Primatas começaram a andar eretos nas árvores, diz estudo

macado
Orangotangos se locomovem em posição ereta sobre os galhos
Uma pesquisa britânica publicada na revista Science revela que os ancestrais dos seres humanos começaram a se locomover na posição vertical ainda quando viviam sobre árvores.

Até então, acreditava-se que os primatas tinham evoluído aos poucos da condição de quadrúpede para bípede depois que passaram a viver no solo.

Pesquisadores da Universidade de Liverpool analisaram os movimentos de orangotangos selvagens - que passam a maior parte da vida sobre as copas das árvores - e constataram que esses animais se locomovem em posição ereta sobre os galhos para colher frutos e atravessar a vegetação.

"Para conseguir pegar frutas e se locomover entre as árvores eles tiveram de desenvolver uma forma de passar pelos galhos sem colocar todo o peso sobre eles", explicou Robin Crompton, um dos pesquisadores.

"A partir de análises ambientais e de alguns fósseis, chegamos à conclusão de que a locomoção na posição vertical evoluiu como uma adaptação à vida sobre vários tipos de vegetação."

Elasticidade

Ainda segundo os pesquisadores, nossos ancestrais desceram das árvores devido a mudanças climáticas, preferindo o solo da floresta como seu principal habitat. A partir de então, eles se mantiveram bípedes e começaram a se alimentar a partir dos frutos que encontravam no chão ou então nas pequenas plantas.

Os pesquisadores explicaram que quando os orangotangos se locomovem sobre os galhos é como se andassem por trilhos elásticos, e para obter melhor equilíbrio, esticam joelhos e quadris para ficar com as pernas esticadas.

Há também evidências de que esses primatas tenham vivido em mata fechada, e não na savana, onde teriam tido mais contato com o chão.

Fonte: BBC Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas