Propriedades Curativas de algumas hortaliças mais comuns

Prof. Mário Sanchez

1 – Acelga: rica em vitamina A. Utilizada para o tratamento de reumatismo, hemorróidas, úlceras, prisão de ventre, inflamação da bexiga, colites, febres (especialmente a tifóide), etc. Usar em saladas cruas, ou sucos.

2 – Agrião: Contém grande dose de ferro, sendo recomendado para o tratamento de anemias, tuberculose, dispepsia, problemas renais, debilidade do coração, etc. Usar em saladas cruas e sucos.
Observação: durante a gravidez evitar o uso pois pode provocar aborto.

3 – Alcachofra: Rico em insulina. Recomenda-se para os diabéticos e portadores de arteriosclerose. Combate a nefrite, anemia, o raquitismo, cálculos renais, inflamações, escorbuto, paludismo, etc. Usar folhas e flor cozidos ou crus (quando tenros) e temperados com limão e cebola.

4 – Alface: Valor vitaminico: A, B1, B2, B5 e C. Saladas e sucos. Sucos dos talos e folhas – para problemas nervosos e insônia. No caso, é o leite dos talos que contém a propriedade sedativa e curativa. Portanto, o ideal é arrancar a planta com raízes, lavar bem e só depois cortar para servir em saladas e sucos. Outras propriedades: combate o reumatismo, é diurética, indicada para problemas gastrointestinais, pulmonares, etc.

5 – Alho: O condimento que também é medicamento. Contém muito potássio. Propriedade curativas: depurativo do sangue, combate febres intermitentes, favorece a digestão, combate as toxinas intestinais, expulsa vermes, combate resfriados, e deve ser usado no tratamento de varizes e pressão alta. Não exagerar no seu uso, pois pode provocar dores de cabeça, do estômago, cólicas renais, vômitos, além de provocar queda da pressão.

6 – Almeirões: escarola, chicória almeirões doces e amargos, catalonhas, dente de leão e serralha – mesmas propriedades da alface, porém mais acentuadas.

7 – Beringela: diminui o colesterol, e é indicada para problemas de estômago, baço e fígado. Usar em saladas - veja receita
Uso externo: cataplasmas com as folhas, para queimaduras, abscessos, herpes, etc.

8 – Beterraba – útil na formação de glóbulos vermelhos. Propriedades: calmante nas febres, laxante, combate a artrite e a anemia, ativa o desenvolvimento dos tecidos cerebrais, estimula o coração, regulariza o funcionamento dos rins e vias urinarias. Utilizar como sucos (tônico e refrescante), saladas (ralada crua) e xarope (combate tosse).

9 – Brócolos: "o construtor dos ossos e dos dentes". Propriedades: rico em cálcio, substitui largamente o cálcio do leite; vitamina A, combate a xeroftalmia e infecções; rico em ferro, recomendado para os anêmicos. Uso em saladas (temperado com limão e cebola).

10 - Cebola: rica em vitamina A, B e C, em potássio e outros sai minerais. A cebola é recomendada para combater a diabete (o leite), gripes em geral, sífilis, câncer, lepra, icterícia, hidrofobia, tuberculose, febre tifóide, hidropisia, gangrena, trombose coronária, etc. Pode ser usada crua (em saladas e sucos), acompanhando outros pratos como condimento.

Sopas de cebolas: cortar 4 cebolas grandes em rodelas. Refogar rapidamente em azeite. Colocar água e deixar ferver por alguns minutos. Engrossar o caldo com uma xícara de trigo de kibe (pré hidratada). Deixar ferver por mais alguns minutos. Servir morno, com gotas de limão. Obs. O trigo de kibe é cicatrizante, restaurador de tecidos e regularizador da elasticidade dos vasos sangüíneos.

11 – Cenoura: rica em vitamina A. Propriedades: combate a cegueira noturna, aumenta os glóbulos vermelhos, combate anemia. Uso em sucos (combate reumatismo, gota, nefrite, e tem propriedades laxantes); em saladas, ralada ou cortada em tirinhas (cruas);

12 – Espinafre: rico em ferro, sai minerais e vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Indicada no combate às anemias, serve como tônico do cérebro e dos nervos, utilizado no tratamento de inflamações, tem propriedades diuréticas. Pode ser usado cru, saladas ou sucos.

13 – Nabo: Suco de nabo (xarope para tosse): cortar em rodelas finas, colocar em uma tigela e polvilhar com açúcar mascavo. Deixar durante a noite no sereno. De manhã escorrer o xarope e tomar as colheradas.

14 – Pepino: é alcalinizante, calmante, refrescante, emoliente, laxante, estimulante, mineralizante. O pepino deve ser ingerido de preferência ao natural e sem nenhum tempero.

15 – Pimentão: três tipos: o verde, vermelho e amarelo. O vermelho é riquíssima em vitamina A e C; o amarelo é uma das maiores fontes de vitamina C; o verde contém ambas. O suco de pimentão com cenoura e espinafre, tomado antes das refeições é indicado para os que sofrem de gases no tubo digestivo, com cólicas e dores abdominais. Combate as hemorróidas.

16 – Quiabo: refresca os intestinos, é indicado no tratamento de tuberculoses, pneumonia, bronquite, etc.

17 – Rabanete: Combate urticária, a artrite crônica, pedras no fígado e a icterícia. O suco é refrescante e estimulante, em saladas, ralado e temperado com limão e sal (estimula o apetite).

18 – Repolho: destaca-se pelo seu teor em ferro, cálcio e vitaminas B1 e C. É o remédio dos pobres. Em saladas, cortado bem fininho (cru) e temperado com limão, sal e cebola, é recomendado para problemas circulatórios); Como suco, friccionar o couro cabeludo, faz crescer o cabelo. Como cataplasmas, macerar as folhas e aplicar sobre a parte afetada. Serve para tratamento de erisipela, para resolver abcessos, nevralgias, dores reumáticas, etc.

19 – Salsa: Vitamina A e C, ferro. Propriedades: diuréticas, carminativas, febrífugas, estimulantes, depurativas, expectorantes, etc. Além de um tempero agradável, de suas folhas e raízes podem ser feitos sucos e cataplasmas.

Suco das folhas: pingar gotas para aliviar a otalgia; Decocção das folhas cura as disenterias; cataplasmas das folhas: sobre os olhos inflamados ou inchados, seios endurecidos, para deter hemorragias nasais (introduzir nas narinas), para aliviar picadas de abelhas; infusão das raízes é utilizada para tratamento de nefrites e cistites. Também combate os gases do estômago e dos intestinos. Obs.: Contra indicado para gestantes.

20 – Tomates: contém potássio, magnésio, cálcio, sódio, cloro e alcalinizador do sangue, hepático, laxante, tônico, de efeito anti-séptico, protege contra infecções e perturbações digestivas. Uso em saladas, molhos e sucos (com aipo para tratamento de nefrites, com salsa para artrite). Suco de tomate verde, para gargarejo, nas inflamações da garganta. O tomate cru é recomendado para quem tiver artrite, reumatismo, gota, erupções cutâneas, etc. Graças ao seu conteúdo em iodo, é com contra bócio. Nas queimaduras de sol, aplicar tomate cortado nas partes afetadas.

Livro "As delicias Naturais da cozinha alternativa"

Comentários

Anônimo disse…
Sera que me pode indicar um alimento que faça crescer os seios ? Por favor.
Aguardo resposta.

Postagens mais visitadas