Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

UE quer combater a obesidade com fruta grátis

UE quer combater a obesidade com fruta grátis


Para promover uma dieta mais saudável e contrair a tendência da obesidade, a União Europeia irá distribuir fruta fresca e vegetais pelas cantinas das escolas, centros de caridade e campos de férias para crianças.

O documento que contém propostas de subsídios para o sector será aprovado durante o dia de hoje. Actualmente, 3,1% do orçamento comunitário total é dedicado à produção agrícola.

O cerne do plano é uma alteração no apoio reservado aos agricultores, que baseiam quanto pretendem produzir na dimensão das suas terras, em linha com a reforma da política para a agricultura, que foi amplamente criticada.

O pacote inclui ainda medidas que pretendem incentivar uma dieta saudável, prometendo reembolso total aos agricultores pela entrega gratuita de fruta e vegetais a escolas, centros de caridade e campos de férias para crianças.

A Comissão sugeriu a redução em 50% dos fundos comunitários para os agricultores, destinados à retirada dos seus produtos do mercado se não venderem bem. Mas se aceitarem a distribuição gratuita, Bruxelas terá de pagar a quantia completa. A U E irá cobrir ainda 60% da produção.

Da recomendação da Organização de Saúde Mundial, cada indivíduo deverá consumir diariamente pelo menos 400 gramas de frutas e vegetais. Na Europa, os gregos e os finlandeses atingem uma média de 500 gramas por dia, enquanto os restantes estados membros não ultrapassam os 200 gramas.

Esta reforma será acompanhada de perto na Espanha e na Grécia, onde a produção de fruta e vegetais representa 30% da agricultura, enquanto em Itália, Malta e Portugal cobre um quarto do sector.

0 comentários: