina é pouca e além disso a quantidade que toma não é muita.


6- No caso de ter 3 meses de gravidez, não influirá mal no feto e na mãe?


Absolutamente! Os fetos estão crescendo tomando sua própria urina no líquido amniótico. Para manter o bom estado da gravidez, a urina é algo ideal. Há muitas provas a esse respeito. Usa-se até no parto e pós parto.


7- Para as crianças, não haverá problemas?


Nenhum, e além disso, em caso de enfermidades como asma, alergia, nervos, atopia, etc. a urina os cura rápido. Para as crianças não lhes custa muito toma-la, porque está em sua cabeça a memória fetal. As crianças gostam da urina. Pode-se dá-la com suco de laranja ou leite. A urina é ideal para prevenir as enfermidades infecciosas, inclusive parasitas. A urina é uma bebida ideal para a saúde!
8 - Que quantidade se poderia tomar diariamente? Até que quantidade se poderia tomar sem provocar danos?
Para prevenir as enfermidades, talvez poderia ser meio litro, porém para tratar algumas enfermidades seria bom tomar 2 litros diários como mínimo. Há pessoas, como por exemplo as que fazem jejum, que tomam tudo o que sai. Não se conhece nenhum caso que tenha sido mau. Tudo depende da vontade e desejo que cada um tem.


9 - Para alguns lhe custa tomá-la assim que sai, pelo calor da urina, haverá menos efeito se deixa um pouco de tempo, para que esfrie?


Não é questão de efeito, mas de higiene. Se se deixa algum tempo é possível que cresçam os micróbios. Seria melhor tomá-la fresca. Se lhe custa, poderia misturar suco de laranja ou gelo.Porém, também a urina velha (em reserva) serve para aplicar externamente, mais que a fresca. Os mestres guardam a urina de cinco, dez ou mais anos, como o rum.


10- Não ficará mau cheiro?


Não cheira mal, ao contrário, tira o mau hálito porque cura a gastrite e a piorréia. Só precisa-se ter cuidado se se põe na cabeça ou na roupa, pois, aí cheirará. No caso da pele, não cheira, porém, se tem muitos pelos é melhor lavar-se para sair à rua.


11 - Se muda diariamente o calor, a cor, o sabor, não haverá problemas com tal urina?


Nenhum. É normal. A urina fica assim pelo que se come ou toma, por causa das horas de sono, o cansaço ou as emoções, por isso pode ser utilizada como diagnóstico diário da saúde. A urina das pessoas sadias é saborosa.


12- Que tipo de reações recuperativas existe e como se distingue a reação recuperativa da pior das enfermidades?


De modo geral aparece uma dor um pouco mais forte porém temporal no caso de herpes, artrite, reumatismo, neurite ou piorréia; também às vezes se apresenta um pouco de febre, inflamação, diarréia (é muito comum), fadiga, sono profundo, afta, alergia, coceira, porém são todas reações passageiras. A urinoterapia não produz piora de saúde. Só se requer paciência e fé firme para praticá-la. Pois as reações são sinais importantes na recuperação final. No entanto, se se preocupa, pode checar pelo diagnóstico “Exame Bionergético” para ver se estes sinais são negativos ou positivos.


13- Quanto tempo duram as reações recuperativas?


Depende do caso e da quantidade que se tome. Também depende da alimentação (vegetariana), sem usar muito açúcar, gordura nem álcool. Seria bom estar disposto a aceitar as reações a longo prazo, com o mínimo de sete anos. Cada vez que passam as reações, se assegura sua saúde com o rejuvenescimento.


14- Em caso de distrofia muscular avançada, multiplica esclerose, derrame, infarto, paraplegia ou quadriplegia, vitiligo sistemático, paralisia cerebral infantil, síndrome de Down, depressão grave, alcoolismo, AIDS, etc... também serão curadas ou haverá a possibilidade de melhorar?


Ainda não se tem dados, por isso não se pode dizer como é cada caso. Porém estou seguro que se aumenta em todos os níveis do corpo a resistência do sistema imunológico e a homeostase, neste sentido se espera que melhorem em qualquer caso. Em alguns casos se curariam e em outros melhorariam. Segundo nossa experiência, uma grande maioria dos casos melhorou, ainda que, por exemplo, no caso de quadriplegia pelo corte do nervo central não haveria nenhuma possibilidade de recuperar os membros paralisados, porém, se recuperariam o resto dos problemas no organismo, inclusive o ânimo do paciente.


15- Sigo tomando minha urina a mais de dois anos, no entanto não me custa muito. Não haverá alguma maneira mais fácil de tomá-la?


A urina é um espelho de saúde e de sua vida. Se a urina é desagradável em seu sabor, isso significa que a saúde ainda não está recuperada, nem sua vida melhorada. A BASE DA SAUDE É A ALIMENTAÇÃO, TERA QUE COMBINA-LA. Se continua comendo muita carne, frango, muita gordura, tomando muito licor e comendo muito açúcar (doces) ou condimentos químicos, a urina sempre sai desagradável. Trocando pouco a pouco a alimentação e pensamentos negativos para mais positivos, se toma mais quantidade de urina, se melhorara todo de uma vez, a saúde, a vida e o sabor da urina. E no meu caso, sempre pratico uma oração; ao urinar e ao colher em um copo grande rezando assim: “Graças a Deus, Graças a Deus... ó graças a VIDA”, e antes de ingeri-la dizer, por exemplo: “Deus dá-me tua força... que melhore prontamente minhas hemorróidas”. Rezando assim com muito agradecimento e engulo de uma vez; às vezes sai mais de um litro, não me custa nada ainda mais que a urina saia em sabor desagradável, não lhe ajudará esta idéia?


Fonte: ABRASP


Mais sobre Urinoterapia no Blog








Beber a própria urina pode curar doenças?
Tratamento a base de xixi provoca controvérsias. Muitos defendem seu poder de cura.
Outros acham que as substâncias tóxicas pode ser prejudiciais ao organismo
Paula Porto
Beber a própria urina em prol da saúde. Essa é a prática usada pelos adeptos da urinoterapia, também chamada de terapia real, como forma de prevenção, cura de doenças e busca de melhor qualidade de vida. O tratamento consiste na ingestão de xixi ou em sua aplicação na pele por meio de compressas, fricção ou banhos de imersão.
- Ela é segura, não oferece riscos ou efeitos colaterais negativos e seu efeito é rápido - assegura Alexandre Pimentel, consultor em alimentação alternativa e pesquisador de terapias complementares, adepto da pratica há 20 anos.
No entanto, para Joel Paulo Veiga, nefrologista - que trabalha com doenças renais - do Hospital Universitário de Brasília, é preciso ter cuidado, pois pela urina são eliminadas substâncias tóxicas que podem ser prejudiciais. Para ele, o xixi não é um produto puro do sangue.
- A urina contém substâncias que já foram rejeitadas pelo organismo. Tudo bem que também são eliminados nutrientes que são importantes para o corpo, como os sais minerais, mas todos eles a gente consegue nos alimentos - argumenta.
No entanto, de acordo com Alexandre Pimentel, a urina é um produto do nosso sangue e do próprio corpo, incapaz de causar rejeição alérgica.
- É uma rica fonte de anticorpos, uma vacina natural pela qual pode-se combater muito bem as próprias doenças - garante.
Segundo ele, porém, para cada caso é necessário uma orientação especial.
- Certas pessoas necessitam beber toda a urina eliminada até chegar a cura. Outras podem tomar doses homeopáticas como prevenção. Utiliza-se também a urina como tratamento de problemas de pele. O tratamento pode ser praticado por qualquer pessoa, de qualquer idade - explica.
O aposentado Paulo Roberto Guimarães, 52 anos, acredita ter salvado sua vida por meio da urina. Aos 18 anos, ele sofreu um acidente de automóvel e ficou paraplégico. Por ter sido uma lesão medular, a bexiga também ficou paralisada, sujeita a infecção crônica.
- Percebi que minha vida estava em perigo. Ou eu aderia à urinoterapia ou logo ia morrer. No início tive febre alta e medo de uma infecção generalizada por estar tomando urina infectada por conta dos antibióticos. No entanto, descobri que tomar urina é muito mais agradável que tomar refrigerantes, bebidas alcoólicas ou a água que vem da torneira, cheia de cloro, dioxinas e impurezas que prejudicam a imunidade a curto ou a médio prazo - diz.
Há cinco anos ele toma ''o remédio natural'' e garante que não há nada melhor que o próprio xixi para tratar a infecção urinária.
- É bom para a pele, para emagrecer, para fazer o intestino funcionar direito, entre outras coisas. Hoje cheguei a conclusão de que não posso mais ficar sem ingerir o máximo possível de urina para manter a minha boa saúde. Minha cor e minha alegria melhoraram. Não tenho mais resfriados e nem crises agudas de tendinite e gota [acumulação de ácido úrico nas articulações]. Voltei a viver e a querer viver - afirma.
Serviço
Alexandre Pimentel, consultor em alimentação alternativa: 913-4662 ou alexpimt@yahoo.com.br
Líquido é utilizado contra uma série de males
Quando criança, o professor Mário Campos, 42 anos, usou a urina sob orientação do pai para curar machucados externos. Hoje, diz beber e usar em machucados e também como loção pós-barba. Segundo ele, é por isso que sua pele não tem irritações causadas pela lâmina e o pêlo da barba demora mais para crescer.
- No interior do País, o uso externo é comum. Já ouvi dizer de que é bom para sarampo e coqueluche. No primeiro momento foi entranho, hoje bebo tranqüilamente.
Não é só o professor que já ouviu falar nos benefícios da terapia real. Aliás, a terapeuta Patrícia Peres, 47 anos, que realiza o ritual de beber xixi há seis anos - ingerindo meio litro por dia, inclusive pela manhã, quando a ''urina é mais concentrada'' - afirma que a urinoterapia cura quase tudo.
- Tenho conhecimento de curas de reumatismo, doenças crônicas, câncer e diabetes.
Há quem diga que serve até para substituir ''remédios'' de terapia hormonal. Foi o que aconteceu com a dona de casa Maria Aparecida Ribeiro, de 38 anos.
- Nunca tomei hormônio e passei a fazer a urinoterapia. Oito anos depois do meu médico ter receitado hormônios voltei lá e ele me perguntou se eu não queria aumentar um pouco a dosagem. Contei para ele que nunca havia tomado. Ele só recomendou que eu continuasse com a urinoterapia.
Para quem não tem coragem de beber, a urina também pode ser usada como cosmético, sendo altamente eficiente e rejuvenescedora, eliminando manchas e espinhas. E foi fazendo uso externo que a comerciante Maria de Fátima Pimenta, iniciou o tratamento para cuidar de uma queimadura na pele.
- Com algodão molhado, bem longe da boca. Até quando meu olho ficava irritado eu pingava gotas de xixi para melhorar - lembra.
Mas só em 1993 ela começou a beber urina misturada com suco de laranja.
- Hoje tomo pura. Depois que iniciei a terapia nunca mais tive problemas de saúde. Quando você tem uma boa alimentação, a urina fica com gosto mais leve, parecido com um simples chá. Aliás, o gosto varia de água do mar para água de coco - garante Maria de Fátima.
No entanto, segundo o nefrologista Joel Paulo Veiga, o sabor da urina não muda com a alimentação.
- Apesar de sua composição química depender dos alimentos ingeridos, a urina, que é constituída de 96% de água e 4% de alimentos orgânicos e inorgânicos, tem sempre o sabor amargo por causa da uréia - adverte Joel Paulo.
Por medo do preconceito, muitas pessoas não assumem que fazem a urinoterapia. Por isso, não há dados oficiais de quantos adeptos existem no Brasil, nem no mundo. No entanto, para quem se convenceu de que a terapia real é um tratamento altamente eficiente, um remédio produzido pelo laboratório do próprio organismo com antígenos para todas as doenças que o computador biológico reconhece, Alexandre Pimentel dá o conselho:
- O melhor é beber bastante água para que a fonte não seque - afirma.
Além disso, a terapeuta Patrícia Peres recomenda a mudança de hábitos alimentares, o cuidado com o corpo e a pratica de exercícios físicos como complemento à terapia.
- Beber o próprio xixi é um ato de liberdade, mas só faz sentido quando você pratica pela fato de gostar - conclui.
Técnica bastante antiga
A urinoterapia não é uma técnica nova. Há registros de sua utilização na medicina ocidental em 1841. Anteriormente, já era usada na Índia, Tibete, Egito, Grécia Antiga e nas civilizações Inca, Maia e Asteca. No século 18, os dentistas de Paris utilizavam urina para limpar os dentes dos pacientes. Durante a Idade Média, era comum, na Europa, beber a própria urina como proteção contra a peste negra.
Ainda hoje, povos como o da Nicarágua, do Alasca e os árabes utilizam a urina para sanar males físicos. Na Região Nordeste do Brasil, a tradição popular recomenda a aplicação da urina de crianças para doenças da pele, urticárias e queimaduras causadas por taturanas e águas-vivas, por exemplo.
Médicos descartam eficácia da terapia
A Associação Médica de Brasília (AMBr) e a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) - parte da medicina que estuda doenças renais - não reconhecem a urinoterapia como forma de prevenção e cura de doenças. O Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF-DF) também não atesta a eficácia de remédios feitos à base de xixi.
De acordo com o nefrologista Joel Paulo Veiga, não há comprovações de que a urina possa agir no organismo como remédio. Para ele, a técnica é um placebo que, ao ser ingerida, pode produzir um efeito que suas propriedades não possuem.
- Muitas pessoas que ingerem, por exemplo, uma pílula contendo nada mais do que amido com açúcar, revelam melhoras de uma doença, imaginando ter tomado remédio feito especialmente para essa doença. Há outras que com uma ''cirurgia espiritual'', sente a sutura e a cura do mal que a afligia sem passar por uma cirurgia convencional. Na urinoterapia, também é assim. As pessoas tomam suas ''poções mágicas'' de xixi e sentem-se curadas de algum mal - argumenta.
Para Rafael Boechar, psiquiatra do Hospital Universitário, a expectativa positiva de cura é 50% do caminho para a recuperação. Nesses casos, o organismo, entre outras coisas, libera endorfina, que promove o relaxamento do estado de ansiedade provocado pelo pânico de uma doença.
- Ela realmente tem um papel fundamental no desempenho dos sistemas simpático, parassimpático e nos outros sistemas do organismo. A expectativa de cura pode ser considerada com uma espécie de ''certificado de garantia'' para o funcionamento do corpo - afirma.
A terapeuta Patrícia Peres não concorda com essas observações. Segundo ela, desde o nosso nascimento, há uma cultura, sem base biológica, de que a urina é ''suja''. Para Patrícia, o produto é puro e composto por substâncias do sangue que podem funcionar como remédio. No entanto, segundo a terapeuta, a comunidade cientifica não tem interesse em pesquisar, a fundo, o potencial da urinoterapia.
- Há hospitais naturalistas que conservam a urina ao longo dos anos e a utilizam na cura de ferimentos externos. No entanto, o maior da terapia real é o fato da urina não ser uma mercadoria e não ter valor de troca. Sua grande financiadora, a indústria farmacêutica, iria perder muito com a descoberta de que o xixi faz bem para a saúde - denuncia.
Fonte: 11/ 10/ 2004 - jornal do brasil



Adeptos garantem: a urina cura

Publicação: 14 de Maio de 2006 às 00:00

TERAPIA ALTERNATIVA - Adeptos garantem que a urina cura doençasTERAPIA ALTERNATIVA - Adeptos garantem que a urina cura doenças
Urina [Do lat. Urina] S. f. Líquido excrementício segregado pelos rins, donde corre para os ureteres para a bexiga. [Sin. (pop. e fam.): pipi, pixi, xixi]. *


Bem, excrementício não é a opinião de todos. Enquanto para muita gente a urina lembra sujeira e mau cheiro, para outros é alimento riquíssimo e grande aliado na cura e prevenção de doenças de todos os tipos: cardio-vasculares, respiratórias, gastro-intestinais, cutâneas e até câncer.


Natal tem muitos adeptos da urinoterapia - a prática de usar a urina em seu estado natural para cura e prevenção. Aliás, o mundo inteiro. A literatura estende-se desde livros e artigos a milhares de páginas, comunidades e fóruns que discutem o assunto na internet. A urinoterapia também já foi várias vezes assunto de programas jornalísticos de televisão.


Ela está mais presente que podemos imaginar. Quem nunca ouviu falar que o melhor remédio para comichão por urtiga ou água-viva é fazer xixi sobre o local afetado? Isso também é urinoterapia.


A prática é milenar, tem cerca de 5.000 anos, remetendo ao tempo da antiga Grécia, quando médicos já curavam feridas, mordidas de cães, picadas de cobra, doenças de pele, infecções oculares, queimaduras e cicatrizes. Na Roma antiga se lavavam tecidos com a urina, pois é um bom adstringente. Para os Druidas Celtas, ela tinha uma conotação mágica. Índios e tribos africanas usam a substância para proteger-se de mosquitos e demais insetos.


Hoje em dia é amplamente usada na indústria de cosméticos, pois a uréia está presente nos principais produtos de rejuvenescimento. É mito conhecida pelos Hindus e a Ayurveda, considerada muitas vezes como “a mãe de todas as medicinas”. Há artigos que falam de um documento de cinco mil anos encontrado na Índia, chamado Shivambu Kalpa Vidhi (o método de beber urina para o rejuvenescimento), explicando sobre o seu uso.


Praticantes como o publicitário norte-riograndense João Maria Lucas (43) garantem os resultados. Ele conta que iniciou a prática quando soube de um amigo que tomava remédios de tarjas preta e azul e não se curava da sua enfermidade, até iniciar-se na urinoterapia. “Ele me emprestou um livro sobre o assunto. Eu li em uma noite e no outro dia, já com a primeira urinada, comecei a praticar. Nunca mais deixei, porque me provou ser eficaz”. João Lucas, como prefere ser chamado, disse que sentia dores no peito que dificultavam a sua respiração e que imediatamente sentiu o alívio. “Eu fiquei meio desconfiado e só tomei dois dedinhos. No primeiro gole a dor sumiu”, revela.


O publicitário pratica a terapia desde 1998, mas a sua família ainda não é adepta. João relata que por vezes ele e a esposa têm várias aftas devido ao estresse do trabalho. Ele não passa mais de um dia com elas. A esposa custa a se curar. A filha também já foi medicada com “o líquido precioso”, como alguns chamam.


Valdemir Santiago (52), Conselheiro Estadual de Saúde, também adepto, conta que já lia sobre o assunto e que passou a tomar urina quando João Lucas lhe recomendou como tratamento para sua gripe.


Os dois contam inclusive casos de cura de câncer em estado terminal, e de cirurgiados que têm performance melhor que antes da operação. Agora Valdemir pretende convencer o governo de implantar a urinoterapia como uma alternativa que pode baixar o custo de tratamentos que exigem medicamentos muito caros.


A explicação para a recusa dos médicos em receitar urina é a forte influência da indústria farmacêutica, que quer vender remédios. João Lucas conta que quando foi doar sangue a entrevistadora, surpresa com a sua aparência jovem, lhe perguntou se tomava algum complemento alimentar. “Quando falei que era urina, ela me contou que vários médicos tomavam também”. “Só que o tabu ainda é muito grande e torna difícil a divulgação”, completou Valdemir.


Mas não é bem assim. A nefrologista Rogéria Noga contesta: “Não há nada na composição da urina que justifique essa prática. Pelo contrário. A uréia e a amônia, quando ingeridos em excesso, são extremamente tóxicas”. Ela explica que uma alimentação saudável pode repor todas as vitaminas e minerais necessários. “Até porque senão a hemodiálise não seria necessária”. O urologista Rômulo Farias diz que não há nada na literatura médica especializada a respeito do assunto. “É um tratamento sem fundamentação científica”.


Ao final da entrevista Valdemir sugeriu: “quer que eu tome um copo de urina para a foto?”. Foram ao sanitário, encheram seus copos e posaram para o fotógrafo.


Tratamento sem contra-indicações


Os estudiosos e adeptos garantem que não existem contra-indicações para a urinoterapia. No entanto, deve-se evitar o uso de medicamentos halopáticos e é necessário manter uma dieta saudável, com menos ingestão de alimentos cozidos e enlatados e mais frutas, verduras e alimentos crus. Caso contrário, a urina se “contamina” e o odor fica mais forte, devido ao aumento da sua concentração.


Composta por 96% de água em seu total, o fluido tem pequenas quantidades de sais minerais, vitaminas diversas, hormônios, aminoácidos e muitos outros compostos orgânicos e inorgânicos.


O maior questionamento por parte dos descrédulos é: se o nosso corpo está expelindo o líquido residual da filtragem do sangue, porque ingerí-lo de volta? Os apoiadores se defendem com alguns argumentos. Primeiro dizem que “são os químicos que intoxicam o nosso corpo”. Também alegam que o que filtra o sangue de impurezas é o fígado. Os rins apenas absorvem os nutrientes que estão sobrando no sangue e jogam fora com a água. Por último, dão o exemplo do veneno da cobra, que é utilizado para fazer o seu próprio antídoto.


Mas então, se as substâncias estão sobrando no organismo, porque tomá-las de volta? Valdemir dá outro exemplo. “É como o caldo de cana. Quando passamos a cana pela moenda a primeira vez, temos suco. Mas se pegarmos o bagaço, dobrar e passar de novo, teremos ainda mais”. Os adeptos da urinologia acreditam fortemente nos benefícios da reabsorção de substâncias úteis ao organismo. Diz-se até que a urina das crianças é mais forte e pura, mas o ideal é que cada uma tome a sua própria.


A posologia é diversa, assim como o modo de usar. Para dores de ouvido e congestionamento nasal coloca-se um pouco da urina na cavidade afetada, aguarda-se alguns segundos e retira-se. Para doenças cutâneas e ressecamento da pele, aplica-se urina sobre ela. Para inflamações nos olhos, deve-se lavar a área com a substância. Para curar e prevenir doenças diversas de órgãos quaisquer deve-se ingerir porções diárias do medicamento. E não existe um limite máximo. Toma-se quanto quiser.


Valdemir garante que o líquido “desce mais redondo que cerveja”. Mas quem não gostar do sabor tem algumas opções: misturar com leite, sucos, frutas ou outros alimentos. Sobre o odor, bem, ninguém acha o cheiro de queijo gorgonzola muito agradável, mas ele é muito apreciado na culinária mesmo assim.


O elixir serve também para o rejuvenescimento e tratamento cosmético. João Lucas revela que, comparado a seu amigos, tem uma aparência bem mais jovem, a pele fica mais limpa e lisa.


As melhoras são a curto prazo e os efeitos, garantem os tomadores de urina, só sentirá quem experimentar. E segundo eles, “quem se inicia na terapia não pára nunca mais”.


Acreditando nos benefícios da urinoterapia Varlemir Santiago propõe a criação do ANU - Associação Norte-riograndense de Urinologia.
Mais sobre Urinoterapia no Blog




Comentários

Anônimo disse…
faço uso da urinoterapia a 23 dias, meu estado geral mudou para melhor. Tendinite sumiu, dores nos maxilares, dor de cabeça, arritmia, etc.
Sou grato pri meiramente a Deus e a todos os divulgadores da terapia alternativa. Sem conhece-los pessoalmente ja os trago no coração.
Vou continuar com a terapia para poder também ajudar a outros.
Sou pastor Evangélico.
nueva humanidad disse…
A minha experiência foi maravilhosa!
Depois de 5 anos, descobri que se pode fazer um laxativo, um verdadeiro Enema via oral, com a Urina. Pra mim fucionou assim:
- Tomar um copo duplo de Urina (a primeira da manhã), e em seguinda, meio litro de água, ou dois e meio (tipo americano). Após algum tempo, as cólicas vêm fortíssimas, como no Enema. Não cheguei a fazer esta experiência, em outros períodos do dia. Mas funciona assim, todos os dias, se vc quiser.
Anônimo disse…
Faço uso da terapia alternativa a 6 meses, tinha tendinóide(estágio avançado de tendinite) nos dois ante-braços, dores pelo corpo, etc Graças a Deus e ao metodo natural, meu estado geral está ótimo.
Tenho 52 anos minha auto estima melhorou bastante depois que minha saúde tb melhorou.

Sou Pastor e gostaria muito de ajudar mais pessoas, mas infelizmente o preconceito ainda é muito grande até entre familiares.
Fer experimentando disse…
Nossa...eu tinha ouvido isso há 20 anos atrás, e agora com esse baita artigo estou certo de que vou começar a tomar. Quero expor agora o que tenho sentido pra depois dizer como que estarei quando postar novamente: DEPRIMIDO, CANSADO DA VIDA, INDISPOSTO, TENDINITE NOS DEDOS, DORES MUSCULARES TENSIONAIS, RINITE, SUDORESE COM FORTE ODOR NA ROUPA, E OUTRAS COISAS QUE DEPOIS EU CONTO MELHOR...vamos ver se e como funcionará pra mim...
Angelo disse…
Eu só queria que me respondessem uma pergunta.
Se os componentes da urina são tão benéficos, por que o corpo se desfaz dele quando a gente urina?

Angelo
vamadrona@yahoo.com.br
Anônimo disse…
Já sabia alguma coisa sobre esse método, porém, depois de tudo que aprendi com essa matéria, vou iniciar o meu tratamento. Sei que já deu certo e tudo voltará a ser como antes em minha vida...
Ciomarpena@yahoo.com.br disse…
Citam estudos de pesquisa científicas que não são divulgados por interesses econômicos.
Nenhum cientista / pesquisador publicou resultado científco, obedecendo as normas de pesquisa científica, e que, consequentemente, alferisse o respeito da comunidade científica? Por que as comunidades que acreditam na Urinoterapia não partem para o patrocínio de um estudo científico que contraponha os questionamentos da cética comunidade científica?
Há que se calar os questionamentos desta comunidade ou, então, se calar em face dos questionamentos, não é "vero"?
Temer o quê?
Luis Guerreiro disse…
Se procurar aqui no blogue cito várias fontes entre livros e estudos feitos sobre o uso da urina.
O livro "Urinoterapia - O uso da urina com fins terapêuticos", deBal Krishna e Sofia Ferreira da Silva (2002), tem imensas referencias de estudos comprovados sobre o uso da urina para fins terapêuticos.
Anônimo disse…
Gostaria de saber de existe relatos de pessoas que se curaram de Lúpus? e como foi a dosagem e sintomas durante o tratamento e como alivia-los!
Alaine_gomes@hotmail.com
Anônimo disse…
Gostaria que alguém que tenha realmente conhecimento do assunto me respondesse se a urina para uso cosmético (primeira urina da manhã passada na pele in natura) funciona para tratamento e embelezameto da mesma
Luis Guerreiro disse…
URINA PARA BELEZA

Massagear urina na pele é um dos melhores tratamento de beleza. Urina de até 4 dias de idade funciona melhor, mas tem um odor forte. Massajar urina na pele e deixá-la ou lavar-se após uma hora com água ou sabão neutro. Além disso, quando utilizado como um after-shave ou depois de usar depiladores, a urina pode deixar a pele suave e macia.

Massagear o cabelo e couro cabeludo com a urina é um excelente condicionador.

Traduzido do site http://www.alternativehealth.co.uk/urine-therapy/index.htm (Medicina Alternativa)

Outro site diz ainda que ela é boa para a caspa e queda do cabelo e aconselha a recolha de toda a urina do dia para usar no dia seguinte antes do banho (pode ser aquecida). Para problemas de cabelo aconselha massajar cerca de 30 minutos antes de passar por água.

É aconselhável ainda monitorizar o PH da urina que deve estar entre 5 (mais acido) e 8 (mais alcalino).

A urinoterapia funciona melhor com uma dieta vegetariana com pouca proteina.

Fonte: http://www.universal-tao.com/article/urine_therapy.html (em Inglês)

Ambos os artigos estão publicados aqui http://ecopypaste.blogspot.com/2010/01/urine-therapy.html
Unknown disse…
O meu nome e Denny, depois que tomei conhecimento do assunto e passei a engolir o meu proprio orgulho ja sinto algo diferente em mim , e pretendo continuar mui granto pela informacao
Dipaula disse…
Tenho 62 anos e tenho probemas com a impotência já
a uns 10 anos, será que tem alguém ou algum relato
de cura da "impotêcia sexual" pelo uso da urinoterapia, se alguém tiver qualquer relato ou histórico de cura por favor entre em contato através de E-mail que ficarei eternamente grato.
Sebastião
paulapesca@terra.com.br
Sebastião, a minha vida sexual mudou significativamente depois que passei 'a fazer uso da minha urina!!
Antes eu tinha uma disfunção erética. Ora perdia a ereção no meio da relação, ora antes. Agora isso tudo acabou, é incrível! Também tinha problemas de insônia, e agora durmo um sono que é uma delícia. Faço o uso já 'a 2 anos. Tenho 43 anos. Sou comerciante.
Unknown disse…
para emagrecer funciona, estou com colesterol muito alto, e tenho hipotirioidismo, depois de ter lido toda a materia, vou comecar amanha mesmo, por favor se alguem sabe me responda. meu nome Luciana obrigada.
João Rubens disse…
Gostaria de ser informado de relato sobre cura de zumbido crônico, dores reumáticas ou artríticas e coceira generalizada pelo corpo,
Coelho
Luis Guerreiro disse…
Olá oão Rubens ou Coelho!

Não sou médico para indicar uma cura para o seu caso mas penso que uma alimentação vegetariana (muitos crus) pode ajudar imenso.

A desintoxicação também é uma parte importante dos processos curativos - colonterapia é uma das melhores na minha opinião.

Espero ter ajudado!

Postagens mais visitadas