Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Obesidade aumenta risco de câncer em mulheres, diz estudo

Excesso de peso traria mais riscos em alguns tipos de câncer
Um estudo da Universidade de Oxford concluiu que, a cada ano, cerca de 6 mil mulheres de meia-idade ou idosas da Grã-Bretanha desenvolvem câncer por causa do excesso de peso.

A pesquisa, publicada online pela Associação Médica Britânica e financiada pelo Cancer Research UK, descobriu ainda que a obesidade responde por 50% dos casos de câncer do útero e de um tipo de câncer do esôfago.

Os cientistas examinaram a incidência do câncer em 1,2 milhões de mulhere com idades entre 50 e 64 anos, durante sete anos. Mais de 45 mil casos de câncer e 17 mil mortes decorrentes da doença ocorreram neste período.

"Estimamos que o excesso de peso ou a obesidade respondem por cerca de 6 mil dos 120 mil novos casos de câncer que surgem anualmente em mulheres dessa faixa etária na Grã-Bretanha", disse Gillian Reeves, chefe da equipe responsável pela pesquisa.

Mama e útero

Tipos de câncer ligados à obesidade
Útero
Esôfago
Intestino
Rim
Leucemia
Mama
Mieloma múltiplo (medula óssea)
Pâncreas
Linfoma Não-Hodgkin
Ovário

Segundo ela, o estudo mostra que o sobrepeso tem um impacto maior no risco para alguns tipos de câncer.

"Cerca de 60% desses 6 mil novos casos de câncer a cada ano por causa da obesidade atingem a mama ou o útero", afirmou Reeves.

A pesquisa também descobriu que a ligação entre o peso e o risco de câncer também depende do estágio da vida da mulher.

O risco de câncer de mama por causa da obesidade aumenta apenas depois da menopausa. Já o risco para o câncer de intestino é maior antes deste período.

Estilo de vida

Na semana passada, um estudo do Fundo Mundial para Pesquisa do Câncer alertou para o fato de o excesso de peso aumentar significativamente o risco de todos os indivíduos desenvolverem a doença, não apenas as mulheres.

"A maioria das pessoas associam facilmente a obesidade a um risco geral para a saúde, mas muitas não sabem desta ligação específica com o câncer", afirmou Sara Hiom, do Cancer Research UK.

Segundo Ian Campbell, diretor médico da organização Weight Concern, está evidente que o estilo de vida "traz um grande impacto no risco de uma pessoa desenvolver o câncer".

"A mensagem é clara: investir em um estilo de vida mais saudável hoje é colher benefícios para uma vida mais longa no futuro", disse.

Fonte: BBC Brasil

0 comentários: