Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de abril de 2008

OMS faz alerta contra danos ao planeta


Organização Mundial da Saúde mostra os efeitos das mudanças climáticas na saúde das pessoas

Para marcar a comemoração do Dia Internacional da Saúde, nesta segunda-feira, a OMS fez um alerta sobre o estado atual do planeta. De acordo com a organização, o aquecimento global traz impactos prejudiciais para a saúde pública de todos os países e só através da colaboração internacional esse desafio poderá ser vencido.

A agência das Nações Unidas fez algumas recomendações às autoridades internacionais e avisou que o quadro desenhado para um futuro não muito distante pode ser aterrador. É preciso, segundo a instituição, fortalecer a vigilância sanitária e o controle de enfermidades infecciosas.

Com o aquecimento da Terra, as doenças tipicamente tropicais, como malária e dengue, podem atingir os países hoje mais frios do Hemisfério Norte. No Hemisfério Sul pode ser ainda mais afetado por alagamentos e inundações que vão fortalecer a transmissão dessas doenças. Em outras regiões, a seca pode levar à desidratação e à desnutrição.

A poluição do ar promete mais casos de asmas, bronquites e outros problemas de ordem respiratória, além de alergias e problemas de visão. Também devem aumentar os casos de doenças ligadas ao estresse, que afetam coração, circulação e pulmões.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, recomenda o fortalecimento da infraestrutura de saúde em países pobres e em desenvolvimento. O maior impacto deve ser visto em regiões rurais e remotas, que serão as primeiras atingidas pelas mudanças climáticas.



0 comentários: