O risco dos contraceptivos


Dois estudos surgiram esta semana alertando para consequências na saúde a longo prazo da pílula contraceptiva mas significa isso que a pílula é perigosa?

Os investigadores descobriram que a acumulação de placas nas artérias é maior em mulheres que usam a pílula do que naquela que nunca a usaram. As placas são formadas por gordura endurecida e colesterol que pode obstruir as artérias e conduzir a a doenças cardiovasculares.

Investigadores da Universidade de Ghent na Bélgica estudaram mais de mil mulheres que tomaram contraceptivos orais durante algum tempo e depois pararam. Descobriram um aumento de 20-30% na quantidade de placas por cada década que as mulheres tomavam a pílula. Os resultados foram apresentados esta semana no encontro da American Heart Association em Orlando, Florida, mas ainda não foram publicados.

Entretanto, outro estudo publicado esta semana na revista The Lancet confirma descobertas anteriores acerca de o risco de cancro cervical ser superior em mulheres que tomam a pílula. O risco volta ao normal no espaço de 10 anos após deixar a pílula, descobriram eles.

Estudos mostraram que a pílula pode aumentar o risco de enfarte, cancro cervical, doenças cardiovasculares e cancro da mama mas outros estudos também mostraram que protege contra os cancros dos ovários, endométrio, da mama e acne.

Fonte: Simbiotica

Comentários

Postagens mais visitadas