Mel é o remédio mais eficaz contra a tosse

quarta-feira, 05 de Dezembro de 2007

Estudo realizado por investigadores norte-americanos sugere que o mel é o melhor remédio para a tosse

A pesquisa foi efectuada por cientistas da Universidade da Pennsylvania, afirmando que os componentes encontrados neste líquido viscoso e açucarado, reconhecido há séculos pelas suas propriedades terapêuticas, matam os micróbios e actua como antioxidante.

Foram analisadas 105 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 18 anos com tosse forte e frequente durante a noite, sendo as mesmas dividas em três grupos. As crianças do primeiro grupo tomaram uma colher de mel, as do segundo um xarope à base de dextrometorfano e as do terceiro com um placebo, tendo sido administradas com as respectivas doses 30 minutos antes de irem para a cama.

Segundo os cientistas, as crianças que tinham tomado mel demonstraram uma melhoria significativa na tosse nocturna. As do segundo grupo também demonstraram algumas melhorias, embora inferiores comparativamente às do primeiro grupo. O grupo que foi administrado com o placebo não demonstrou quaisquer melhorias.

Ian Paul, líder da pesquisa, afirma que este estudo vem acrescentar algo à "crescente literatura médica que questiona a utilização de xaropes à base de dextrometorfano em crianças".
"Outros estudos são necessários, mas esperamos que os profissionais da área da saúde passem a considerar o mel como uma alternativa segura, legítima e barata para o tratamento da tosse infantil", acrescentou o investigador.

Fonte: CBS News

Comentários

Postagens mais visitadas