Ginseng e semente de linhaça ajudam no combate ao câncer

Categoria: MEDICINA

Postado por: Tania Neves
Anúncio vem de congresso em Chicago que está avaliando
alguns tratamentos alernativos. A cartilagem de tubarão, por
exemplo, não mostrou qualquer benefício num primeiro estudo


A propalada cartilagem de tubarão, segundo investigações levadas a cabo pelo Anderson Cancer Center de Houston, com financiamento do Instituto Nacional do Câncer dos EUA, não funcionou para o câncer de pulmão.

A pesquisa é uma das várias que estão sendo apresentadas no congresso anual da American Society of Clinical Oncology, que se estende até amanhã em Chicago e no qual pesquisadores debatendo os resultados de uma série de estudos sobre terapias alternativas contra o câncer.


Foi feita com 384 pacientes, durante pouco mais de três anos, e a sobrevida média de quem usou a cartilagem foi de 14,4 meses, em comparação com 15,6 meses dos que tomaram placebo.

Já o ginseng e a semente de linhaça mostram seu valor

Numa outra pesquisa, assinada por cientistas da prestigiosa Clinica Mayo, constatou-se que o ginseng tem a capacidade de reduzir o nível de fadiga dos pacientes de câncer: nos 282 pacientes avaliados durante oito semanas, tomando doses de 1 a 2 gramas do fitoterápico, a redução do nível de cansaço foi de 25% em comparação com os que tomaram somente placebo ou doses inferiores a 750mg.

Para a coordenadora desse segundo estudo, Debra Barton, é preciso que novas pesquisas confirmem o fato e, principalmente, que se possa estudar mais variantes das mesmas plantas, já que o grande problema com os medicamentos fitoterápicos é que pode haver diferenças significativas entre os preparados, o que acontece devido às diferenças que existem entre os diversos tipos de ginseng ou mesmo de uma planta da mesma variedade colhida em locais e épocas distintas.

Linhaça reduziu ritmo de câncer de próstata

Num estudo da Universidade de Duke, os pesquisadores constataram que as sementes de linhaça – ricas em ômega 3 – tiveram o poder de reduzir o ritmo de divisão e proliferação das células malignas no câncer de próstata: dos 161 homens doentes estudados, os que ingeriram semente de linhaça tiveram a progressão do câncer reduzida pela metade. E os que associaram isso a uma dieta pobre em gorduras foram ainda mais beneficiados.

De acordo com os médicos reunidos no congresso, esses estudos – e outros que ainda estão sendo desenvolvidos – poderão finalmente começar a dar respostas a quem busca insistentemente os meios alternativos para o tratamento do câncer.

Fonte: Vital

Comentários

Postagens mais visitadas