Obesidade aumenta risco de câncer em mulheres, diz estudo

Excesso de peso traria mais riscos em alguns tipos de câncer
Um estudo da Universidade de Oxford concluiu que, a cada ano, cerca de 6 mil mulheres de meia-idade ou idosas da Grã-Bretanha desenvolvem câncer por causa do excesso de peso.

A pesquisa, publicada online pela Associação Médica Britânica e financiada pelo Cancer Research UK, descobriu ainda que a obesidade responde por 50% dos casos de câncer do útero e de um tipo de câncer do esôfago.

Os cientistas examinaram a incidência do câncer em 1,2 milhões de mulhere com idades entre 50 e 64 anos, durante sete anos. Mais de 45 mil casos de câncer e 17 mil mortes decorrentes da doença ocorreram neste período.

"Estimamos que o excesso de peso ou a obesidade respondem por cerca de 6 mil dos 120 mil novos casos de câncer que surgem anualmente em mulheres dessa faixa etária na Grã-Bretanha", disse Gillian Reeves, chefe da equipe responsável pela pesquisa.

Mama e útero

Tipos de câncer ligados à obesidade
Útero
Esôfago
Intestino
Rim
Leucemia
Mama
Mieloma múltiplo (medula óssea)
Pâncreas
Linfoma Não-Hodgkin
Ovário

Segundo ela, o estudo mostra que o sobrepeso tem um impacto maior no risco para alguns tipos de câncer.

"Cerca de 60% desses 6 mil novos casos de câncer a cada ano por causa da obesidade atingem a mama ou o útero", afirmou Reeves.

A pesquisa também descobriu que a ligação entre o peso e o risco de câncer também depende do estágio da vida da mulher.

O risco de câncer de mama por causa da obesidade aumenta apenas depois da menopausa. Já o risco para o câncer de intestino é maior antes deste período.

Estilo de vida

Na semana passada, um estudo do Fundo Mundial para Pesquisa do Câncer alertou para o fato de o excesso de peso aumentar significativamente o risco de todos os indivíduos desenvolverem a doença, não apenas as mulheres.

"A maioria das pessoas associam facilmente a obesidade a um risco geral para a saúde, mas muitas não sabem desta ligação específica com o câncer", afirmou Sara Hiom, do Cancer Research UK.

Segundo Ian Campbell, diretor médico da organização Weight Concern, está evidente que o estilo de vida "traz um grande impacto no risco de uma pessoa desenvolver o câncer".

"A mensagem é clara: investir em um estilo de vida mais saudável hoje é colher benefícios para uma vida mais longa no futuro", disse.

Fonte: BBC Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas