Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Corante de hambúrguer pode causar câncer'

O corante é encontrado em hambúrgueres e salsichas
A substância E128, também conhecido como Vermelho 2G, usada como corante em hambúrgueres e salsichas pode causar câncer, segundo alerta da Autoridade Européia de Segurança Alimentar.

O painel da organização especialista em aditivos alimentícios recomendou que o corante não fosse mais considerado seguro para o consumo humano.

A Agência Britânica de Padrões Alimentares está atualmente investigando se ainda são vendidos na Grã-Bretanha produtos que contém E128 .

Segundo as atuais leis da União Européia, quantidades limitadas do Vermelho 2G são permitidas para o uso em salsichas com um mínimo de conteúdo de cereais de 6% e em carne de hambúrguer com um mínimo de conteúdo de vegetais e/ou cereais de 4%.

Ratos

O corante Vermelho 2G é convertido pelo corpo em um composto oleoso, a anilina. Exames em ratos e camundongos indicam que esta substância tem o potencial de desencadear o câncer.

Os roedores injetados com anilina desenvolveram tumores cancerosos.

"Devido às novas provas científicas, não pode ser excluído o fato de que o potencial carcinogênico ocorre devido ao dano ao material genético das células. Portanto não é possível determinar o nível de consumo para anilina que possa ser considerado seguro para humanos", disse uma declaração do painel da Autoridade Européia de Segurança Alimentar.

"O painel concluiu então que o Vermelho 2G deve ser visto como um motivo de preocupação quanto à segurança", acrescenta a declaração.

A Autoridade Européia de Segurança Alimentar, que está examinando novamente as provas científicas em todos os corantes alimentícios, comunicou as suas recomendações à Comissão Européia.

O Vermelho 2G já é proibido em vários países, incluindo o Japão.

Fonte: BBC Brasil - Atualizado: 10 de julho, 2007 - 12h41 GMT (09h41 Brasília)


Hambúrguer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O hambúrguer é uma espécie de bolinho achatado de carne picada (quase sempre bovina) e cozinhada (frita, grelhada, etc). Por ser geralmente servido entre duas metades de pão, formando uma sanduíche, é esse, por extensão, o seu significado mais comum. Pode ser acompanhado por condimentos e outros ingredientes também colocados dentro do pão, como cebola, alface, tomate, ketchup, queijo fatiado, bacon, etc.. O hambúrguer é um lanche popular em quase todo o mundo, sendo vendido por empresas multinacionais de fast-food como o McDonald's, por exemplo.

Acredita-se que tenha sido criado pelos tártaros, tribo de nômades que habitavam as estepes russas. Conta a lenda que levavam carne crua debaixo da sela de seus cavalos, enquanto galopavam, para amaciá-la.

O hambúrguer no Brasil

A introdução do hambúrguer nos costumes do brasileiro deve-se ao americano Robert Falkenburg, campeão de tênis em Winbledon, que abriu em 1952, no Rio de Janeiro, a primeira lanchonete que seguia os padrões americanos. Também foram introduzidos o milk shake e o sundae. Esta lanchonete passou a fazer parte da crônica social do Rio e do Brasil, sendo frequentada por celebridades da época.

McDonald's

O McDonald's tem sido alvo de muitas críticas ao longo dos anos. Entre várias delas, alega-se que:

  • A produção de seus produtos causa danos ecológicos, o excesso de embalagens descartáveis e as grandes áreas de pastagens podem incluir-se entre os fatores de dano ecológico.
  • A comida não é saudável, tendo elevado nível de gordura e açúcar.
  • Tem um apelo às crianças com o palhaço Ronald McDonald e outros personagens, atraindo-as e condicionando-as ao consumo dos lanches, criando hábitos não saudáveis que tendem a se manter com a idade.
  • É o maior representante do fast-food, hábito de consumo que está entre as causas do grave problema da obesidade, principalmente nos EUA.
  • Sendo um modelo de empresa do capitalismo, é duramente críticado pelos que defendem outro sistema.


O filme Supersize me é um documentário onde um homem come durante um mês apenas produtos do McDonald´s, é bastante crítico em relação ao fast-food em geral.

Algumas características "nutricionais de hamburguers conhecidos...

Gordura Colesterol Sódio

g % (mg) (mg)

Big Mac® 33 15 85 1050

Burger King 15 13 50 520

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Adaptação de Luis Guerreiro

0 comentários: