Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de abril de 2008

Pistache protege contra doenças cardiovasculares

Boas notícias para os fãs de pistache. De acordo com uma nova pesquisa divulgada esta semana na conferência de biologia experimental em São Diego, Califórnia, o pistache mostrou - mais uma vez - ter um impacto positivo na saúde cardiovascular já que reduz a inflamação do organismo. O pistache contém muitos nutrientes importantes

A pesquisa desenvolvida na Universidade de Penn State envolveu 28 indivíduos com idades entre 30 a 70 anos, com os níveis de colesterol moderadamente elevados. Durante quatro semanas foram testadas 3 dietas: uma sem pistache e duas com níveis variados da oleaginosa. As três dietas forneciam a mesma quantidade de gordura saturada e colesterol, porém diferentes quantidades de gordura monoinsaturada, em decorrência da presença do pistache. Ao final do estudo as células dos participantes foram isoladas e marcadores de inflamação foram medidos. As dietas que continham pistache conseguiram diminuir os níveis de LDL-c (o colesterol "ruim") e reduziram a inflamação celular.


Outro estudo sobre o pistache foi conduzido na Universidade de Toronto, no Canadá, com relação ao controle do diabetes. O estudo "Glycemic Response of Pistachios - A Dose Response Study and Effect of Pistachios Consumed with Different Common Carbohydrate Foods on Postprandial Glycemia," liderado pelos doutores Cyril Kendall e David Jenkins, mostrou que o consumo de pistache associado a alimentos ricos em carboidratos, é capaz de diminuir a absorção destes, resultando em menor concentração de açúcar no sangue. Em geral, alimentos que não elevam tanto a quantidade de açúcar sanguíneo são geralmente considerados mais saudáveis. Este estudo foi o primeiro a determinar o efeito dos pistaches em combinação com os carboidratos no controle do diabetes.

Artigo adaptado de Medical News Today - 12 de Abril de 2008

O pistache e seus benefícios cardiovasculares - 16 de Junho de 2007

Pesquisa publicada no v. 26, n.2, do mês de abril (2007), do Journal of the American College of Nutrition coloca mais uma vez o pistache no centro das atenções. Conduzido por James N. Cooper, da Universidade George Mason, e por Michael J. Sheridan, do Hospital Inova Fairfax, o estudo mostrou um impacto positivo do alimento em indivíduos com níveis moderadamente altos de colesterol, que consumiram cerca de 15% de suas calorias diárias derivadas do pistache, durante 4 semanas. Ou seja, uma dieta pobre em gordura não é sempre a melhor indicação para a hipercolesterolemia, já que o pistache é rico em gorduras monoinsaturadas. O importante é então substituir as gorduras ruins (como as saturadas e trans) por gorduras de melhor qualidade.

Este estudo confirma e reforça os benefícios já admitidos pelo FDA (food and drug administration) em 2003. De acordo com o órgão: "evidências científicas sugerem, mas não provam, que o consumo de 40 g de nozes e castanhas como pistaches diariamente, como parte de uma dieta pobre em gorduras saturadas e colesterol pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares".

Fonte:
Andreia Torres - Nutricionista, especialista em nutrição clínica e mestre em nutrição humana.
Atualmente leciona em faculdades particulares do DF e atende em seu consultório, em Águas Claras.


Loja Alimentação Viva

0 comentários: