Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Omega 3 : o amigo do coração

Alimentação balanceada é de fundamental importância na prevenção e no tratamento de doenças. Por isso, existem várias pesquisas mostrando os efeitos benéficos que os alimentos trazem para o ser humano.

O ômega 3 é um tipo de gordura muito benéfica para o coração, cujos benefícios vem sendo pesquisados desde a década de 70, e hoje já são fatos confirmados. Ômega 3 é um tipo de gordura encontrada em (Nota Luís Guerreiro: a linhaça é rica em ômega 3 e 6)peixes marinhos (salmão, arenque, bacalhau, etc.), e em menores concentrações na soja, castanha e óleo de canola. Essa gordura não é produzida pelo organismo humano portanto, deve ser fornecida através da alimentação.

O consumo freqüente de alimentos ricos em ômega 3 reduzem os níveis de colesterol e triglicerídios no sangue, e também a pressão arterial. Além disso, o ômega 3 possui efeito anti-inflamatório.

Porém, tudo que é demais faz mal. E o ômega 3 é um óleo com alto poder de oxidação, ou seja, pode contribuir na formação de substâncias prejudiciais ao organismo. Portanto, seu consumo deve ser associado à vitamina E, que tem função anti-oxidante, e é encontrada nos óleos de milho, de girassol, no espinafre, e em cereais integrais. O consumo de ômega 3 e vitamina E, em quantidades devidamente balanceadas, está associado a um menor risco de doenças cardiovasculares.

Uma vida saudável passa por alimentação balanceada e atividade física regular.

Adaptação de Luís Guerreiro

Fonte:Flávia Queiroga Aranha de Almeida
Nutricionista – Doutoranda em Engenharia de Alimentos/Unicamp



Em Inglês

2 comentários:

veganRising disse...

Estranho, falar de Omega-3 e nem comentar a LINHACA (Flax seeds)!

Fax seeds (linhaca) = CAMPEAO em Omega-3 e riquissimo em Omega-6

Hemp seeds = CAMPEAO em Omega-6 e riqissimo em Omega-3.

hemp e linhaca se complementam.

Luis Guerreiro disse...

Eu tive o cuidado de mencionar a linhaça no texto - se bem que o original não falava.