Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Britânico nada no Ártico contra aquecimento

09/07/2007 - 10h40 Agência EFE

Foto: Divulgação


Britânico Lewis Pugh em uma de suas aventuras anteriores no gelo

O aventureiro britânico Lewis Gordon Pugh quer superar seu próprio recorde nadando nas águas geladas do pólo Norte, para chamar a atenção do mundo sobre os "efeitos devastadores" da mudança climática sobre essa região vulnerável do planeta.

Pugh, de 37 anos, deixou Londres no domingo (8) com destino a Helsinque (Finlândia), de onde se transferirá a Murmansk (Rússia) para, de lá, viajar até seu destino, nas proximidades do pólo Norte.

Ele pretende nadar um quilômetro em águas a temperaturas de -1.8ºC e, caso seja bem-sucedido, baterá seu próprio recorde, estabelecido em 2005 ao nadar na Antártida em águas a 0 grau Celsius.

De acordo com as regras da Associação de Natação do Canal da Mancha, apesar de temperaturas tão extremas o nadador usará apenas uma sunga, touca e óculos. Pugh acredita que serão necessários 21 minutos para completar sua façanha, que acontecerá no dia 15 deste mês.

Antes de começar sua viagem, o aventureiro britânico afirmou à imprensa que há dez ou apenas cinco anos essa aventura não teria sido possível, já que a superfície estaria totalmente congelada. "O Ártico é uma área de incrível beleza, mas é, ao mesmo tempo, muito frágil", assinalou Pugh, para quem essa região sofreu o maior aumento da temperatura da atmosfera, o que contribuiu para seu degelo.



Fonte: http://g1.globo.com/

0 comentários: